Home » Artigos » História da Fotografia

A 1ª câmera -totalmente- digital foi da Kodak? Não.

DS-1P era como chamava-se a primeira câmera digital. Conheça mais desta Fujix e porque o posto na História não é da Kodak

via Petapixel

 

Pergunte a um fotonerd e ele vai lhe dizer que a primeira câmera digital foi inventada nos anos 70 por Steve Sasson enquanto trabalhava na Kodak (oh, ironia…). Mas você sabia que é a Fuji, e não a Kodak que reivindica a invenção da primeira câmera totalmente ou realmente digital? É verdade.

A história da primeira câmera totalmente digital do mundo baseia-se de forma bastante profunda no termo “totalmente”, pois o que a Fuji revelou na Photokina de 1988 na Alemanha foi “a primeira câmera do mundo a gravar dados num cartão de memória com semicondutores.”

diagrama Fujix_DS-1P

Nomeada Fujix DS-1P, ela foi revolucionária para sua época. Capturava images usando um CCD de 400 kilopixel que a Fuji começara a desenvolver nos anos 70 — a câmera de Sasson foi criada em dezembro de 1975 — mas a reivindicação pela fama não era por como capturava imagens digitais, e sim como as armazenava.

Antes da DS-1P as câmeras eletrônicas armazenavam frames numa mídia magnética (analógica, não digital) chamada de video floppy. “Apesar dos video floppies não serem caros, a capacidade deles para dados era baixa” explica a Fuji, “e rotação imperfeita podia impactar negativamente na qualidade de imagem.” Infelizmente memória por semicondutor era extremamente cara na época, e ninguém estava disposto a desenvolver uma câmera que utilizasse isso… até a DS-1P.

 

Fujix_DS-1P

 

Nas palavras da própria Fuji:

A Fujifilm enxergou memória por semicondutor muito mais acessível e sensores de muito melhor desempenho, e tecnologia de compressão de imagem no horizonte não tão distante. Então em provocação ao juízo convencional, a Fujifilm pôs-se no desafio de desenvolver uma câmera digital que armazenasse imagens still num cartão de memória de semicondutor. O resultado foi a primeira câmera completamente digital do mundo, a Fujix DS-1P.

Foi um grande feito, e antiquado apenas para os padrões de hoje, como você pode imaginar. O cartão, que foi desenvolvido com a Toshiba, ostentava 2 megabytes de SRAM, e podia manter entre 5 e 10 fotografias no total. Lembra-nos o disco rígido de 3,75 megabites da IBM lá dos anos 50 que você tinha que que mover com uma empilhadeira.

 

manual Fujix-DS-1P

 

Então aí está, a história da “primeira câmera totalmente digital no mundo.” A DS-1P foi um protótipo e nunca foi fabricada em larga escala, mas foi seguida por outra Fuji pioneira no ano seguinte: a primeira câmera digital produzida comercialmente no mundo, a Fujix DS-X.

imagens via Petapixel e Fujifilm

[divider style=”dashed” top=”20″ bottom=”20″]

Links do artigo:

A primeira câmera ‘digital’ da Kodak
Sobre a Fujix DS-1P (página oficial)
A Fujix DS-1P na Camerapedia

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar