Home » Artigos » Dicas » Elementos da Composição Fotográfica: Linhas, Cores e Formas – Parte I

Elementos da Composição Fotográfica: Linhas, Cores e Formas – Parte I 5/5 (2)

A composição de uma imagem nada mais é que a arrumação dos elementos no quadro, estabelecendo uma relação entre eles: o assunto principal, o primeiro plano e os elementos secundários.

É necessário pensar na qualidade estética, sendo assim o fotógrafo deve treinar o olhar. Esse treino, esse exercício fotográfico ajuda a desenvolver o senso estético que é fator primordial para o sucesso das imagens produzidas.

O que é estética?

Estética (do grego αισθητική ou aisthésis: percepção, sensação) é um ramo da filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos. Fonte: Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica)

Vamos pensar na seguinte situação: você está narrando um fato ocorrido para uma pessoa que não estava presente ao tal e naturalmente você seleciona e organiza o que é importante para a compreensão do ouvinte e, claro, omite outras, que nada tem de importância para o entendimento do fato.

Na fotografia é exatamente assim… você seleciona coisas que devem aparecer no quadro e outras que deve deixar de fora. Isso é composição.

Nesse artigo vou falar sobre alguns elementos formais da linguagem visual que funcionam bem numa composição fotográfica. Vamos lá?

Linhas

As horizontais tendem a passar uma impressão de estabilidade e calma. Apenas lembrando que quando se tratar da linha do horizonte deve-se evitar centralizar a linha. Regra dos terços para linhas do horizonte: dois terços do quadro para o elemento para o qual você dará mais importância na foto.

Linhas

As verticais ressaltam a altura e dão a sensação de grandiosidade.  São utilizadas para dar um destaque à altura de determinados elementos e por essa razão tornam as imagens muito mais dinâmicas.

Linhas-Verticais

As diagonais e curvas são as mais interessantes e com maior efeito visual porque conduzem os olhos do expectador para um determinado ponto de interesse. Geralmente estas linhas partem de um dos lados do enquadramento até o seu lado oposto.

Composição-Fotográfica

Linhas-Diagonais

Cores

A cor desperta sensações e sentimentos que ativam nossas percepções e seus efeitos são compreendidos não apenas visualmente, mas também psicológica e simbolicamente. Dependendo da sua temperatura elas podem despertar diferentes interpretações.

As cores frias (branco, verde, azul, cinza) despertam sensações de calma, equilíbrio e controle sobre os próprios impulsos.

Cores

Já as cores quentes (amarelo, vermelho, laranja, preto) despertam sensações de satisfação, impulso e ação.

cores-quentes

Formas

Triângulos, círculos, retângulos, losangos e outras formas geométricas são rapidamente reconhecidas e podem ser elementos que causam curiosidade e estímulo e até mesmo identificação numa foto. As formas também podem ser abstratas. As formas abstratas podem ser orgânicas, geométricas, ornamentais ou simbólicas.

Formas

Bom pessoal, no próximo artigo continuarei a falar dos elementos de composição. Espero ter sido útil para os vossos estudos! Um forte abraço, até lá!

[starlist]

[/starlist]

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Tatiane Maria

Tatiane Maria é fotógrafa e professora de fotografia, photoshop e lightroom. Atua em casamentos, aniversários, books e editoriais de moda em Santa Maria, RS e região e também em Minas Gerais.

6 Comentários

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar