Entrevista a Enio Leite, um dos maiores nomes da educação fotográfica no Brasil 5/5 (3)

O Dr. Professor Enio Leite além de colaborador no Fotografia DG é fotógrafo de imprensa desde 1967 e o fundador da FOCUS – Escola de Fotografia.

Foram uma série de acções indirectas que levaram o Prof. Enio Leite a escolher a fotografia. «Adorava fotografar» e ver os resultados de fotógrafos europeus e norte-americanos, assim que podia ia a duas grandes lojas de fotografia admirar a panóplia de instrumentos disponíveis. Com 11 anos começou a fotografar “como farra” dizia o seu pai, que sendo um entusiasta da fotografia e do cinema, dispunha de máquinas como Leica, Rolleiflex e Contax, assim como um laboratório em casa. O campo da fotografia era recente e a falta de profissionais foram um impulso para Enio se destacar facilmente. Este Professor tem um currículo invejável para muitos fotógrafos e actualmente dá aulas em universidades, é fotógrafo independente em agências de publicidade e noticiosas.

A Imagem Fotográfica

Ser professor de fotografia é uma escolha que lhe permite construir conhecimento fotográfico dentro do universo do aluno. A imagem fotográfica, na perspectiva de Enio Leite, é constituída por uma semântica única e de importância assustadora que revela o orgânico e a alma do fotógrafo, mostrando uma interface entre a arte fotográfica, a psicologia e a arte. «Eu gosto da fotografia e o que se gosta faz se melhor», é este seu maior segredo.

Actualmente a fotografia está numa situação excelente, em alta ebulição. No Brasil, com o advento da fotografia digital verificaram-se evoluções nas diferentes áreas. «Nunca escrevemos e publicamos tanto como hoje». A nível internacional a fotografia brasileira destaca-se na evolução do fotojornalismo, da fotografia de moda e publicitária, existindo ainda muito mais para ser conquistado. Para se evoluir na área da fotografia temos de pagar um preço cada vez mais alto e o crescimento é admirável, embora muito aquém do que precisamos e merecemos.

«Crescer dói, sangra e ajuda a expurgar os fantasmas e os falsos mitos. Crescer é saudável, é assumir riscos, é ganhar e perder, é arriscar para tentar acertar, errar, errar muito, mas aprender e ser humilde de coração e ousado nas pretensões.»

E a fotografia brasileira tem falta de consciência de classe, ignorância política, cegueira profissional e despreparo para enfrentar animosidades e ser bem-sucedido num mercado que exige posições rápidas e competência a toda a prova. Acabou a era em que a fotografia era um emprego que dava para abrir uma loja e fazer umas fotos aqui e ali e atender clientes de última hora. Agora é necessário uma constante actualização, habilidade de trabalhar em diversas áreas da fotografia, de andar por diversos grupos, ter um conhecimento válido e oferecer uma contribuição única.

O percurso que o Dr. Professor Enio Leite percorreu até atingir o seu actual status profissional, foi feito sem nunca ter renunciado nada que fosse importante na sua vida. Afinal, o que é a qualidade de vida? A qualidade de vida é estar onde quer, da forma que quer, ou seja, ter a sua mente no espaço físico que o seu corpo ocupa num dado instante. A dificuldade que mais lhe custou foi a perda de colaboradores, devido aos mais diversos motivos.

Fugindo um pouco para a vida pessoal, O Dr. Enio Leite todos os dias tenta conciliar os papéis de pai, marido, filhas e profissional, é óbvio que alguém sai sempre a perder, não há uma fórmula mágica para evitar. O seu dia nem sempre cabe nas 24 horas, mas há uma procura por não decepcionar ninguém, e para tal chegou a trocar de roupa no carro, fazer a barba no trânsito, entre outras coisas. É um dia-a-dia atarefado, a sua agenda não lhe diz o que vai acontecer na próxima semana e anda sempre com telemóvel consigo porque é o meio que o permite estar presente quando está ausente. Mas afirma «Sou muito feliz, profundamente feliz».

Rotina de Trabalho

Na sua rotina de trabalho os insucessos não passam ao lado, e quanto mais evoluí na profissão mais aumenta os insucessos. A escola que fundou a FOCUS ocupa-lhe grande parte dos dias, tenta sempre estar actualizado e ligado à Internet, este mundo que o permite estar em contacto com os quatro cantos do planeta. «O fracasso existe, embora seja bem menor que o acerto», a lei da profissão baseia-se no facto dos erros sejam evidentes aos olhos dos concorrentes.

No que diz respeito aos cursos de fotografia disponíveis, afirma que tal como em todas as áreas há escolas melhores e outras deficitárias, e um aluno de uma escola melhor terá certamente mais chances no mercado de trabalho. Para aqueles alunos das escolas deficitárias o trabalho terá de ser duplicado, os alunos têm de estudar, fazer os trabalhos de casa, pesquisar, conhecer as tendências da fotografia, isto porque o mercado exige muito dos fotógrafos e aqueles que não estiverem preparados, sobreviveram.

Aos fotógrafos falta o reconhecimento sociopolítico e profissional, que se deve à falta de participação em eventos fotográficos, quanto ao reconhecimento a nível sociopolítico falta a participação global da classe uma vez que sindicatos e associações não faltam.

Fórmula para o Sucesso

E por fim, perguntámos a Enio Leite a fórmula infalível para o sucesso. «Escolho as pessoas com quem quero estar, procuro cercar-me das melhores pessoas, principalmente quanto ao carácter». Exige muito de si, é directivo e cobrador e não esquece o que lhe fizeram de bom, o mau esquece. Quando olha para o seu percurso salienta o facto das coisas ruins não terem causado impacto negativo muito pelo contrário ajudaram-no. Gosta de ajudar e ser ajudado e aprecia compartilhar o sucesso dos outros e como professor está sempre presente nos primeiros passos do mundo profissional dos seus alunos, e isto é para Enio o que melhor pode fazer pela fotografia.

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Filipa Serralha

Costumo descrever-me como "escuteira e apaixonada por fotografia"... Estudo Comunicação Social e no futuro vou ser fotojornalista.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar