Home » Inspirações » Entrevistas » Entrevista a Enio Leite, um dos maiores nomes da educação fotográfica no Brasil

Entrevista a Enio Leite, um dos maiores nomes da educação fotográfica no Brasil 5/5 (2)

O Dr. Professor Enio Leite além de colaborador no Fotografia DG é fotógrafo de imprensa desde 1967 e o fundador da FOCUS – Escola de Fotografia.

Foram uma série de acções indirectas que levaram o Prof. Enio Leite a escolher a fotografia. «Adorava fotografar» e ver os resultados de fotógrafos europeus e norte-americanos, assim que podia ia a duas grandes lojas de fotografia admirar a panóplia de instrumentos disponíveis. Com 11 anos começou a fotografar “como farra” dizia o seu pai, que sendo um entusiasta da fotografia e do cinema, dispunha de máquinas como Leica, Rolleiflex e Contax, assim como um laboratório em casa. O campo da fotografia era recente e a falta de profissionais foram um impulso para Enio se destacar facilmente. Este Professor tem um currículo invejável para muitos fotógrafos e actualmente dá aulas em universidades, é fotógrafo independente em agências de publicidade e noticiosas.

A Imagem Fotográfica

Ser professor de fotografia é uma escolha que lhe permite construir conhecimento fotográfico dentro do universo do aluno. A imagem fotográfica, na perspectiva de Enio Leite, é constituída por uma semântica única e de importância assustadora que revela o orgânico e a alma do fotógrafo, mostrando uma interface entre a arte fotográfica, a psicologia e a arte. «Eu gosto da fotografia e o que se gosta faz se melhor», é este seu maior segredo.

Actualmente a fotografia está numa situação excelente, em alta ebulição. No Brasil, com o advento da fotografia digital verificaram-se evoluções nas diferentes áreas. «Nunca escrevemos e publicamos tanto como hoje». A nível internacional a fotografia brasileira destaca-se na evolução do fotojornalismo, da fotografia de moda e publicitária, existindo ainda muito mais para ser conquistado. Para se evoluir na área da fotografia temos de pagar um preço cada vez mais alto e o crescimento é admirável, embora muito aquém do que precisamos e merecemos.

«Crescer dói, sangra e ajuda a expurgar os fantasmas e os falsos mitos. Crescer é saudável, é assumir riscos, é ganhar e perder, é arriscar para tentar acertar, errar, errar muito, mas aprender e ser humilde de coração e ousado nas pretensões.»

E a fotografia brasileira tem falta de consciência de classe, ignorância política, cegueira profissional e despreparo para enfrentar animosidades e ser bem-sucedido num mercado que exige posições rápidas e competência a toda a prova. Acabou a era em que a fotografia era um emprego que dava para abrir uma loja e fazer umas fotos aqui e ali e atender clientes de última hora. Agora é necessário uma constante actualização, habilidade de trabalhar em diversas áreas da fotografia, de andar por diversos grupos, ter um conhecimento válido e oferecer uma contribuição única.

O percurso que o Dr. Professor Enio Leite percorreu até atingir o seu actual status profissional, foi feito sem nunca ter renunciado nada que fosse importante na sua vida. Afinal, o que é a qualidade de vida? A qualidade de vida é estar onde quer, da forma que quer, ou seja, ter a sua mente no espaço físico que o seu corpo ocupa num dado instante. A dificuldade que mais lhe custou foi a perda de colaboradores, devido aos mais diversos motivos.

Fugindo um pouco para a vida pessoal, O Dr. Enio Leite todos os dias tenta conciliar os papéis de pai, marido, filhas e profissional, é óbvio que alguém sai sempre a perder, não há uma fórmula mágica para evitar. O seu dia nem sempre cabe nas 24 horas, mas há uma procura por não decepcionar ninguém, e para tal chegou a trocar de roupa no carro, fazer a barba no trânsito, entre outras coisas. É um dia-a-dia atarefado, a sua agenda não lhe diz o que vai acontecer na próxima semana e anda sempre com telemóvel consigo porque é o meio que o permite estar presente quando está ausente. Mas afirma «Sou muito feliz, profundamente feliz».

Rotina de Trabalho

Na sua rotina de trabalho os insucessos não passam ao lado, e quanto mais evoluí na profissão mais aumenta os insucessos. A escola que fundou a FOCUS ocupa-lhe grande parte dos dias, tenta sempre estar actualizado e ligado à Internet, este mundo que o permite estar em contacto com os quatro cantos do planeta. «O fracasso existe, embora seja bem menor que o acerto», a lei da profissão baseia-se no facto dos erros sejam evidentes aos olhos dos concorrentes.

No que diz respeito aos cursos de fotografia disponíveis, afirma que tal como em todas as áreas há escolas melhores e outras deficitárias, e um aluno de uma escola melhor terá certamente mais chances no mercado de trabalho. Para aqueles alunos das escolas deficitárias o trabalho terá de ser duplicado, os alunos têm de estudar, fazer os trabalhos de casa, pesquisar, conhecer as tendências da fotografia, isto porque o mercado exige muito dos fotógrafos e aqueles que não estiverem preparados, sobreviveram.

Aos fotógrafos falta o reconhecimento sociopolítico e profissional, que se deve à falta de participação em eventos fotográficos, quanto ao reconhecimento a nível sociopolítico falta a participação global da classe uma vez que sindicatos e associações não faltam.

Fórmula para o Sucesso

E por fim, perguntámos a Enio Leite a fórmula infalível para o sucesso. «Escolho as pessoas com quem quero estar, procuro cercar-me das melhores pessoas, principalmente quanto ao carácter». Exige muito de si, é directivo e cobrador e não esquece o que lhe fizeram de bom, o mau esquece. Quando olha para o seu percurso salienta o facto das coisas ruins não terem causado impacto negativo muito pelo contrário ajudaram-no. Gosta de ajudar e ser ajudado e aprecia compartilhar o sucesso dos outros e como professor está sempre presente nos primeiros passos do mundo profissional dos seus alunos, e isto é para Enio o que melhor pode fazer pela fotografia.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Filipa Serralha

Costumo descrever-me como "escuteira e apaixonada por fotografia"... Estudo Comunicação Social e no futuro vou ser fotojornalista.

15 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Caros amigos! Este é o único livro desse site onde as pessoas se dignam a fazer todo o tipo de comentário. Também é o único livro de fotografia digital presente nas principais universidades brasileiras e portuguesas. Como não bastasse, é o único livro de fotografia digital que chegou a quarta edição.É o unico livro de fotografia mais vendido atualmente. É o único livro cujo autor se propõe a prestar plantão de dúvidas aos seus leitores! Fatos são fatos. Certo?

  • Enio, adoramos a sua entrevista, pelo pouco que lemos, concluimos que o Senhor é um excelente profissional que foi indicado por uma grande professora, que havia nós mostrado o seu trabalho, continue sendo essa pessoa de grande sucesso e desempenho profissional.
    Obrigada!

  • Boa noite, professor Enio Leite,
    Sou professora de Artes e estou realizando um trabalho com a turma sobre fotografia.
    Não dou fotógrafa, tive uma cadeira na faculdade sobre fotografia, mas sou apaixonada por esta atividade. a ma´quina fotográfica me acompanha diariamente.
    Mesmo sendo um leiga no assunto, realizei pesquizas, livros sobre o assunto, conheci fotógrafos e seu trabalho através da internet.
    Lendo suas matérias, suas imagens, mergulhei e adquiri conhecimentos importantissímos e descobri muita novidade. Agora tenho certeza de que quero me aprofundar mais.
    A partir da descoberta de seu trabalho, mostrei aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, do municipio de Esteio/ RS, tudo o que conseguimos atraves da fotografia, um mundo amplo. Com certeza essa pesquiza ajudará aos alunos em mais uma opção pela escolha de uma profissão. E aperfeiçoar o olhar. Realmente olhar para uma imagem em qualquer ambiente, saber apreciar, comentar, usar um vocabulário fotográfico e “enxergar” o que a imagem quer passar.
    Nesta aula após a pesquiza, alguns alunos deixaram um comentário em seu blog.
    Obrigado pela atenção!!!
    Kátia Lópes

  • Para Enio Leite

    Seus artigos fotograficos são excelentes exemplos

    para quem quer se aprofundar na fografia.

    Seus conhecimentos são bastante reconhecidos pelo mundo todo.

    Suas fotografias são fantasticas, nos impressionamos muito com todas elas.

    Michele

    Escola Jardim Planalto- Esteio/RS

  • Gostamos muito da entrevista feita com Enio Leite e concordamos com sua Fórmula para o sucesso. Com certeza as coisa ruins até causarão um pouco de impacto, mas depois vemos que foi o que nos ajudou a melhorar.

  • Concordo plenamente com o que disse. A fotografia está em ebulição, hoje a população tem vários meios de tirar fotos e extraem desse meio de expressão muita criatividade. Esta fórmula para o sucesso é perfeita, em todo e qualquer lugar e profissão que se executa, todos deveriam se inspirar nisto.

    Esteio / RS.

  • Passeando pelos posts do Fotografia DG encontro esse aqui, com a foto e indicando o nome do Diretor da escola de fotografia que eu faço.

    Orgulho. Essa é a palavra certa. Muito bom saber que tenho a instrução dele na escola se eu precisar. E parabéns pela entrevista!

    Abraços

  • Boa Noite,

    Ao prof. Enio Leite um grande Obrigado, foi um prazer escrever sobre uma história de vida dedicada de coração à fotografia. No meu entender acho que o seu relato e os seus artigos de fotografia ajudam bastante aqueles que são apaixonados pela fotografia e que querem sempre aprender mais com grandes mestres.

    A Fernando Bagnola e Ricardo Bastos um muito obrigada, ainda bem que gostaram do artigo, acho que é um excelente exemplo de vida. Temos de certeza muito a aprender, com este grande mestre da fotografia, que há muito que os seus conhecimentos passaram as fronteiras brasileiras.

    A todos espero que gostem e que o artigo vos seja útil, um muito obrigada também ao Diogo Guerreio por esta oportunidade. Graças a este projecto a fotografia cresce ainda mais no seio de uma população que cada vez mais dá importância à fotografia.

    Mais uma vez um muito Obrigada e bons disparos :)

  • Parabéns DG, parabéns Filipa Serralha pela entrevita com o prof. Enio, o grande mestre da fotografia.

    Bom…eu sou suspeito pra falar do Enio, ele foi e ainda é o meu grande professor, devo a ele a minha formação profissional, é realmente uma pessoal fantástica com um vasto conhecimento e de uma humildade sem igual…..

    Forte abraço a todos

    Ricardo Bastos – Fotógrafo profissional.

  • Mestre dos Mestres!!! Como fico feliz em ver daqui de Portugal o brilho de seu nome receber uma reportagem com esta qualidade que a Filipa Serralha construi à volta da sua longa e respeitada história da Fotografia e da formação de uma grande parte dos bons nomes que hoje assumem posições de destaque no cenário profissional. Ter feito essa ponte entre Você e o Diogo Guerreiro é para mim, sinceramente, uma grande honra e agradeço por emprestar toda a sua sabedoria ao projeto do jovem DG. Aquele abraço deste seu sempre fã!!! Fernando Bagnola, fotógrafo profissional.

  • Compartilho com falantes de lingua portuguesa, meus 46 anos de experiencia exclusiva em fotografia. Desde sensibilização artesanal de chapas umidas, daguerreotipia, ferrotipia. cianotipia e outros processos artesanais, durante a minha infancia, até os recentes avanços da fotografia digital.

    Espero que meu relato seja util para outros, apaixonados pela tecnica, linguagem e arte fotografica.

    Por favor, opinem critiquem, deixem aqui a sua colaboração.

    Grato.

  • 30 fotos grátis na 1a compra