Home » Inspirações » Entrevistas

Entrevista a Fernanda Sá – Mãe que fotografa futuras mamães

Fernanda Sá, nome da mãe e fotógrafa, que para muitos só de ler e ouvir falar já faz vir à mente as muitas gestantes que ela “clica”. Fernanda nasceu em São Paulo, onde tem seu estúdio fotográfico há 20 anos, e é lá que constrói as histórias das gestações com as imagens que registra. A paulistana é formada em Publicidade e Propaganda e começou no universo fotográfico sendo assistente num estúdio.

Quando a fotógrafa comprou sua primeira câmera digital, que a ajudou muito no seu trabalho com as futuras mamães, aproveitou a sua maternidade com as duas modelos que tinha em casa: as suas filhas Julia (13) e Laura (11), pequenas na época, para treinar muito! Será que as meninas seguirão o caminho profissional da mãe? Isso, com o tempo vai ser definido, mas as duas têm grande afinidade com artes plásticas, vídeo, música e fotografia.

Hoje Fernanda é especialista em fotografar as futuras mamães, trabalhando no regime full time, mas pelas suas lentes também passam os bebês, as crianças, as famílias e os produtos.  

Fernanda Sá

A entrevista foi concedida via email e tem como temas: decisão pela profissão e especialização, dificuldade, cuidado especial e artifícios, ciúme de filhos, dica gestante fotos e gestação, resposta do público, fotos própria gestação e dica ao Fotografia-DG.

Entrevista a Fernanda Sá

Morana Zambrini – Como você decidiu que ia ser fotógrafa? E como decidiu que ia ser especializar em gestantes?

Fernanda Sá – Sai da faculdade de Publicidade e Propaganda já pensando em ser fotógrafa, então me mudei para SP, onde fui assistente num estúdio por 2 anos, até que em 1992 abri meu próprio estúdio, fotografava still life (produtos e trabalhos publicitários). Após o nascimento de minhas filhas: eu AMEI estar grávida e percebi que registrar esse momento com qualidade seria importante e mágico. Foi a partir desse momento que comecei a fotografar pessoas.

Morana Zambrini – Qual a principal dificuldade em fotografar gestantes?

FS – Deixá-las à vontade, fazer com que confiem em si mesmas e sintam-se capazes de posar para o ensaio.

Morana Zambrini – Que cuidado especial as futuras mamães merecem na hora de serem fotografadas? Qual tipo de artifício você usa na hora da sessão de fotos? Coloca uma música mais tranquila, como você faz?

FS – Preciso estabelecer uma relação de confiança e cumplicidade.

Morana Zambrini – Quando a gestante está acompanhada de seu marido e primeiro filho, pode acontecer um clima de ciúmes por parte dos pequenos. Como agir nesses casos e conseguir um bom resultado nas fotos? Pois criança quando não quer não quer mesmo…

FS – Procuro mudar o foco, pedir ajuda a eles para segurar um sapatinho. Nunca forço uma situação com as crianças, não funciona.

Morana Zambrini – Anos de experiência fotografando as futuras mamães, qual dica que você dá para elas? Seja para sessão de fotos como para o período de gestação.

FS – Vivam os 9 meses intensamente, este período passa rápido demais e se possível registrem da forma que for.

Morana Zambrini – Você já participou como palestrante de congressos da Editora Photos e de diversos workshops, inclusive já ministrou cursos pessoais em seu espaço, e o projeto mais recente é o Photo Family, setembro de 2012 em Belo Horizonte – MG, onde participará como palestrante também. Como é a resposta do público quando se está tão perto dele?

FS – As pessoas gostam muito de escutar as experiências que eu trago para as palestras. Poucas pessoas começam da forma como eu comecei, sendo assistente e trabalhando em um estúdio. Logo sua vivencia é limitada aos próprios ensaios. Dai a necessidade de frequentar congressos, workshops e afins.

Morana Zambrini – Quando você foi uma gestante um dia, por duas vezes, na gravidez das suas duas filhas, você também fez fotos na gestação?

FS – Fiz fotos na primeira e na segunda gestação, foi um ensaio sem grandes produções, e sou grata a eles, pois tenho uma forma de lembrar-se da minha barriga e principalmente mostrar as minhas filhas sua primeira moradia!

Morana Zambrini – Qual dica você daria para os leitores do Fotografia DG que querem seguir o ramo de fotografia de gestantes?

FS – Estudem fotografia, conheçam seu equipamento, busquem a segurança técnica antes de aventurar-se a retratar. O (a) modelo precisa encontrar no fotógrafo (a) alguém confiante e que sabe o que irá fazer.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Fernanda Sá, acessem:

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Tive o prazer detestar presente à palestra da Fernanda Sá, no Photo Family, foi muito interessante e inspirador, sempre que posso volto ao trabalho dela em busca de estudo e inspiração.

    Hoje, trabalhando com fotografia de família, me dedico principalmente à gestantes e bebês, assistí-lá me ajudou um pouco mais.

  • Trabalho também com fotografias de gestante, e acho o trabalho da Fernanda muito lindo. Parabéns Fernanda.

    Ademilton Dutra http://www.ademiltondutra.com/

  • Airton Ferreira

    Acho show o trabalho da Fernanda.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar