fbpx

Jocimara Kosny – Apaixonada pelo universo familiar

Jocimara Kosny é de Curitiba, capital do Paraná, em 2014 começou a atuar na área da fotografia profissional. É declaradamente apaixonada pelo seu trabalho, que envolve o universo familiar, bebês, crianças, casais grávidos, mamães, papais assim como noivos e noivas. Consegue transmitir a simplicidade e riqueza de momentos muito importantes de cada cena fotografada, seu trabalho, possui uma característica de aconchego, paz, amor e dentre outros sentimentos agradáveis.

Entrevista a Jocimara Kosny

Você iniciou na fotografia em 2014, antes disso já fazia algo na área, ou sentia alguma afinidade pelo universo fotográfico anteriormente?

Sim, sempre quis ter uma profissão que me desse tempo para estar com minha família, e o meu marido me ajudou a escolher meus equipamentos, auxiliando em a pesquisar e conversar com fotógrafos experientes, até que finalmente comprei meu primeiro equipamento, depois iniciei meu primeiro curso e fui à luta.

Por que fotografar bebês, crianças, gestantes e membros da família no geral?

Quando comecei, já imaginava que iria fotografar pessoas, não paisagens, não objetos, pois são os momentos vividos por pessoas que me encantam, fases e transições, é algo que necessita ser eternizado. Fiz metas, conversei com fotógrafos mais experientes e aprendi com as experiências deles, que eram de áreas diferentes, hoje observo com encantamento os sorrisos e as lágrimas de alegria de casais, crianças, famílias e isso me ajuda a manter meu foco naquilo que me fez optar por esse caminho.

Percebemos um mercado fotográfico de família é bastante pautado de modismos que ao longo do tempo tornarão ultrapassados, mas a fotografia tradicional de família jamais deixará de existir, principalmente o famoso retrato. Gostaria que comentasse sobre modismos e excessos na sua área de atuação e dificuldades de apresentar ao cliente novos olhares.

Eu penso que casa pessoa, cada família traz uma história, por isso eu procuro tentar conhecer um pouco das pessoas que serão fotografadas, seus gostos, seus estilos de vida, e os faço entender a importância de me contarem um pouco sobre a vida e o que esperam da sessão de fotos. É claro que muitos não sabem o que esperam, então eu dou as dicas, baseadas em sugerir ensaios que fale um pouco a respeito da vida delas, ou do momento que estão vivendo, dos lugares que sejam especiais para elas, esse simples cuidado tem me dado bons resultados.