Home » Artigos » Dicas » Fluxo de trabalho rápido com chroma-key

Fluxo de trabalho rápido com chroma-key 5/5 (1)

Na última semana, recebi um pedido de orçamento para atender uma demanda de fotos para campanha política de um partido local. Com preço acertado, surgiu a dúvida: como agilizar o trabalho de recorte das fotos para a montagem do material de campanha de 55 candidatos?

O material final seria enviado para a agência responsável pela criação, mas de qualquer forma era preciso tornar o trabalho dos designers mais fácil e prático. Nesta hora, surgiu a ideia de trabalhar com chroma-key.

O chroma-key, para quem não está familiarizado com o termo, utiliza uma cor de referência para recorte imediato, normalmente azul ou verde. É muito comum em vídeo, principalmente cinema, mas costuma aparecer pouco na fotografia.

O processo é simples:

– Para a sessão de fotos, utilizamos um fundo verde simples, de tecido, e duas tochas de 200W com sombrinhas difusoras. As duas tochas foram posicionadas a 45º de cada lado. O candidato ficou cerca de 4 metros distante do fundo, aproximadamente a mesma distância entre ele e as tochas.


Obs.: Como o fundo verde será removido completamente, não é necessário que ele esteja completamente esticado. Não havendo sombras duras, a remoção no chroma-key funciona perfeitamente na grande maioria dos casos.

– O segundo passo é fazer a mágica: para este job, foi utilizado o Easy Green Remover, um script gratuito para Photoshop.

O plugin faz todo o trabalho sozinho e, se o resultado não ficar perfeito no modo totalmente automático, ainda permite alguns ajustes básicos mas bem precisos.

O resultado é um recorte justo. Na foto acima, fiz um fundo simples apenas para mostrar o recorte final.

Se a imagem estiver bem iluminada, o processo de recorte do fundo através do chroma-key, utilizando este plugin, não leva mais de 5 segundos.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Thiago Antunes

Thiago Antunes é jornalista e fotógrafo esportivo há mais de 10 anos. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, atua também como freelancer em outros segmentos da fotografia como publicidade e social, e ministra cursos e workshops nos três estados do sul do Brasil.

4 Comentários

Clique aqui para comentar

  • 30 fotos grátis na 1a compra