Home » Artigos » Artigos de opinião » Foruns de Ajuda?!?!

Foruns de Ajuda?!?!

Ou estuda por mim, testa e depois me manda a receita pronta…

Fico impressionado com os mais inocentes “fotógrafos” que pedem ajudam com o nome “fulano de tal fotografias” e não sabem a diferença entre lentes, profundidade de campo, iluminação, coisas básicas da profissão. Mas…

Tenho frequentado alguns fóruns expressado minha opinião sobre alguns assuntos que acho relevante e claro pedindo opinião, ajuda e críticas sobre o meu trabalho. Sou um velho fotógrafo que adere as novidades com certa prevenção. A ideia de debater sobre fotografia é muito boa, mas tem gente que está se desviando do objetivo de trocar experiências e aprender. Ora, pedir críticas a uma foto, tudo bem, a pessoa realmente está querendo que seu trabalho seja analisado. Mas agora pedir uma fórmula pronta de como se iluminar uma garrafa, um vidro de perfume, uma borboleta de vidro, uma joia ou qualquer tipo de comida. Aí é sacanagem. Acho que é não querer “perder tempo” estudando para receber “de boa” uma fórmula pronta que fará o sucesso em cada clique.

Moçada, a fotografia não funciona dessa forma. Eu mesmo coloco em meu face o desenho que faço à mão do que imagino do set de luz, depois monto na locação o mesmo set que desenhei, fotografo o “making off” e depois posto a foto resultante do trabalho. Mas isso não irá assegurar que um outro fotógrafo fazendo o que fiz, terá o mesmo resultado. NUNCA TERÁ!

Existem muitas variantes que irão fazer que o resultado seja diferente: ambiente no entorno, flashs, rebatedores, produtos fotografados, lentes, câmera, olha muita coisa…

Bem mais importante que tentar fazer fotos com receitas prontas é conhecer o processo, estudar o comportamento das superfícies, as características da luz, dos reflexos, as técnicas de iluminação e demais detalhes técnicos que envolvem uma produção fotográfica. Mas isso parece para muitos perda de tempo. Bem, eu asseguro que quando se conhece bem os processos, qualquer receita de bolo fica pequena mediante ao talento e a versatilidade que a teoria nos dá… Estou falando de fotografia profissional para quem quer se tornar profissional e não somente “fulano de tal fotografias”.

Walcyr

Fotografo profissionalmente desde 1979, sou formado em fotografia pela ABAF/RJ - turma (1979/1981). Publicitário, sócio diretor da Dableo Marketing e Comunicação. Hoje, mas “cansado”, atuo em gastronomia, arquitetura e joias.

3 Comentários

Clique aqui para comentar

  • ""Ora, pedir críticas a uma foto, tudo bem, a pessoa realmente está querendo que seu trabalho seja analisado.""
    Como se diz Walcyr, "há controvérsias".
    Não entendo como alguém pode ajudar fazendo qualquer tipo de critica ou opinião sobre uma foto.
    Para se analisar uma foto, não basta uma, mas é preciso ver várias para entender o conjunto do que o fotografo faz, depois é preciso ver essa foto com tanta isenção quanto possível e por fim acredito que 99,99 das pessoas que pedem analise quer um "aceite" de alguém para seu trabalho. Assim nunca analisei foto de ninguém e nunca pedi para ninguém analisar a minha. Entendo que o seu texto serve também para estimular a auto critica, ou seja, o fotografo precisa pesquisar, observar e criar um senso critico para avaliar a própria fotografia.

  • Manoel, na verdade eu nem deveria me entristecer com isso, pois essa realidade do mercado acaba "filtrando" quem é bem preparado. Mas, fico vendo que isso é um reflexo da sociedade que de modo geral, quer tudo fácil ao alcance das mãos… Com isso acabam não desenvolvendo o sentido de valor e nem o espírito crítico de observar algo e dele traçar opinião. É uma pena.

  • Texto perfeito, Walcir. Em um fórum desses, um "fotógrafo" me enviou uma mensagem pedindo a opinião e ainda escreveu: "o que vc acha? Não sei o porque fotografei isso e também não gostei. Mas qual a sua opinião? ". Ou seja, a pessoa simplesmente clicou e acredita q isso é fotografar.

Abrir Chat
1