Home » Artigos » Dicas » Fotografando Ensaios de Famílias

Fotografando Ensaios de Famílias 4.83/5 (6)

Assim como os chamados DIY weddings dos Estados Unidos (também chamados backyard weddings, ou ‘casamentos no quintal’, referência a casamentos mais íntimos e com toques produzidos pela noiva e sua família), o registro fotográfico da família vem sendo cada vez mais procurado pelos clientes no Brasil. Os clientes procuram esses ensaios porque querem um registro único de suas famílias. Podem, inclusive, acompanhar o crescimento e desenvolvimento de seus filhos através das suas fotos. Pretendo dividir aqui um pouco da minha experiência com esse tipo de ensaio.

Não é regra absoluta, mas ensaios de família realizados sob a ótica do lifestyle photography, que buscam capturar momentos genuínos e espontâneos de carinho e descontração nas relações dos fotografados, são melhor fotografados fora dos estúdios. O ideal, então, é sempre sugerir ao cliente a realização de fotos em casa ou no lugar que mais tenha afinidade com atividades de lazer da família ou do casal. Para famílias com crianças, sugiro sempre escolhermos o lugar em que costumam brincar mais, seja um parque, uma praia, até uma rua onde brincam e praticam esportes. Para crianças menores, sugiro mais especificamente as fotos em casa, onde a criança estará em contato com seu quarto, seus brinquedos de estimação, sua cama e a cama dos pais. Essas sugestões e escolhas são importantes para deixar as crianças mais seguras e confortáveis no ensaio, o que contribuirá para a naturalidade que você deseja obter nas fotos.

Fotografando Ensaios de Famílias

Fotografando Famílias

Ainda com relação às crianças menores, é bacana fotografar os momentos da rotina do bebê. Quantas vezes eu vi um sorriso enorme no rosto das minhas clientes ao ver fotos divertidíssimas dos seus filhos jogando água para fora das banheirinhas ou fazendo ‘aquela careta de sempre’ na hora da papinha! Você eternizará os momentos lindos do cotidiano do bebê, que a mãe e o pai acompanham todos os dias, mas nem sempre têm a chance de fazer uma foto linda deles. Para as crianças maiores, a dica é perguntar aos pais qual é a atividade favorita deles: além de ajudar na escolha da locação, como já dito anteriormente, você ganha um assunto para conversar com os pequenos e sabe em que situações colocá-los para fotografar. Por exemplo, ao conversar com a mãe de uma menina linda que ia ser fotografada, descobri que ela adorava ginástica rítmica e livros de ficção. Sugeri, então, que a mãe levasse os equipamentos de ginástica: fotografei a diversão enquanto ela usava seus equipamentos super coloridos, dançando no ar, em meio à floresta. Ficou lindo! Nunca deixe de conversar com a família antes de fotografar, para não perder fotos que retratem de verdade seus clientes.

Ensaios de Famílias

E os pais? Simples. Experimente fotografá-los em um momento de carinho, em segundo plano, enquanto em primeiro plano as crianças se divertem. Outra experiência pode ser fotografar os pais participando das brincadeiras dos filhos, seja jogando videogame, brincando de pique ou lendo livros para eles. Sugira uma brincadeira, um momento de careta coletiva ou cócegas! Além disso, vale também fotografar a ‘invasão’ das crianças no namoro dos pais, o pulo em cima dos dois, cenas de ciúmes. Por fim, não deixe de fotografar também os pais enquanto acontece a brincadeira dos filhos: você pode fotografar um momento lindo de admiração profunda no olhar dos adultos, observando a diversão das crianças. :-)

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Amanda Costa

Desde 2011, quando a fotografia deixou de ser hobby e virou paixão de uma vida inteira, Amanda Costa usa a fórmula luz+humor+amor para produzir lindos ensaios de famílias, gestantes e crianças e fotografar festas e eventos infantis no Brasil inteiro. A fotógrafa tem como proposta fugir dos padrões da fotografia de retratos mais tradicional e entregar fotos que capturem as brincadeiras dos pequenos e os momentos de emoção e surpresa dos pais, em meio a risadas e carinhos, seja dentro de casa, fazendo o registro da rotina do bebê, como em parques, praias e outros cenários urbanos. Participa do National Association of Professional Child Photographers, é membro do International Center of Photography (New York-USA) e já teve seu trabalho publicado em diversos sites e blogs voltados para família e maternidade.

6 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Olá Amanda! Parabéns pelo seu trabalho. Muito legal! Gostaria de saber quais equipamentos você mais usa nesses ensaios. Você prefere lentes fixas? Usa o flash na sapata ou externo? Ou prefere sem flash? Obrigado e um abraço. Fernando.

    • Oi, Fernando, tudo bem? Muito obrigada pelo elogio ao meu trabalho! Eu uso lentes fixas – normalmente uma 35mm 1.4G e uma 85mm 1.4G – e luz natural. Quando não consigo usar luz natural, prefiro usar o LED, mas em aniversários infantis acho que o flash me dá mais mobilidade. Um abraço!

  • Amanda, sou fotógrafa iniciante e curto muito o Fotografia DG. Esse texto veio de encontro à minha forma de fotografar: fotografias externas voltadas ao lifestyle. Adoro essa interação familiar e poder registrar isso é uma delícia. Valeu por dividir sua experiência! Ótimas dicas.

    • Oi, Cris, tudo bem? Muito obrigada por seu comentário! É realmente um barato participar da história das famílias fotografadas através das nossas fotos, eu adoro. Um beijo!

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar