Home » Artigos » Dicas » Fotografar Casamentos

Fotografar Casamentos 5/5 (1)

O fotógrafo de casamento deve ter em mente que ele está registrando um dos momentos mais importantes na vida de um casal e sendo importante para o casal, essa importância, obviamente, se estende também aos familiares do casal. A responsabilidade e cuidados que um fotógrafo deve ter para com a fotografia de casamento é muito grande.

O que vou escrever neste artigo trata-se de conclusões pessoais. Sendo assim, não são regras para fotografar casamentos.

Antes do evento, converse bastante com seus clientes, ouça com atenção todas as coisas que eles tem pra falar, busque conhecer as preferências de cada um para que você encontre com mais facilidade, o caminho para retratar a individualidade de cada um deles e os dois enquanto casal.

O making of é um registro muito especial para as noivas. Elas estão se preparando para o acontecimento mais importante da vida delas e esse momento nos rende lindas fotos. Descubra com antecedência que profissional a noiva escolheu para cuidar de sua beleza e entre em contato, e, se possível, vá até o local, conheça a luz ambiente, os espaços e converse com os proprietários para que você conheça um pouco sobre o modo como eles trabalham e o “pode – não pode” deles. Esse momento você pode estar fotografando sozinho.

making-of-noiva

Não esqueça de fotografar o vestido, sapato, buquê, aliança…

Alianças-Casamento

vestido-noiva

Durante a cerimônia não dá para dirigir o casal, você está ali para registrar o que está acontecendo interferindo o mínimo possível. Você não pode perder nenhum momento, por isso, é bom ter mais de um fotógrafo para realizar o trabalho e tenha uma câmera reserva, outra lente, baterias, cartões, pilhas…! Fotografe também detalhes da cerimônia.

detalhes-da-cerimônia

Dê toda orientação possível ao seus clientes antes da cerimônia, faça com que eles sejam facilitadores na produção das imagens. Dirija-os antes do casamento. Você pode orientar, por exemplo, a melhor maneira de segurar a aliança no momento em que eles as trocam, assim como também, que o beijo não seja tão rápido, facilitando a você mais de uma foto da cena. Coisas simples, detalhes que facilitarão o bom resultado do trabalho.

cerimônia

Durante a festa não esqueça de fotografar os familiares e convidados. Fotografe os noivos felizes, comemorando a união com tanto entusiasmo, a dança, o brinde, o bolo, o buquê… e aproveite um momento oportuno para tirar os noivos do salão e fazer algumas fotos só dos dois em outro ambiente que pode ser dentro do próprio prédio onde a festa acontece, ou fora… depende do lugar e do horário.

Fotografar-Noiva

Fotografia-de-Casamento

O importante é que você faça o seu trabalho com amor e atenção aos detalhes e consiga boas fotos, pois, um trabalho sempre puxa outro. É claro que você quer ser indicado, não é!

Ajude-nos, avalie este artigo:

Tatiane Maria

Tatiane Maria é fotógrafa e professora de fotografia, photoshop e lightroom. Atua em casamentos, aniversários, books e editoriais de moda em Santa Maria, RS e região e também em Minas Gerais.

13 Comentários

Clique aqui para comentar