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Fotografia Noturna e a Iluminação de Moda com Flashes Portáteis (Multi Strobist)

Viva Galera Fotodgniana!!!  Tudo em cima???

Hoje resolvi colocar esta sequência de fotos por várias razões: é uma foto noturna, de moda e iluminada com speedlites … 3 assuntos que despertam muito interesse num único tutorial.

Quero, com isso, mostrar um bom exemplo de como podemos facilmente utilizar flashes portáteis que são muito melhores em exterior em comparação com os caríssimos geradores que custam o preço de um carro.

Há alguns fotógrafos que usam bateria portátil com capacidade para 2 ou 3 tomadas para conectar as cabeças de flash de estúdio mas isso também engessa qualquer movimento que o modelo venha a fazer.

Este trabalho foi feito para um dos maiores nomes da moda masculina de Portugal, Nuno Gama, e era uma boa oportunidade de fazer algo diferente já que era fora de situações “normais” de estúdio ou exterior, menos parado, menos posado e que desse uma certa adrenalina pela dificuldade técnica implicada na cena que era noturna (a polícia passou duas vezes e pensei que iriamos passar a noite dando explicações sobre porque tinha um cara tirando a roupa em plena Avenida da Boavista que é uma via principal no trânsito do Porto/Portugal).

Quem já fez cursos, workshops ou assistência para mim, sabe muito bem da importância que dou para que haja uma boa construção das 3 componentes mais relevantes na construção da iluminação e, principalmente, que o trabalho tenha >CONSISTÊNCIA< que significa ter uniformidade em todos os clics sem aquela coisa horrível de claro, escuro … luz certinha, luz erradona, luz mais ou menos, …, …, correndo o risco do cliente gostar de uma imagem que está errada do ponto de vista da iluminação e a termos que ficar dando desculpas porque a foto ficou uma m**** (= aquele barulhinho de pim de censura quando a gente fala alguma m****… :-) )

Por isso, chamei 3 dos meus melhores alunos até hoje que foram formados também com a intenção de tê-los comigo em situações de trabalho como meus assistentes e assim eles,  também,  ganham ritmo e aprendem sob pressão que é o mais importante para suas carreiras individuais. Aqui estão eles!!!

Então vamos lá organizar a conversa: [private]

KEY LIGHT (OU LUZ PRINCIPAL QUE VOU CHAMAR DE LUZ 1)
FILL LIGHT (OU LUZ AMBIENTE QUE VOU CHAMAR DE LUZ 2)
SEPARATION LIGHT (OU LUZ DE RECORTE QUE VOU CHAMAR DE LUZ 3)
KICKER LIGHT (OU LUZES ESPECULARES=REFLEXOS PONTUAIS QUE VOU CHAMAR DE LUZ 4)

Assim como uma sinfonia se faz com 7 notas, uma boa fotografia deve sempre ter essa afinação entre as luzes (ratios=diferenças entre os EV) para poder resultar bem e, principalmente, em Moda não há “O FOTÓGRAFO” e sim “A EQUIPE” que deve ter os créditos na divulgação … SEMPRE!!!!!

LUZES 1 E 2: Sempre sintonizadas com o mesmo RATIO (=potência) e com a mesma temperatura de cor que, neste caso, foi corrigida com técnica de gelling (photo gel laranja) CTO 1/4 na LUZ 1 para que não houvesse aquele aspecto esquisito que vemos muitas vezes pelo temperatura de cor do flash portátil mais para o daylight brigando com os tons mais amarelos do ambiente (3000 > 4000 K).

A LUZ 1 (KEY LIGHT OU PRINCIPAL) posicionada atrás de mim (acima dos meus ombros e apontada na direção do modelo) numa vara extensível que eu construi a partir daquelas que se usam para pintura de paredes (é sério!!!) e que adaptei um espigão de encaixe de tripé para poder colocar o suporte do flash portátil com um trigger (wireless).

LUZES 3 (LUZES DE RECORTE): São esses brilhos que percorrem as laterais do corpo do modelo e o >recortam< do ambiente da Avenida desde os pés até os cabelos. Há dois flashes portáteis de cada lado do modelo, lembrando que os dois estavam com o dobro da potência da LUZ 1, caso contrário, só iluminariam e não cumpririam a função de recortar.

IMPORTANTÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍÍMO: O ratio (potência) entre LUZ 1 E LUZ 3 DEVE SER DE +2 NO MÍNIMO PARA A LUZ 3 PODER SER VISTA COMO HIGHLIGHT.

AQUI NÃO HÁ CORREÇÃO NA TEMPERATURA DE COR EXATAMENTE PARA APROVEITAR O TOM PRÓPRIO DO DAYLIGHT (AO CONTRÁRIO DA LUZ 1 COMO EXPLIQUEI AI EM CIMA EM LUZES 1 E 2)

LUZ 4 (OU KICK LIGHT): São luzes que “acontecem” sem controle e são resultado de outras fontes existentes ao redor como estas que fazem parte da iluminação urbana. São muito úteis para criar profundidade na cena fotográfica adicionando luz que reforça os detalhes do segundo plano.

O mais importante é que isso mostra o potencial fantástico e qualidade profissional que VOCÊ pode conseguir sem ter que gastar rios de dinheiro atendendo, e muito bem, às expectativas técnicas que os “grandões” mostram por ai. E mais … com possibilidade de fazer fotografias com muito movimento pois os flashes portáteis são fontes autónomas que permitem ISO baixo, independentes, muito mais baratos e não pesam nada.

E para finalizar, escolhi um setup com ISO 400 pois assim consigo incluir mais da FILL LIGHT da locação que é muito relevante no resultado final (4 X ISO 100).

Espero que tenham gostado, não fiquem só por aqui e EXPERIMENTEM!!!!!

Abraços, Galera!!!

FICHA TÉCNICA:

Cliente: Nuno Gama
Modelo: DJ Rui Santoro (Elite Models)
Make up/Hair: Vanessa Souchet / Susel Souza
Styling: Nuno Gama
Assistentes Potentes: Edgar Tavares/Pedro Faustino/Rui Rocha
Fotografia: Fernando Bagnola
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Fernando Bagnola

Fernando Bagnola, nascido em São Paulo, fotógrafo profissional desde 1984 atua nas áreas de Moda e Publicidade, vive em Portugal há 10 anos e desenvolve formações avançadas de Técnica Fotográfica e Edição no Photoshop através de workshops e cursos ao vivo por vídeo-conferência tendo alunos formados no Japão, Inglaterra, Brasil, USA, África, Austrália e Portugal.

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