Por onde começar? 5/5 (1)

Nos últimos meses não passei um final de semana sem fotografar. Todo o meu lazer está agora dedicado à fotografia ou combinado com ela. Quando marco algum passeio com alguém já penso se o lugar é bom para fotografar, imagino os registros lindos que vou fazer lá, penso nas lentes que vou levar… Tudo gira em torno da fotografia, minha grande paixão. Paixão essa que é bem antiga já, mas que só agora eu comecei a dar o valor que ela realmente merecia.

Sempre gostei muito de fotografar. Ainda com máquinas analógicas bem simples, sempre fotografei muito, sem pena de gastar muitos filmes. A cada viagem que eu fazia voltava com filmes e mais filmes para revelar. Depois que adquiri minha primeira máquina digital, não parei mais e comecei a fotografar tudo que via pela frente. Mas sempre foi um olhar descompromissado, puro lazer e muita vontade de guardar todos os momentos para sempre, porque isso é exatamente o que mais me encanta na fotografia: poder parar o tempo!

Finalmente, depois de tanto receber elogios pelas fotografias que eu fazia com a minha camerazinha compacta, resolvi abraçar pra valer e com seriedade a arte de fotografar. Investi em uma DSLR e comecei a fazer cursos de fotografia, além de ler todo tipo de material sobre fotografia na internet e investir pesado em livros sobre fotografia. Sempre estou com um na mão! Sou leitora voraz de artigos, livros e revistas.

Hoje já tenho um bom equipamento e estou engatinhando na profissão de fotógrafa. Ainda tenho outra profissão, que é o meu sustento, mas sonho com um dia poder viver exclusivamente da fotografia.

Por isso eu afirmo que não existe uma receita a ser seguida para ser um fotógrafo. Cada um encontra o seu caminho, das mais variadas formas, e o seu caminho sempre será o melhor e o mais gostoso. O que não pode é desistir de perseguir um sonho porque não tem um equipamento profissional, pois isso não é condição sine qua non para ter uma fotografia linda e invejável! Eu mesma já vi (pseudo) fotógrafos com equipamentos de última geração fazendo fotos sem graça, bem feijão com arroz, e também já vi apaixonados pela fotografia fazerem imagens belíssimas com uma compacta simples ou apenas um celular na mão. Afinal, o equipamento não te faz um fotógrafo, mas o seu olhar, a sua dedicação e a sua vontade de aprender com certeza farão!

Então não desista! Se não tiver dinheiro para uma DSLR, use a sua compacta, que hoje em dia tem preços acessíveis a todos. Se não puder comprar livros, leia os artigos da internet, que são inúmeros e de excelente qualidade. E se mesmo assim você não conseguir espaço profissional na fotografia, que é realmente uma área muito acirrada, não se frustre, afinal, se você for realmente um amante da fotografia, seu objetivo principal já terá sido alcançado, que é a sua satisfação pessoal de fazer imagens lindas, pelas quais as pessoas suspirem! Isso realmente não tem preço!

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Claudia D'Elia

Claudia D’Elia é uma fotógrafa apaixonada por viagens, praias, animais e life style da cidade do Rio de Janeiro, onde vive e fotografa as famosas paisagens e também os pequenos detalhes que muitas vezes passam despercebidos.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar