Home » Artigos » Dicas » 29 Exemplos Impressionantes de Fotografia Noturna

29 Exemplos Impressionantes de Fotografia Noturna 5/5 (3)

Fotografia noturna é uma tarefa que pode ser mais complexa e difícil do que qualquer pessoa ou fotógrafo amador possa pensar. Na verdade, a fotografia noturna pode provar ser uma tarefa bastante difícil até mesmo para os profissionais mais experientes. No entanto, a recompensa pode ser bastante proveitosa quando executada corretamente.

Para entender como tirar fotos noturnas impressionantes você deve primeiro entender de luz mista. Ao fotografar à noite, muitas vezes podem haver múltiplas fontes de luz. Você  normalmente terá uma fonte constante de luz, como a lua ou uma rua, e também terá iluminação variável de outras fontes, como fogos de artifício, flashes, faróis de carros, e afins. O que faz as boas fotografias noturnas serem impressionantes é a capacidade de encontrar um equilíbrio perfeito entre os dois tipos de iluminação. Este não é alcançado por um equilíbrio 50/50 – muitas vezes você quer lutar por algo mais próximo de uma fonte de luz sendo a metade, ou um quarto do outro.

Uma vez que você tenha atingido o equilíbrio perfeito que você está procurando entre suas fontes de luz, é hora de definir a sua exposição. Dependendo do que o seu ponto focal venha a ser, a sua exposição deve ser colocada em qualquer lugar de 3 a 300 segundos. É aconselhável usar um tripé.

Ao fotografar uma vista geral da cidade você vai encontrar várias fontes de luz diferentes. Fotos da cidade são, muitas vezes, o equilíbrio da cidade e um outro elemento, como o céu, ou um ponto focal de primeiro plano como um rio, montanhas, ou qualquer outra coisa que possa ajudar a adicionar profundidade e textura para o seu disparo. Ou simplesmente adicionar um contraste mais escuro que também ajuda a enquadrar sua foto. O efeito mais desejado em fotos urbanas noturnas é, normalmente, a cor. Para aumentar ao máximo a cor clicada é geralmente necessária uma exposição de cerca de 30 segundos ou menos.

Abaixo estão alguns exemplos de paisagens diversas e outras muitas fotos tiradas durante a noite em situações de baixo nível de luz.

Um click de uma cidade costeira de tirar o fôlego
www.flickr.com/photos/crystalbeta/2110417115/

Outro click maravilhoso do horizonte a noite
www.wallcoo.net/1366×768/1366x768_city_night/html/wallpaper2.html

Um leopardo descontente flagrado à noite
www.tanveerbadal.com/travel-south-africa-photography/kruger-night-safari-photos-south-africa/

O London Eye destacado por um pouco de cor surpreendente
www.job32v8.com/photos/453.jpg

Uma vista impressionante de baixo para cima da Torre Eiffel iluminada
www.wallcoo.net/1366×768/1366x768_city_night/html/wallpaper3.html

Uma imagem de um rio e a paisagem urbana
www.flickr.com/photos/wecand/2696884974/sizes/o/in/photostream/

Uma bela cena noturna
www.wallcoo.net/1366×768/1366x768_city_night/html/wallpaper4.html

O primeiro arco da Brooklyn Bridge
blog.ajg.net/category/photography/architecture-photography/

New York City
thumbpress.com/40-amazing-pictures-of-new-york-city/

Bristol Motor Speedway
theblissagency.com/news.php?view=detail&id=84

Times Square, New York
www.panoramio.com/photo/14079094

Uma belíssima imagem de uma montanha coberta de neve e o seu vilarejo
www.portwallpaper.com/image/25441-beautiful-night.html

Aurora Boreal
www.fanpop.com/spots/canada/images/55873/title/aurora-borealis-nwt-photo

Neve caindo em um calmo vilarejo
kellycdb.tumblr.com/post/3211953925/snow-tonight-from-the-roof-of-rappahannock

O céu à noite em Tahoe, California
www.liquidinplastic.com/2008/07/sleep-is-for-sheep-more-night-photography/

Horário do Rush ao entardecer
www.wallcoo.net/1366×768/1366x768_city_night/html/wallpaper7.html

O corredor sombrio
www.digital-photography-school.com/night-photography

As últimas horas da luz brilhante do sol
www.wallcoo.net/1366×768/1366x768_city_night/html/wallpaper12.html

As horas finais da luz do dia em uma cidade movimentada
www.wallcoo.net/1366×768/1366x768_city_night/html/wallpaper8.html

Um divertido entardecer em Londres
www.wallcoo.net/1366×768/1366x768_city_night/html/wallpaper6.html

Outra foto urbana tirada a noite com tráfego suburbano em primeiro plano
photography5.com/photography/City-Night-1153/

Museu Russo de Aeronaves
zhulyany-ah.livejournal.com/1132.html

Aberdeen University, Aberdeen, Scotland
www.flickr.com/photos/mikix/3298563538/

A lua sobre Salt Lake City, Utah e as luzes abaixo
dezray6.deviantart.com/art/Salt-Lake-City-Night-58190104

Um belo click de um porto
glazemoo.blogspot.com/2010/10/hdr-night-photography.html

Loch Lomond nos segundos finais da luz do sol brilhando sobre a superfície
guillaume-dauphin.deviantart.com/art/night-at-Loch-Lomond-8-64782154

Sozinha na rua de pedras
mara-mara.deviantart.com/art/Brussels-By-Night-5-47854707?q=boost%3Apopular+in%3Aphotography+night+photography&qo=165

Soldado em campo de guerra, Camp Fallujah, Iraq
www.chaoticsynapticactivity.com/2007/06/28/marine-by-the-fires-light/

Paisagem noturna de Chicago, Chicago, Illinois
becauseweliketo.com/chicago/

Existem várias outras cenas que compõem fotos fenomenais além de cidades e as luzes da cidade. Estrelas fornecem uma tela excelente para trabalhar, assim como fogos de artifício, fogueiras e lanternas. Esta é a aplicação onde o tempo de exposição pode variar muito, partindo mais rápido que 3 segundos e durando até 300. Quanto mais tempo a sua exposição, mais longo será o seu rastro de luz.

Fogos de artifício fornecem luz e cor excelente para um fundo e podem ser bastante divertidos de capturar. Muitas vezes, uma exposição de 4-12 segundo funciona muito bem para a captura de imagens deslumbrantes à noite. Faíscas e lanternas também podem criar algumas fotos noturnas criativas, você pode escrever o seu nome no ar ou simplesmente acenar sem rumo para captar um efeito irregular legal.

Como você pode ver, para uma fotografia noturna é  necessário muito mais do que comprar uma câmera e café suficiente para mantê-lo acordado durante a noite. E como com qualquer coisa, quanto mais prática você tem melhores resultados você terá. Você irá desenvolver preferências no que se concentrar e em quanto tempo de exposição deve utilizar. Então, agora que você já viu alguns exemplos impressionantes e aprendeu alguns dos princípios, vai lá e comece a capturar algumas cenas de tirar o fôlego!

Se você é um fotógrafo profissional ou amador e deseja mostrar seu talento para o mundo. Visite o Wix.com e descubra como fazer um site para o seu portfólio de fotografias. Escolha um template já existente e personalize-o ou comece a partir do zero. Crie o seu agora!

14 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Foto noturna é legal com longa exposição como essas mas tem umas aí que parece photoshopadas rs mesmo assi estão segais :)

  • Estou achando que essas cores são todas artificiais, providenciadas no computador. Não exitem máquinas tão perfeitas e nem fotógrafo para tamanha perfeição.

    • Claramente não fotografa e entende pouco de fotografia… não quero ofender! Claro que existe um melhoramento no PC como contraste, recuperar zonas escuras ou ate reduzir ruído, etc, mas a foto tem de ficar bem feita se não é impossível fazer isto que se vê! Há aqui algumas, sem desprestigiar autores, bem acessíveis de eu as fazer e só fotografo há um ano com DSLR, mas neste ano também estudei bastante e fotografo sem medo de errar e claro que arrisco dizer que nenhuma foto foi feita com apenas um click mesmo que sejam feitas por fotógrafos muito experientes.

  • Anderson seria interessante fazer altas exposições com isso 400, usando um filtro ND 8 para pegar a iluminação ambiente?

  • O que eu acho mais interessante nesta página é essa DSLR para canhotos,
    pois eu nunca vi uma. (lá no topo da página)

  • Outro dia, em um fórum de fotografia, houve um comentário em cima de uma explicação de como eu tinha tirado uma foto que mandei para um concurso patrocinado pelo forúm. Eu expliquei que para tirar aquela foto eu tinha feito diversas tentativas, tirado várias fotos, varias… diversas.. E então o comentário foi: "Ahhh,, assim é mole.. até uma criança tirando várias fotos vai conseguir tirar uma foto boa…"

    Então, já que sou uma criança (de 50 anos), quando crescer quero tirar foto como estas, pois imagino que os autores das fotos devam ter tirado as mesmas em um único Shot… São extremamente belas. Pena que eu nunca vou conseguir, pois não vou chegar na idade adulta a tempo…

  • Fotos muito legais, principalmente a do monto nevado com o vilarejo abaixo, mas a da Lua esta forçada demais….

  • Seria interessante falar um pouco sobre RUÍDOS, pois por mais que não queiramos máquinas mais simples tendem a deixar mais ruído nas imagens, o ideal é deixar no ISO AUTOMÁTICO?

    • @Anderson: O ruído sempre esteve presente na fotografia … essa é a verdade, meu amigo!!
      No tempo da fotografia analógica, se precisássemos de mais "luz", puxávamos o filme +1 ou +2 o que na prática significava que se estivéssemos com um filme 400 ASA (não era ISO mas era a mesma coisa) ele faziamos dele um 800 ou 1600 e aumentávemos o tempo de revelação no tanque. Os fotojornalistas eram os reis desta técnica que trazia mais "grão" que é o avô do "ruído" :) … e que era visto como parte integrante desta linguagem fotográfica sempre mais constratada por causa da "puxada" no laboratório.
      Hoje em dia, com essa guerra entre as marcas e com o marketing agressivo que quer nos convencer de que uma camera fotográfica é quase descartável, acabamos por ficar fotógrafos medrosos que se borram só de pensar que temos que mudar o ISO pq isso estragaria a foto … e não é assim, garanto!!!
      Durante os meus cursos obrigo a que os alunos experimentem fotografar com ISO elevado e enxerguem as vantagens que isso traz ao fill light (luz ambiente) e na linguagem mais realista.
      Há uma forma eficiente de controlar o ruído que passou um pouco do ponto que é, antes de tudo, clicar em RAW para poder usufruir do Noise Reduction do CS6 que é fantáááááááááástico!
      Também há alguns plugins interessantes e que devem ser usados com moderação para que não passemos de o extremo oposto do ruido para um aspecto plastificado.
      O uso do ISO automático pode significar uma vantagem quando o que vc precisar é fazer o registro do momento sem se preocupar com a qualidade em primeiro lugar … exemplo … vc está passeando numa avenida e o Mick Jagger vem te pedir prá tirar uma foto contigo … vc põe tudo no automático, chama qualquer um que passe e manda ele por vc e o Mick na "janelinha" e apertar o botão … ;)
      Caso contrário, use o modo P da camera pois ali há como controlar tudo … velocidade, abertura e iso … escolhe o que quer e a camera faz o clic. Há aqui alguns tutoriais que coloco o Ruido e a Foto Noturna como assuntos e seria legal vc dar uma lida!!!
      É isso ai, meu amigo … essa coisa de que ruido deixa a foto uma m**** é a mais pura das mentiras!!!
      Abração!!!

      • Fernando, Apoiado! Eu venho numa caminhada evolutiva nas minhas máquinas. ainda não tenho uma câmera DSLR (é assim que se escreve?, hehehe) mas como eu tiro fotos que gosto muito com meu Smartphone Samsung Galaxy s3, não achei que era um momento ainda de investir em um equipamento muito sofisticado no momento de comprar uma nova máquina. Fui para uma Superzoom, Canon SX40 HS.

        Pois bem, No dia de ontem eu fui praticamente "Obrigado" a tirar as fotos de um projeto que estamos tocando. Etapa importante começando. Muitas reuniões durante todo o dia. mais de 50 pessoas envolvidas. Eu pensei: se eu colocar o Flash, vai fazer alarde… então aumentei o ISO, ajustei o balanço de branco para a luz do local e fui tirando as minhas fotos. Ajustando o Iso conforme as salas que eu ia entrando variava com a iluminação e também dependendo do Zoom que eu queria usar. E sairam bastante boas. Perdi algumas, é claro. Mas a maioria ficou muito boa para este tipo de evento. E não atrapalhei em nada os trabalhos do pessoal.

      • parabéns pelo comentário,sou iniciante em fotografia e tenho fotos maravilhosas de minha bebê com a cinquentinha e ISO 1600,e como disse,são fotos maravilhosas. Por quê? hora,porque estudo e procuro os comentários de quem intende de fotografia de verdade,e não de qualquer um! Isso faz muita diferença !

  • Nossa essas fotos ficaram impressionantemente, preciso aprender a fazer esses efeitos o trabalho fica muito Bom,

  • Fazer fotos de dia, com bastante luz disponível já é difícil… à noite então… caramba é muito complicado… parabéns aos profissionais pelas belas imagens!

Abrir Chat
1