Home » Artigos » Dicas » O Segredo das fotografias noturnas

O Segredo das fotografias noturnas 2.96/5 (23)

- Última Atualização a: 22/08/2014

Paisagens noturnas são para muitos, encantadoras. Registrar uma paisagem durante a noite pode ser um desafio, mas sabendo as técnicas é possível conseguir um resultado muito bonito.

Apresento a seguir, meu pequeno passo a passo para realizar paisagens noturnas com qualidade.

1 – Tripé sempre. É possível sim, se você for mão-firme realizar uma paisagem com pouca luz, segurando a câmera na mão. Mas se a intenção é uma fotografia realmente nítida, o ideal é usar um tripé, que manterá a câmera firme (por isso é importante que ele seja relativamente pesado) durante toda a exposição.

2 – Controle remoto da câmera. Mesmo que a sua câmera esteja firme e forte em cima de um tripé, nada disso adianta se durante o apertar do obturador, você movê-la um pouquinho. A foto poderá ficar um pouco borrada, ainda que quase imperceptível. O resultado pode ser muito melhor se você utilizar um controle remoto para acionar o obturador, assim a câmera ficará com toda certeza imóvel.

Dica: Não tem um controle remoto? Não tem problema, você pode usar o timer! Componha a foto, regule velocidade e abertura e então programe para câmera disparar em 5seg. Assim há tempo para você se distanciar do tripé e impedir que a câmera balance.

3 – Desligue o estabilizador de imagem. Sabe essa função de evitar tremidos da mão do fotógrafo? Ao fotografar no tripé, essa função fica confusa, pois a câmera já estará 100% imóvel. O resultado, com o estabilizador ligado, pode ser justamente o oposto. Fiz o teste há um tempo. Fotografei com o VR (sistema de estabilização de imagem da Nikon) ligado usando tripé. Depois reproduzi a imagem com o mesmo desligado.

Veja a diferença:

4 – Pequenas aberturas e foco infinito. Em fotografia de paisagens de modo geral, essa dica se aplica muito bem. Em fotografias noturnas, a pequena abertura dá um efeito muito bacana. Além da profundidade de campo aumentar, os pontos de luz na foto, devido à aberturinha, ficam muito bonitos. Às vezes ficam assim, parecendo estrelinhas. Nessa foto usei abertura f/22 para conseguir este efeito.

5 – ISO baixo e longa exposição. Vamos pensar bem, se sua câmera está paradinha, não existe nenhum motivo para que essa exposição tenha que ser rápida. Pensando melhor, não há nenhum motivo para aumentarmos o ISO, então!

Sempre que faço fotos no tripé, de motivos imóveis (paisagens são um exemplo, mas poderia ser still também), uso o menor ISO disponível, normalmente o 100. Assim terei o máximo de nitidez em minhas fotos. A longa exposição (que nesse caso será regra, conseqüente do ISO baixo), só dará um efeito ainda mais legal, como as luzes ‘riscadas’ dos carros, por exemplo.

Por ultimo, mas não menos importante…

6 – Nem pensar em usar configurações automáticas. Sou uma grande defensora de sistemas facilitadores, como os modos pré-programados. Mas no caso da fotografia noturna, a sua câmera não é tão inteligente assim, para saber o que você pretende registrar. O mais provável é que ela dispare o flash, aumente o ISO e consiga um resultado que certamente não é o que você espera.

Para os menos experientes, sugiro o seguinte:

  • coloque no tripé e componha a imagem;
  • ajuste o ISO para o mais baixo possível;
  • use prioridade de abertura e diminua o f/stop;
  • deixe o tempo por conta do fotômetro, que diante dessa configuração usada, aumentará bastante o tempo de exposição;

Ajude-nos, avalie este artigo:

Huaine Nunes

Vinda de uma família de fotógrafos, a fotógrafa Huaíne Nunes já nasceu em meio às câmeras fotográficas. Em 1999 ganhou sua primeira câmera de visor direto, tinha apenas 10 anos de idade. Com 16 anos começou a se interessar pelas técnicas, sempre tendo seu pai como principal instrutor. Com 19 comprou sua primeira reflex digital e agora, aos 21 atua como fotógrafa infantil. Perfeccionista e dedicada, é aficionada por livros de técnicas fotográficas e está sempre procurando aperfeiçoar-se. É formada em Design de Moda e ainda persiste em aprender a fotografar o mundo fashion. Mantêm também um blog com dicas para fotografia de bebês e crianças, que tem trazido um aprendizado constante.

60 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Minha fiha vai se apresentar no teatro(bale e eu estarei na primeira fileira.Qual maquina voces me orientariam comprar-na santa ifigenia

  • Boa noite, amei o texto.
    Eu adoro fotos de paisagens tanto de dia quanto a noite.
    Você pode me indicar uma câmera boa para esse tipo de exposição ??
    Na faixa de mil reais…

  • O artigo já é antigo mas vou deixar um comentário; a escolha do ISO depende muito da câmera que se tem em mãos, muitas câmeras tem um desempenho absurdo em ISO's altos com uma qualidade ridícula de boa, ao meu ver um dos trunfos do digital sobre o filme, mas dependendo do seu equipamento fazer uma exposição muito longa tb pode trazer problemas de qualidade na imagem que não deixa de ser um tipo de ruido tb, os hot-pixels! aqueles pontos coloridos RGB que se multiplicam com o aumento do tempo de exposição, portanto diria para fazer experiencias antes para saber os limites do seu sensor, e assim pode-se escolher uma combinação mais adequada de tempo de exposição e ISO para as fotos com mais qualidade. abraço.

  • Eu gostaria de fotografar uma praia com um grupo de pessoas à volta da fogueira tocando violão. Qual seria a configuração?

  • Não existe configuração certa, ou melhor configuração . Existe saber o que fazer com ajuste de diafragma, velocidade de diafragma e iso. A configuração certa vai depender de como quer deixar a imagem.

  • Gostei do artigo,e vi também alguns comentários,o primeiro foi do ""aumentando o ISO vc ganha contraste"",bem,, contraste como nitidez isso vc pode fazer na própria maquina,,assim vc não vai arriscar perder uma foto,,dependendo de quanto vai aumentar vc vai perder qualidade,vai granular,depois vc já está usando tripé,claro que já desligou o estabilizador,ou VR como é o da Nikon,,ou OS da sigma,,depois acredito que vai usar no manual e não foco automático,,acredito eu que vc também que é a parte mais importante que não vi ninguém comentar,,é a temperatura de cor,de quanto seria essa temperatura já que temos vários tipos de iluminação,como nessa ultima foto,que parece estar em torno de 2700 a 3000 que é luz de vela,,, ,,depois o F///,começaria com quanto,F/8 até F/16,,,,isso estou falando em termo de se fazer uma foto totalmente no manual e não usar alguma função automática da maquina,,isso tudo são detalhes,mais detalhes que vão fazer certas diferenças,,,acredito eu,,,valeu pelo post e pelas resposta,,assim que aprendemos e estamos sempre aprendendo,,,abraços garotinha.

    • Gostei das dicas complementando as informações da Huaine.
      Gostaria de saber se vc tem alguma dica para fotografia noturna em eventos.
      Obrigada.

  • Bom post e bos dicas. Eu costumo tambem colocar o "mirror lock-up" na minha velhinha Canon 400D e obtenho bons resultados. Sempre minimiza o movimento indesejado da câmara, por muito pouco que seja, e mesmo asim uso um controlo remoto por infravermelhos.
    Continue o bom trabalho. Parabéns.