Home » Artigos » Dicas

O que é a “Caixa de Luz” para Retratos e Moda 4.89/5 (19)

Caros Fotodgnianos apaixonados por Fotografia,

Há alguns meses comecei a desenvolver uma série de ensaios com uma modelo new face, Carol Maia, e tive a ideia de criar no Olhares o upload em tempo real, ou seja, clicava e depois de 10 minutos algumas das fotos já estavam online para que todos pudessem curtir e aprender também já que explicava exatamente o que havia feito para obter aquele resultado.

Percebi que o assunto “Caixa de Luz” que eu mencionava chamava muito a atenção dos visitantes da minha galeria e tenho comigo inúmeras mensagens de pessoas que gostariam de saber o que é, como se constrói e para que serve esse tipo de luz que muitos profissionais topo de gama utilizam para suas maravilhosas fotos já que sua principal vantagem é o ritmo por permitir a movimentação variada da modelo (profissionais, não briguem de novo comigo mas é que tenho alma de professor … :lol: ).

Modelo: Carol Maia / Make up/Hair: Vanessa Souchet / Styling: TeamWork

1) DEFINIÇÃO:

O termo “Caixa de Luz” define uma área onde qualquer posição (ou pose) está garantidamente bem iluminada e, principalmente, com a mesma fotometria. Isso acontece porque forma-se uma “caixa de segurança” com várias fontes de luz dispostas ao redor e o mais emocionante é que sempre há uma variação significativa do efeito da iluminação, embora as fontes estejam sempre na mesma posição. Para os que já ficaram meio desanimados pensando que não possuem cabeças de flash, refletores, fundos pretos, eu tenho uma ótima notícia … pode-se improvisar com lâmpadas comuns também desde que não sejam fracas e que se faça um balanço customizado dos brancos que é um recurso muito comum nas câmeras DSLR de gama média (leiam seus manuais, Fotodgnianos!!!). Eu fiz uma fotografia em plano aberto do que estava acontecendo e numerei todos os componentes que julguei serem importantes para que vocês pudessem entender exatamente do que se trata e como a caixa de luz vale também para vários enquadramentos desde portrait até corpo inteiro.

1 – Luz Principal: Cabeça de flash em ½ potência com snoot para concentrar e manter a luz numa determinada área (em ½ potência para não “estourar” a pele mantendo os tons médios mais naturais).

2 – Cabeça de flash com sombrinha branca em potência total para criar altas luzes e brilhos.

3 – Cabeça de flash com sombrinha branca em potência total para criar altas luzes e brilhos.

4 – Refletor dourado para captar a luz parasita proporcionando um tom de pele mais “quente”.

5 – Disparador por Radio Frequência que evita a presença de cabos (e tropeços desastrosos).

6 e 7 – Reflexão da luz parasita que funciona como a “tampa e fundo” da caixa de luz devolvendo para a cena (podem ser feitas com placas de esferovite/isopor).

8 e 9 – Nesse dia o frio era intenso e é sempre importante que a modelo sinta-se confortável. Importante: Sempre opte por tecidos (hobby) ou superfícies (aquecedor) brancos, pretos ou cinzentos para não contaminar a luz com reflexos de cores que não sejam brancas.

10 – Fundo preto (mate) para evitar inclusão de brilhos indesejados.

11 – Um depósito de pilhas “Pilhão” (www.ecopilhas.pt) para que o mundo não fique contaminado pelas incontáveis pilhas que NÓS utilizamos (o planeta agradece).
Um grande abraço a todos os fotodgnianos e experimentem, experimentem, experimentem … pois só assim conseguirão avançar tecnicamente.

Até a próxima!!! :lol:

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Hugo

    Muito boa sua explicação,porem como sou muito novo em fotografar,vou te fazer uma pergunta.É assim que a gente faz as fotos em p/b quando a gente quer fotografar uma pessoa só pegando ametade do rosto e o restante vai para o preto?

  • Mara

    Muito bom… Sou iniciante, mas percebi pela disposição das luzes que elas se equilibram.
    Por ex. 2 e 3. Obrigada pelas dicas!

  • wagner

    Qual é a potencia das cabeças, que tipo de rádio flash que você usou?

  • marcos silveira

    Francamente, eu não vi nada de diferente…o que vi aí, foi um estúdio super convencional com todas as parafernálias que fazem parte da velha rotina de um fotógrafo de estúdio…acho q o rapaz aí quis somente renomear a área…

  • Rafael Novak

    Parabéns pelo artigo, esqueceu de comentar que assim fica barato e não precisa de muito espaço.
    Vou botar suas idéias em pratica .
    Parabéns.

  • Claudia

    amei esse artigo,nao intendo "ainda"muito sobre esse mundo da fotografia,mas estou estudando exatamente para isso para tomar mais conhecimento,fotografia é uma arte que eu aprecio muito

    adoro a maneira como podemos eternizar um momento em apenas um click,por isso seus artigos me ajudam tanto,me ajudam a intender e conheçer melhoro mundo da fotografia.

    Esta de parabens pelo artigo

  • Armando Vernaglia Junior

    Ótimo artigo sobre iluminação, bastante claro e didático, parabéns.

  • Excelente seu artigo. Adorei as dicas, parabéns pela iniciativa.
    Abraços

  • Ali Chahine Mehanna

    Parabens pela aila grande Mestre.Na era digital não existe mais segredos.

    E nesta composição simples mais muito efica voce deixa isto bem claro, So faltou um elemento muito importande (a fita adesiva ) para as improvisações. cola-se um tecido aqui outro ali e assim conseguimos os efeitos sugeridos rsrrsr. PARABENS

  • Parabéns interessante a caixa de luz, com certeza muito bem explicado e ilustrado fiquei contente pela dica.

  • Mestre Fernando Bagnola,
    Conforme afirmo no “meu” site aqui confirmo, poia ao ver os seus conhecimentos.
    Eu afirmo: De Fotográfia nada sei… Simplesmente registo o meu olhar!
    Mais uma vez obrigado por mostrar os seus Trabalhos!!
    Vou ficar a seguir este site com mais atenção!
    José Canelas

  • Luis DuLac

    Caro Fernando, sou subscritor recente da Newsletter e recebi hoje seu artigo que sem pretensões explica muito mais e melhor que muito bla bla bla que por anda por aí.

    Tambem recorro à caixa de luz variadissimas vezes exactamente pelas razões que aponta. Conveniencia e uma uniformidade na qualidade da iluminaçao, são os principais motivos

    Só mesmo náo tenho o luxo de um aquecedor a oleo!!

    Parabens.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar