Fotografia para iniciantes 4.33/5 (3)

Meu primeiro artigo aqui no Fotografia-DG e gostaria de falar sobre Fotografia para iniciantes.

Se você gosta de fotografia, quer iniciar na área e gostaria de fazer suas fotos terem mais qualidade, sem entrar em detalhes técnicos por enquanto, siga algumas destas dicas que poderão lhe ajudar!

Eliminando qualquer tabu, não é preciso ter um equipamento de ponta para conseguir boas imagens. Tudo o que você precisa é saber como extrair o melhor do equipamento que tem. Eu, por exemplo, tive uma Sony W35 por muito tempo e obtive resultados excelentes com ela (proteção, a ponte e stars).

Então, aqui vão algumas dicas para começar:

– Nunca use o zoom digital. Diferente do óptico que tem melhor alcance e amplia a imagem antes de ser captada, o zoom digital é feito após a captação da imagem o que faz perder qualidades e detalhes.

Balanço de Branco (WB – White Balance): especialmente quando você estiver tirando fotos em ambientes internos, tente ajustar você mesmo o WB em sua câmera, Também conhecido como ‘bater o branco’, é o processo de remoção de cores não reais, levando em consideração a temperatura de cor e fonte de luz de cada foto.
Em câmeras amadoras a apresentação mais comum do ajuste é um botão ou item do menu que alterna do automático para alguns modos pré-definidos: luz incandescente, luz fluorescente, sol, dia nublado e coisas do tipo.

– Inicialmente, não use o flash de sua câmera, a não ser em casos que você precise fotografar em condições de pouca luz e não consiga fotos nítidas sem o auxílio do mesmo. Com a prática, você encontrará certas situações em que o uso do flash poderá corrigir algumas falhas.

Compacta Sony

Como começar?

A primeira coisa que você pode se perguntar é: o que eu quero fotografar?

Se encontrar algo que lhe agrade, ache interessante ou bonito, pergunte-se: o que isso tem para que eu o veja dessa maneira? Procure um diferencial, um olhar pode mudar a composição inteira da fotografia.

Por exemplo, caso o assunto em questão seja uma paisagem, observe tudo que está em volta: alguma árvore, um lago, ou as montanhas no horizonte?

É importante identificar os elementos-chave que você deseja capturar. Agora, tente preencher sua foto com esses elementos, eliminando todos os desnecessários (que podem distrair o observador do assunto principal).

Vamos supor que você esteja fotografando uma pessoa. Tenha certeza que você está perto o bastante para vê-la claramente, e preste atenção ao fundo… Você realmente quer que aquela cadeira apareça? Se você mudar de posição ou de ângulo, talvez consiga deixar de fora esses objetos indesejáveis.

Fonte de Luz

Tenha em mente que, a menos que você queira fotografar uma silhueta, terá quase sempre os melhores resultados se a fonte de luz estiver posicionada atrás de você (fotógrafo).
Outro aspecto a levar em conta são as sombras. É comum formar sombras no rosto dependendo da posição do modelo e da luz, se isso ocorrer procure posicionar a pessoa de uma forma diferente.

Foco

Em câmeras amadoras encontramos, normalmente, dois tipos de ajuste focais: o automático e o macro.
Para ter certeza que seu assunto principal está sempre bem focalizado, na maioria das câmeras, basta pressionar o botão disparador até a metade e esperar até a câmera ajustar o foco. Com o macro acontece da mesma forma, a única diferença é que você só o utilizará para registrar detalhes mais próximos à lente.
Feito isso, pressione o botão até o final para registrar a foto.

Espero ter ajudado com essas dicas, boas fotos!

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Rosemari Dagostin

    Tenho uma camera canon digital sera que fica boas as fotos para iniciantes? Nao tenho experiencia nenhuma….l

  • Poxa! amei este artigo, realmente aprendi muitas coisas, agora já sem como tirar minhas fotos sem cometer erros…

    Parabéns!

  • excelentes dicas eu quero começar nesse ramo da fotografia pois gosto muito e já trabalho com deigner gráfico básico!

  • silvio

    tenho uma nikon semi profissional ,meu amigo quer eu tire fotos ,quando ele estiver surfundo eu gosto mais não tenho experiencia ,ele sempre surf bem cedo entre 5.30e6.00horas da manhã,qual melhor iso ,minha maquina é uma coolpix l 120muito boa obrigado desde pelo espaço silvio de caraguatatuba sp.

  • Paulo

    Adriana, gostaria de saber se com estas máquinas digitais simples (tenho uma Sony DSC-W320) é possível tirar aquele tipo de foto em que a pessoa (ou objeto) fica nítida com o fundo desfocado? E como faço isso?

    Grato,

    Paulo

  • I do believe all the ideas you’ve presented to your post. They are really convincing and can certainly work. Still, the posts are very quick for beginners. Could you please lengthen them a bit from subsequent time? Thanks for the post.

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘1013861888 which is not a hashcash value.

  • Very beneficial written information. It might be useful to anybody what person employess it, as effectively as me. Keep doing what you’re up to canr wait to look at more posts.

  • [email protected] yeast in men

    For Advanced First Grade Students and noob website owners, a question: What will the next Google update do to your site? Answer coming up!

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘240965872 which is not a hashcash value.

  • Alfredo Jr

    Dicas básica e elementares, no entanto muito importantes pois fazem a diferença entre "tirar uma foto" e "fazer uma foto". Vlw

  • francis

    as dicas sao bem esclarecedoras mesmo mas gostaria de dicas de cameras para iniciantes, marcas, capacidade, mega pixels , essas coisas, pode ser?! posso aguardar o email? obrigado

  • Ei adri, que orgulho!

    Parabéns pelo post, ta fazendo a lição de casa direitinho hein rsrsrsrsrs

    bjkas e muito sucesso p vc!

  • Eu adorei esse post!

    Curto e tem tudo que alguém precisa saber para começar a fotografar!

    Parabéns! ;)

  • Uma das melhores materias para iniciantes que eu ja li!PARABENS

Abrir Chat
1