Home » Artigos » Dicas » Fotografia para iniciantes

Fotografia para iniciantes 4/5 (2)

Meu primeiro artigo aqui no Fotografia-DG e gostaria de falar sobre Fotografia para iniciantes.

Se você gosta de fotografia, quer iniciar na área e gostaria de fazer suas fotos terem mais qualidade, sem entrar em detalhes técnicos por enquanto, siga algumas destas dicas que poderão lhe ajudar!

Eliminando qualquer tabu, não é preciso ter um equipamento de ponta para conseguir boas imagens. Tudo o que você precisa é saber como extrair o melhor do equipamento que tem. Eu, por exemplo, tive uma Sony W35 por muito tempo e obtive resultados excelentes com ela (proteção, a ponte e stars).

Então, aqui vão algumas dicas para começar:

– Nunca use o zoom digital. Diferente do óptico que tem melhor alcance e amplia a imagem antes de ser captada, o zoom digital é feito após a captação da imagem o que faz perder qualidades e detalhes.

Balanço de Branco (WB – White Balance): especialmente quando você estiver tirando fotos em ambientes internos, tente ajustar você mesmo o WB em sua câmera, Também conhecido como ‘bater o branco’, é o processo de remoção de cores não reais, levando em consideração a temperatura de cor e fonte de luz de cada foto.
Em câmeras amadoras a apresentação mais comum do ajuste é um botão ou item do menu que alterna do automático para alguns modos pré-definidos: luz incandescente, luz fluorescente, sol, dia nublado e coisas do tipo.

– Inicialmente, não use o flash de sua câmera, a não ser em casos que você precise fotografar em condições de pouca luz e não consiga fotos nítidas sem o auxílio do mesmo. Com a prática, você encontrará certas situações em que o uso do flash poderá corrigir algumas falhas.

Compacta Sony

Como começar?

A primeira coisa que você pode se perguntar é: o que eu quero fotografar?

Se encontrar algo que lhe agrade, ache interessante ou bonito, pergunte-se: o que isso tem para que eu o veja dessa maneira? Procure um diferencial, um olhar pode mudar a composição inteira da fotografia.

Por exemplo, caso o assunto em questão seja uma paisagem, observe tudo que está em volta: alguma árvore, um lago, ou as montanhas no horizonte?

É importante identificar os elementos-chave que você deseja capturar. Agora, tente preencher sua foto com esses elementos, eliminando todos os desnecessários (que podem distrair o observador do assunto principal).

Vamos supor que você esteja fotografando uma pessoa. Tenha certeza que você está perto o bastante para vê-la claramente, e preste atenção ao fundo… Você realmente quer que aquela cadeira apareça? Se você mudar de posição ou de ângulo, talvez consiga deixar de fora esses objetos indesejáveis.

Fonte de Luz

Tenha em mente que, a menos que você queira fotografar uma silhueta, terá quase sempre os melhores resultados se a fonte de luz estiver posicionada atrás de você (fotógrafo).
Outro aspecto a levar em conta são as sombras. É comum formar sombras no rosto dependendo da posição do modelo e da luz, se isso ocorrer procure posicionar a pessoa de uma forma diferente.

Foco

Em câmeras amadoras encontramos, normalmente, dois tipos de ajuste focais: o automático e o macro.
Para ter certeza que seu assunto principal está sempre bem focalizado, na maioria das câmeras, basta pressionar o botão disparador até a metade e esperar até a câmera ajustar o foco. Com o macro acontece da mesma forma, a única diferença é que você só o utilizará para registrar detalhes mais próximos à lente.
Feito isso, pressione o botão até o final para registrar a foto.

Espero ter ajudado com essas dicas, boas fotos!

Ajude-nos, avalie este artigo:

Adriana Cecchi

Paulistana de 21 anos, graduada em Comunicação Digital/ Produção Audiovisual é apaixonada por fotografias randômicas e conceituais.
Embora tenha concluído um curso de Fotografia Digital, sempre foi autodidata, buscou entender e prestigiar artigos, reviews, trabalhos e dicas de colegas na Internet.

14 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Tenho uma camera canon digital sera que fica boas as fotos para iniciantes? Nao tenho experiencia nenhuma….l

  • tenho uma nikon semi profissional ,meu amigo quer eu tire fotos ,quando ele estiver surfundo eu gosto mais não tenho experiencia ,ele sempre surf bem cedo entre 5.30e6.00horas da manhã,qual melhor iso ,minha maquina é uma coolpix l 120muito boa obrigado desde pelo espaço silvio de caraguatatuba sp.

  • Adriana, gostaria de saber se com estas máquinas digitais simples (tenho uma Sony DSC-W320) é possível tirar aquele tipo de foto em que a pessoa (ou objeto) fica nítida com o fundo desfocado? E como faço isso?

    Grato,

    Paulo

  • I do believe all the ideas you’ve presented to your post. They are really convincing and can certainly work. Still, the posts are very quick for beginners. Could you please lengthen them a bit from subsequent time? Thanks for the post.

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘1013861888 which is not a hashcash value.

  • Very beneficial written information. It might be useful to anybody what person employess it, as effectively as me. Keep doing what you’re up to canr wait to look at more posts.

  • For Advanced First Grade Students and noob website owners, a question: What will the next Google update do to your site? Answer coming up!

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘240965872 which is not a hashcash value.

  • Dicas básica e elementares, no entanto muito importantes pois fazem a diferença entre "tirar uma foto" e "fazer uma foto". Vlw

  • as dicas sao bem esclarecedoras mesmo mas gostaria de dicas de cameras para iniciantes, marcas, capacidade, mega pixels , essas coisas, pode ser?! posso aguardar o email? obrigado