Home » Artigos » Dicas

Fotografias corporativas que transmitem uma mensagem

Todas as fotografias corporativas querem passar uma mensagem, seja ela mais implícita, seja explícita, basta sabermos interpretar os sinais. Por exemplo, em imagens que mostram o exterior da empresa, o mais provável é que se queira definir a dimensão da competitividade no mundo corporativo. Já no interior, mostra-se o ambiente colaborativo.

O mesmo acontece quando analisamos a postura corporal das pessoas. Por exemplo, pessoas sorridentes transparecem realização profissional; pessoas sérias dão a impressão de estarem muito focadas; quando o colaborador olha para a câmera, significa que ele é exemplar; quando não, transparece espírito de equipe.

Esse tipo de fotografia foi muito comum durante anos no ambiente empresarial e utilizada em todas as esferas de uma empresa, desde o seu site até cartazes espalhados pelos escritórios e fábricas como forma de motivar seus funcionários. Mas será que elas transmitiam vida?

fotografias-corporativas-transmitem-mensagem-rvk

Transmita verdade nas suas fotografias corporativas

Quando olhamos para este tipo de foto empresarial, sempre temos a impressão de que foi tudo muito ensaiado ou de que, na verdade, são apenas figurantes que posaram como se fossem os funcionários. Há quem diga que parecem meras imagens de um banco qualquer. Fica uma visão muito fake e irreal de como funciona o ambiente. Que tipo de proposta a empresa passa com essas fotografias a não ser de que o seu negócio não é lá muito pessoal e acolhedor?

Para nos ajudar com a questão, o fotógrafo corporativo Rogério von Krüger diz que “As imagens de uma organização mostram o que ela é no cotidiano e também transmitem os seus valores. Se parecer muito ensaiado, muito certinho, com tudo no lugar, a empresa até pode parecer confiável, mas não vai parecer com vida e feliz”.

fotografias-corporativas-transmitem-mensagem-rvk2

Fotografe os funcionários durante o expediente

É óbvio que para fotos de quadro de funcionários é preciso um local adequado e o resultado não pode ser lá muito espontâneo. Entretanto, ao fazer a sessão interna cobrindo o dia a dia do local, o mais indicado é que seja feito durante o expediente, o que vai aproximar os clientes da empresa. Mesmo que não seja uma situação comum, é primordial deixar todos da equipe muito relaxados, pois, quanto mais eles esquecem que estão sendo fotografados, melhor é o resultado.

Conheça todos os ambientes possíveis

Quando falamos em empresas, pensamos logo no escritório fechado com um monte de computadores, mas a verdade é que podemos falar de fábricas, obras, lojas, entre outros. “Muitas empresas têm áreas externas muito interessantes e que devem ser fotografadas. Se você está trabalhando para uma construtora, é tão importante clicar os seus canteiros de obras e funcionários braçais quanto seus escritórios. Este tipo de trabalho costuma ser o mais satisfatório e abrangente para os contratantes e para os fotógrafos”, diz von Krüger.

fotografias-corporativas-transmitem-mensagem-rvk3

Aceite trabalhos que te inspirem

Muitos empresários ainda estão retraídos com este novo modelo de fotos corporativas, mas há aqueles que aceitam melhor as novas sugestões, assim como também existem os que preferem algo mais tradicional. O mais importante é que você, como profissional da fotografia, aceite trabalhos que condizem com sua forma de atuar. Lembre-se: não vale a pena sair de casa para realizar uma sessão cansativa e voltar para casa apenas com o dinheiro. Inspiração e realização são tudo para quem entra na arte da fotografia.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar