Home » Artigos » Dicas » 7 dicas para você ter sucesso em seus ensaios com modelos

7 dicas para você ter sucesso em seus ensaios com modelos 5/5 (2)

- Última Atualização a: 04/05/2016

Aqui nesse artigo vou dar dicas básicas para iniciantes, sobre direção de modelos! São inúmeras técnicas que você poderia usar, então enumerei aqui  um resumo de algumas que já vão garantir o sucesso dos seus primeiros ensaios (na parte de direção de modelos)!

 

Modelos via shutterstock.com
Modelos via Shutterstock.com

 

1: Deixe a modelo à vontade

Essa é pra mim a dica mais importante de todas. A fotografia registra emoções, registra a verdade, e não tem como enganar. A naturalidade é registrada na foto, por isso o mais importante é deixar a modelo confortável para que ela se solte e você consiga maravilhosas fotos com toda naturalidade!

Então o fotógrafo(a) tem aí uma responsabilidade direta. Nada de colocar a culpa na modelo, como “ela era meio travada”… Na verdade a culpa é toda sua, se você não conseguir deixar ela à vontade e não conseguir dirigi-la!

Por isso faça o que for necessário para que ela se sinta o melhor possível! E há coisas muito simples para isso, como fazer gentilezas, elogio sincero, cumprimentos, bom humor, enfim, cada fotografo tem seu jeito de fazer isso. Eu, por exemplo, sou muito bem-humorado, e se a modelo chegar com energia negativa (seja pelo trânsito que ela pegou, por algum estresse que ela tenha tido, devemos reverter para o alto astral imediatamente  e a deixa-la confortável para fotos!!

2: Autoconfiança

É comum o nervosismo e a insegurança nos primeiros ensaios. É normal que, nas primeiras vezes, a gente realmente fique muito ansioso(a), e isso pode causar “brancos” na hora de dirigir o ensaio!

Por isso acredito que o mais importante é você ter autoconfiança para você passar segurança para modelo e mostrar que você sabe o que está fazendo. Mas …“Como conseguir essa auto-confiança nos meus primeiros ensaios?”

Quando você se prepara para algo,  você automaticamente fica mais confiante, pois é como se você estivesse “simulando” os acontecimentos e encontrando opções e soluções antes mesmo de vivenciar. Então eu sugiro você fazer o mesmo: Simule um ensaio na sua mente, e faça um exercício poderoso:

3: Prepare-se

Pense em 10 poses que você poderia sugerir ela fazer. Fácil não é mesmo?  Agora… pense em 30. Opa já ficou mais difícil… Agora pense em 50. Difícil?

Que tal 200?! Bem, você pode se assustar, mas esse é um exercício que vai te forçar bastante. Eu sugiro que você tente fazer pois quero te impulsionar e projetar-se pra frente, para que você atinja um outro patamar de fotógrafo(a). É mais ou menos essa a ideia.

Vamos supor que você conseguiu pensar somente em 20 poses. Então o exercício é você se forçar a Pensar em 30! E comece assim! aos poucos você vai aumentando o seu repertório!

Antigamente eu conseguia pensar só em +/- 30 poses. Hoje eu tenho em minha mente mais de 1000 poses que eu consigo acessar a qualquer instante..Uma boa ferramenta, não é mesmo?

4: Aproveitamento de recursos

Quando você for fotografar ela, faça uma “varredura” do ambiente e das  possibilidades que você pode criar no ambiente. Aí você tenta sair do óbvio..

Um banco pode ser muito mais que um banco… explore o ambiente e interaja! Eu criei uma técnica que se chama interação com o ambiente. Pra você ter uma ideia, é basicamente assim: Use árvores, escadas, paredes e tudo que estiver acontecendo e participando do seu ambiente!

5: Observe o que ela/ele gosta

De nada adianta você fazer o ensaio, The Best , na sua opinião, se você não fazer o ensaio que ela(e) quer. Então preste muita atenção nas coisas que ela(e) gosta e durante o ensaio você vai notar o que ela gosta e o que não gosta. E realize seu ensaio com base nisso! Só cuidado para não ser indeciso.

6: Ser Decidido(a)

Ficar perguntando toda hora “Como você prefere?” Você perguntar uma vez ou outra para identificar os gostos da sua modelo, é legal, mas lembre-se: é você que está conduzindo o ensaio, por isso você tem que decidir onde vai, quando troca o figurino, que lugar fotografar! Procure orientar mesmo, pois nessas horas elas querem se preocupar em como vão sair na foto e não ficar decidindo o que fazer!

7: Use um aliado

Você pode também usar um forte aliado seu: a MÚSICA

Olha, fazer um ensaio com uma música de fundo. Música que ela gosta, pelo amor de Deus! Não vai colocar um “funk” — não é porque você adora que ela também vai gostar…

Complementando a 1ª dica e a 5ª: procure ver o que ela gosta. Se for uma adolescente, é um tipo de musica; se for uma metaleira, outra; se for uma jovem senhora, completamente outra… Você pode criar playlists previamente ou deixar numa rádio que ela goste! Aí com certeza o ensaio flui com bem mais alto astral!

 

8: Bônus/Brinde?

Por fim… para te ajudar na 3ª dica (que é ganhar agilidade) em poses eu tenho uma SURPRESA PRA VOCÊ!

Um PRESENTE MEU pra você GRÁTIS! Criei um guia de poses com algumas top models e celebridades, que você pode baixar no seu celular! E aí você pode estudar algumas dicas do Edu com poses em pé, sentadas, deitadas, entre outras. Baixe já:

  • Android: clique aqui ou digite “eduardo ikeda” na playstore.
  • iOS: digite m.app.vc/guiadeposes no seu navegador.

 

Bons clicks!! E até o próximo artigo!

Ajude-nos, avalie este artigo:

Aproveite este desconto na nossa lojaAdquira o Photoshop e o Lightroom por apenas R$35,00/mês

Eduardo Ikeda

Eduardo Ikeda é conhecido como um fotógrafo maluco. Ele é famoso por fotografar sem "equipamentos caros", pelas dicas de finanças para fotógrafos e por criar o Guia de Poses Inspiration.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Anotando todas as dicas! Muito boas e importantes, especialmente para quem, como eu, está começando!
    Obrigada

    • Oi Bárbara fico feliz que gostou!
      Te entendo, eu também estou começando (como escritor) esse é meu primeiro artigo aqui no Fotografia-DG rsss
      Vou escrever mais !