Home » Inspirações » Entrevistas

Fotografias de cavalo com – Raphael Macek 5/5 (3)

Como descrever este momento? Para mim duas emoções, falar de fotografia e de cavalos. Esses animais que tanto adoro e acompanho desde pequena,…até brinco que comecei andar à cavalo antes de andar propriamente (rs). Com Raphael Macek, fotógrafo e artista, também aconteceu o mesmo. Ele, por influência do pai veterinário, desde a infância esteve em contato com as mais diversas raças de cavalo, e inserido em ambiente rural. Toda essa vivência e também sua dedicação, faz de Raphael um dos principais fotógrafos de cavalos do momento.

Scan 2

Raphael ainda pequeno, juntamente com seu pai, já nos primeiros contatos com cavalo. 

Onde tudo começou? Na adolescência ele decidiu transformar o hobby em profissão, começando a extrair da natureza tudo que ela tinha a lhe oferecer. Esteve em contato com diferentes povos e culturas, na busca de seus modelos. Raphael destaca uma foto marcante: “Uma imagem em especial de um cisne negro, acho que uma das minhas primeiras fotografias, produzida após poucos dias aprendendo todas aquelas técnicas e ajustes mirabolantes, se tornou um marco para mim”. A partir daí ele percebeu que era esse o caminho a seguir. A sua fotografia recebeu alguns prêmios e foi publicada em conceituadas revistas do meio fotográfico. “(…) hoje mesmo depois de alguns anos de desenvolvimento do meu trabalho, ainda a tenho como uma das minhas favoritas”, completa o fotógrafo.

133274_1651762528323_73293_o

No ano de 2007 Raphael resolveu estudar e participar do Master of Fine Art em Nova York, produzindo assim, trabalhos em vários países, como: Brasil, Alemanha, Bélgica, Emirados Árabes Unidos, Espanha e EUA. Em 2009, os seus registros foram em safáris na África, especialmente na Tanzânia e no Quênia.

Após sua formação em Nova York, Raphael trabalhou como assistente de profissionais que ele admirava. “Trabalhar com grandes fotógrafos é sempre uma excelente escola. Poder viver o dia a dia e entender como funciona todo o processo, é uma experiência única”, garante o fotógrafo.

Hoje não tem como falar de fotografia de cavalos e não se lembrar de Raphael Macek. Esse paulistano que vem se tornando um fenômeno, por captar a beleza desses animais e também sua alma, já que suas imagens parecem falar, pois expressam uma imensa emoção. Os seus trabalhos vem sendo apresentados, inclusive, nas mais renomadas feiras de arte e de decoração, e em publicações ao redor do mundo.

RAPH7541i

Quadro Paradisum por Raphael Macek – Casa Cor 2013 – São Paulo

O fotógrafo é um verdadeiro apaixonado por cavalos, de uma sensibilidade à “flor da pele”, é capaz de prever os movimentos e expressões desses animais, dado seu contato e experiência, e claro, seu afeto. “(…) a única forma de conseguir o que queremos deles é retribuindo com o nosso próprio sentimento e carinho, esse é o segredo”, assegura Raphael.

RAP203371a

Quando o assunto são suas influências para os registros, ele relata que elas vão além da fotografia e estão voltadas a todas as formas de arte, como: pintura, escultura, cinema e literatura. Todos esses elementos o ajudam construir novas ideias e desenvolver novas inspirações.

RAP29301

Atualmente o foco de Raphael, está voltado para as exposições de arte e afins, mas ele também se dedica a trabalhos publicitários para empresas e também retrata pessoas e seus cavalos. Além disso, registra renomados torneios de hipismo, esporte esse que o próprio fotógrafo já praticou. “Onde o cavalo está presente eu também estou, seja fotografando para uma grande companhia mundial ou para um apaixonado por seu animal”, afirma Macek.

RAPH1093

Sonho realizado

E por falar em arte… O atual projeto do fotógrafo se enquadra justamente nesse patamar, o seu livro Equine Beauty. “É um sonho que se torna realidade, um livro produzido pela editora alemã teNeues para um fotografo é o ponto mais alto aonde se pode chegar com um trabalho, e ainda por cima ser o primeiro artista brasileiro a ter um livro publicado por eles, me deixa ainda mais orgulhoso e mostra que estou no caminho certo”, relata Raphael.

equine_beauty_raphael_macek

O lançamento oficial do livro será no dia 5 de novembro, no Shopping JK em São Paulo.

Workshops

O fotógrafo também ministra cursos sobre fotografia de cavalo. “A minha idéia com os workshops sempre foi despertar o interesse nas pessoas em observar o Mundo por outra perspectiva, sair do padrão que estamos acostumados e ao mesmo tempo ensinar os conhecimentos técnicos de uma forma que realmente se aprenda, despertando assim a paixão pela fotografia”, explica o fotógrafo.

Sensibilidade + Técnica

Na opinião de Raphael, a fotografia e todas as formas de arte somente encaradas como técnicas perdem a sua alma. No entanto, enfatiza que o trabalho do artista fotográfico também depende do equipamento usado: “(…) fotografia é uma somatória de diversos elementos. Uma boa ideia associada à sensibilidade ou à sorte de estar no lugar certo na hora certa, e essa sorte estará muito mais presente no profissional que se coloca na situação de poder aproveitá-la (…)”, conta o fotógrafo.

Dica aos leitores do Fotografia DG

“Acreditem sempre no potencial de cada um de vocês, não existe hora nem lugar para começarmos a realizar nossos sonhos, basta dar o primeiro passo, só depende de nós mesmos, nada vai cair como mágica nas nossas vidas, depende de muita dedicação e comprometimento, força de vontade. Tive que abrir mão de muitas coisas, para que outras ainda mais especiais pudessem entrar na minha vida. Façam por amor, que assim as dificuldades se tornam apenas desafios a serem superados, ainda mais valorizados a cada conquista. E quando você achar que realmente chegou ao lugar mais alto procure se deparar com todas as estradas que foram criadas a sua frente, com milhões de novas possibilidades”, expressa Macek.

Para terminar, fica para você mais uma frase do fotógrafo e amostras do seu trabalho. Fica aqui também o meu agradecimento, pois certamente, este foi um dos textos que escrevi com mais entusiasmo e emoção. Obrigada!

“A Arte consiste em transformar coisas simples em coisas especiais”. (Raphael Macek)

Conheça mais o trabalho do fotógrafo:

[starlist]

[/starlist]

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Joyce Mello

    Sempre sonhei em ser fotógrafa, e Sempre quis fazer algo que tivesse a ver com o mundo dos cavalos, quero muito fotografar eventos como festas de apartação e haras ou tudo que envolve os animais.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar