Home » Artigos » Dicas

Como fazer um orçamento 4.75/5 (8)

Olá pessoal do Fotografia-DG! Como estão?

Depois que publiquei meu primeiro artigo aqui no Fotografia-DG, “O que não fazer quando se está começando, recebi diversos pedidos de dicas sobre como preparar um orçamento.

Já estava com outro artigo praticamente finalizado, mas como escrevo basicamente para iniciantes, já que também estou começando, resolvi escrever um pouquinho sobre como fazer um orçamento.

Como escrevi no meu primeiro artigo, um dos erros que cometi no início, foi não dar muita atenção para o orçamento. Tinha o péssimo hábito de responder por e-mail, no próprio corpo do pedido, ou in box na minha fanpage.

Grande erro, porque o orçamento tem um papel muito importante na apresentação do seu serviço. É uma das primeiras oportunidades do fotógrafo de “vender o peixe”. Sabe aquela velha história da “primeira impressão é a que fica”? Pois é bem por aí. Ao receber um orçamento bem feito, o cliente vai notar todo o seu cuidado, vai conhecer um pouquinho do seu trabalho e vai notar o profissionalismo e qualidade de seu serviço.

Então venho escrever este artigo para dar algumas dicas, para a galera que ainda está dando seus primeiros passinhos, de como elaborar um orçamento.

Logotipo

1) Logotipo

Falei bastante sobre a identidade visual no meu primeiro artigo. Falei sobre a importância da marca e do logotipo para tornar seu trabalho conhecido e individualizado no meio fotográfico e para o público alvo. “O logotipo é a assinatura de sua empresa. É ele quem vai traduzir visualmente a personalidade da sua marca e gerar identificação com o seu público”.

O logotipo de sua empresa deve estar sempre visível, para que o cliente potencial o reconheça e o tenha sempre em mente. Deve estar em seu cartão de visitas, em seu blog, em sua fanpage, em suas fotos, embalagens e também em seu orçamento.

2) Contatos: e-mail, site, telefone

Vamos usar o primeiro contato mais formal para passar nossas informações mais importantes. Nossos contatos devem estar sempre visíveis e de um fácil acesso para o potencial cliente. Quem sabe ele não faz aquela visitinha no site ou fanpage e conhece um pouco mais do nosso trabalho.

3) Informações detalhadas sobre seu serviço ou produto

Informações detalhadas sobre: os tipos de pacotes oferecidos, valores, forma de entrega do produto, especificações sobre produtos, prazos, tempo de duração das sessões, valores acrescidos por hora adicional de serviço prestado, custos extras com deslocamento, especificações sobre remarcações e cancelamentos… (e o que mais os senhores acharem relevante)

4) Design limpo e de fácil compreensão

Seguindo a premissa do “menos é mais”, procure criar um orçamento com design limpo, direto e de fácil compreensão.

Eu procuro separar os títulos e subtítulos do texto, através de tamanho e cor de fonte. Também faço uso de itálico e negrito para destacar os assuntos.

Tenha cuidado com a cor que você vai escolher em seu texto, porque ela pode atrapalhar a leitura. Eu optei pelo bom e velho preto.

Não sou entendida de design, mas pedi orientação a uma amiga designer. Você pode fazer o mesmo.

5) Um orçamento por tipo de ensaio

Já recebi alguns orçamentos de colegas que queriam minha opinião. Diante de alguns destes fiquei incomodada e muito confusa. E olha que trabalho com isso. Em um único orçamento estavam todos os pacotes reunidos (festa infantil, ensaio de gestante, ensaio infantil, casamento, batizado e por aí vai). Um pacote sucedendo ao outro e os valores expostos de forma confusa. Com toda sinceridade, se recebo um orçamento assim, vou ficar cheia de dúvidas e posso acabar desistindo.

Por isso sugiro que os orçamentos sejam feitos separadamente. Cada um para um tipo de ensaio. (Orçamento de Festa Infantil/Orçamento de Ensaio de Gestante…). Fica mais claro e de fácil compreensão para o cliente potencial.

6) Fotos

Se pretendemos vender imagens e se o orçamento é uma das primeiras oportunidades de vender nosso peixe, não podemos de forma nenhuma deixar de apresentar um pouquinho de nosso trabalho nesta oportunidade.

Aqui abro um parênteses para dar uma “puxada de orelha” nos colegas que utilizam fotos alheias para montar o orçamento. Sei que no início é complicado e muitas vezes não fizemos um ensaio específico e não temos aquelas fotos para utilizar. Só que essa justificativa não vai salvar sua pele de um eventual processo por utilização indevida de imagem. Os direitos autorais existem e há punição para quem infringe a lei.

Neste caso sugiro que ilustre seu orçamento com alguma outra foto de sua autoria.

Ex: Recebi um pedido de orçamento para um acompanhamento trimestral. Ai Jesus, nunca fiz acompanhamento, e agora?!

Você pode colocar fotos de newborn, ou de bebês com 3/6/9/12 meses que você tenha fotografado. Isso não é um problema.

Procure utilizar imagens correspondentes ao tipo de ensaio que você está oferecendo:

Orçamento Ensaio de Gestante

Figura 1- Orçamento Ensaio de Gestante

Orçamento Ensaio Infantil

Figura 2-Orçamento Ensaio Infantil

Orçamento Parto

Figura 3- Orçamento Parto

Com relação a valores, não vou entrar no mérito. Isso seria assunto para outro artigo. Neste aspecto deixo apenas uma opinião pessoal. Você deve levar em consideração seus custos para estabelecer um valor de partida. Afinal, ninguém quer pagar para trabalhar.  Além desse valor de custo, o que você vai colocar em cima, é o valor da sua arte, o seu preço como artista. Neste caso você precisa saber em que ponto está, para saber o que deve cobrar. Claro que você, que está iniciando, não pode cobrar o mesmo que um fotógrafo que está há 20 anos nos mercado. Tenha noção do ponto em que você está e cobre em cima disto.

Para quem quiser saber mais sobre orçamento eu lancei um e-Book muito completo que ensina a montar um orçamento atraente para seu cliente, como precificar seu trabalho e como confeccionar um contrato de prestação de serviços e de licença de uso de imagem.

Acesse: e-Book Orçamento Fácil para Fotógrafos

Espero ter ajudado!

Abraço e bons cliques!

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Aparecida Arcaro Cunha

    Simplesmente maravilhosas suas dicas!! Nem comecei e já estou amando!! Muito obrigada pela preocupação de nos ensinar. Bjk Cidinha!

  • Agenor

    Muito legal essas dicas!! Se a gente mantiver o foco em transmitir profissionalismo e seriedade desde o momento de montar o orçamento até o momento de entregar o serviço, com certeza seremos mais reconhecidos e fecharemos mais negócios =)

  • Show de bola seu artigo Liana.
    Sou novo aqui no Fotografia-Dg mais estou adorando ler tudo isso..

    Um grande bjo e sucesso !

  • João Mestre

    Olá Liana, será possivel enviar-me modelo de orçamento de newborn e de casamento

  • bendet29

    Ótimo Artigo Liana, no dia 24/01 estarei realizando um Workhop aqui em minha cidade falando sobre o mesmo assunto, vou divulgar seu material para o pessoal.
    Grande Abraço!!!

  • Oi gostaria muito do seu modelo de orçamento. O seu conselho foi de grande valor pra mim.Desde ja te agradeço

  • soamazyng

    Olá,
    Gostei muito do seu artigo e das suas fotos, gostaria de saber se para fazer as fotos de book de grávida que você fez no parque, você utilizou uma fonte de luz artificial, ou se você fez apenas com a luz do sol.

    Muito obrigada.

    • Liana

      Ola! De quAl gravida??? Porque tem vezes que uso apenas luz natural e tem vezes que uso flash dedicado. Depende da situacao.

  • Ailton Santana

    Olá Liana, Que Deus ilumine seus caminhos, de início, parabénizo pelo seu artigo e agradeço por compartilhar o seu conhecimento. Estou no ramo da fotografia a muito tempo, porém não alertei para o fato de ter um bom modelo de proposta. Sempre fiz um orçamento geral, Pode me enviar o exemplo que vc mencionou? Segue meu e-mail: [email protected]
    Grato e como moro em Salvador BA, receba um abraço do tamanho da Bahia, Ailton Santana

  • Muito bom seu artigo, Liana. Ajuda muito.
    Vou te enviar um email solicitando os modelos, ok?
    Um abraço.
    Raimundo.

  • Celso

    Olá Liana, tudo bom? Antes de mais nada, parabéns pelo seu artigo e obrigado por compartilhar o seu conhecimento. Trabalho com fotografia a 18 meses, porém não tenho um bom modelo de proposta. Pode me enviar o exemplo que vc citou? Segue meu e-mail: [email protected]
    Grato e um abraço, Celso

    • Liana

      Peco por gentileza que solicite in box na minha fanpage ou no e-mail [email protected]

  • Luis PAulo

    Bom dia!
    Adorei as dicas Liana,
    c pode me mandar orçamentos para cada tipo de ensaio e um contrato de prestação de serviços. ficarei muito grato a você, se me ajudar.
    abrçs

    Luis

  • Jerry Hiran

    Gostei muito do assunto e de agora em diante vou prestar muita atenção na hora de passar meus orçamentos, e nunca via In Box…
    Esse artigo me ajudou muito, e se precisar de minha ajuda estou a disposição.

    Jerry Hiran (Jerry Arts Photo Design)
    [email protected]

    Sucessos…

    • Liana

      Obrigada Jerry. Igualmente!

  • fabia

    Oi, estou iniciando na fotografia, um amigo que trabalha com artes visuais fez um logo p mim e tbm um papel timbrado para enviar meus orçamentos. Minha duvida é mesmo na organização dos dados. Pode me passar o seu p eu ter uma ideia.
    Obrigada! E tenho adorado seus artigos.

    [email protected]

    • Liana

      Peco por gentileza que solicite in box na minha fanpage ou no meu e-mail bellalunafotografia.com

      Att

  • Adorei as dicas Liana, sou fotógrafo desde 2006 e estava fazendo um orçamento padrão para todos eventos…se possível me mande por email alguns modelos seus de pacotes e orçamentos de eventos diversos pra mim ter uma noção e também me mande um modelo de contrato pra mim passar para meus clientes qdo fecharem comigo! Obrigado!

    • Liana

      Oi Anderson. Peco por gentileza que solicite in box na minha fanpage!

  • Marcella

    adorei! queria muito estar presente numa sessão pra poder aprender mais!! obrigada!

  • Amando ler tudo sobre fotografia aqui, estou aprendendo bastante coisas. E a cada coisa nova que aprendo me dá mais vontade de ser fotografa.

  • Marco Ribeiro

    Muito bom as dicas, parabéns! Poderia enviar para meu e-mail também o modelo de contratos fotográficos ?

    • Liana

      Oi marco. Peco que solicite in box na minha fanpage juantMente com seu e-mail, ok?

  • Jamila Costa

    Muito bom seu artigo. Fotografo há algum tempo, mas entrei no mercado há pouco e ainda não tenho muita noção de como montar o meu. Dicas valiosas!

    • lianaslemos

      Que bom que ajudou Jamila. Bjs

  • Estou começando e sem muita noção de como devo orçar meus trabalhos, adorei a matéria, vou confeccionar logo minha logo!!
    Obrigada.

    • lianaslemos

      Disponha Adriana.

      • claudinir

        oi Lidiana vc pode me ajudar sou fotografo e tambem video recebo bastante pedido de orçamento mas acho que não to sabendo responder profissionalmente pra atrair os clientes vc poderia me manda unas modelos por favor muito obrigado grande abraço [email protected]

    • lianaslemos

      Tudo de bom pra voce!

  • ola, eu gostei muito desse artigo me ajudou muito, eu fiquei com uma duvida básica, quando eu for elaborar o orçamento eu ja coloco o contrato para o cliente assinar ?

    • lianaslemos

      Oi Henrikee. Eu tenho um orçamento para cada tipo de ensaio e um contrato de prestação de serviços. Primeiro eu encaminho o orçamento e caso o cliente feche comigo, depositando o sinal, eu envio o contrato por e-mail e levo comigo para a sessão de fotos. Duas vias. Uma para o cliente e A outra para mim. Ambos assinados pelo contratante, contratado e duas testemunhas.
      ATT.

      • Sua resposta ao amigo Henrikee me gerou uma dúvida.
        Os clientes depositam o sinal, mesmo antes de fechar contrato?

        • Liana

          Ola zezinho. Isso mesmo. depois que envio o orcamento, a pessoa deposita o sinal. Em seguida envio o contrato por e-mail. No dia do evento ou ensaio levo duas vias para serem assinadas. Bem, e Assim que trabalho.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar