Home » Inspirações » Foto Arte » Fotógrafo realiza sonho de menino com distrofia muscular

Fotógrafo realiza sonho de menino com distrofia muscular

via Boas Notícias (portal Sapo.PT)

Luka tem 12 anos e sofre de distrofia muscular, uma doença que o impede, ao contrário do que acontece com outras crianças, de jogar basquetebol ou andar de skate. Porém, graças à criatividade de um fotógrafo esloveno, o menino teve oportunidade de participar em todas as atividades que sempre sonhou, bastando, apenas, para isso, uma mudança de perspectiva.

menino-com-distrofia

Inspirado pela sua criatividade, o fotógrafo Matej Peljhan convidou Luka para participar numa sessão fotográfica – a que deu o nome de “Le Petit Prince Prince“, em homenagem à obra homônima de Antoine de Saint-Exupéry – em que trouxe para a vida real a imaginação ativa do menino, que adora desenhar, recriando-a em “brincadeiras” do quotidiano eternizadas em fotografias.

A única coisa que ele é fisicamente capaz de fazer é de mover os dedos“, o que lhe permite fazer desenhos e controlar a cadeira de rodas, contou Peljhan, formado em psicologia e que também exerce funções nessa área, em declarações ao Huffington Post.

Há algum tempo, durante uma das nossas conversas, ele disse-me que sonhava ver-se numa foto que o mostrasse a passear ou a fazer vários tipos de brincadeira“, recordou o fotógrafo. À data, Peljhan achou que tal seria impossível sem recurso a um programa como o Photoshop, mas, depois de pensar melhor, encontrou uma forma de o fazer.

O esloveno criou, então, no chão, cenários vulgares, posicionando o menino no local adequado e fotografando-o de cima (para aparentar que estava em movimento) a fazer todo o tipo de atividade, desde marcar um cesto a ler um livro ou brincar com um balão.

menino com distrofia 2

A sessão fotográfica, que resultou num total de oito imagens, mostra Luka, que diariamente precisa de ajuda para tarefas simples como vestir-se ou tomar banho, a fazer tudo aquilo que, de outra forma, não poderia.

Tudo pode ser feito! Só precisamos de mudar de perspectiva. O Luka sabe disso e desafia-nos a todos a provar que também somos capazes de o fazer“, concluiu o fotógrafo, que pretende utilizar o seu trabalho para mostrar o enorme poder da imaginação.

Para ver todas as fotografias deste trabalho, acesse aqui.

Alexandre Maia

Clico, viajo, olho, analiso, converso, e repito — em qualquer ordem!

Também estou no Atelliê Fotografia.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Carrinho

Receba 15 livros de fotografia

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia com os nossos livros digitais.
Insira aqui o seu melhor email

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia

Insira aqui o seu melhor email