Home » Inspirações » Foto Arte

Fotógrafo realiza sonho de menino com distrofia muscular

via Boas Notícias (portal Sapo.PT)

Luka tem 12 anos e sofre de distrofia muscular, uma doença que o impede, ao contrário do que acontece com outras crianças, de jogar basquetebol ou andar de skate. Porém, graças à criatividade de um fotógrafo esloveno, o menino teve oportunidade de participar em todas as atividades que sempre sonhou, bastando, apenas, para isso, uma mudança de perspectiva.

menino-com-distrofia

Inspirado pela sua criatividade, o fotógrafo Matej Peljhan convidou Luka para participar numa sessão fotográfica – a que deu o nome de “Le Petit Prince Prince“, em homenagem à obra homônima de Antoine de Saint-Exupéry – em que trouxe para a vida real a imaginação ativa do menino, que adora desenhar, recriando-a em “brincadeiras” do quotidiano eternizadas em fotografias.

A única coisa que ele é fisicamente capaz de fazer é de mover os dedos“, o que lhe permite fazer desenhos e controlar a cadeira de rodas, contou Peljhan, formado em psicologia e que também exerce funções nessa área, em declarações ao Huffington Post.

Há algum tempo, durante uma das nossas conversas, ele disse-me que sonhava ver-se numa foto que o mostrasse a passear ou a fazer vários tipos de brincadeira“, recordou o fotógrafo. À data, Peljhan achou que tal seria impossível sem recurso a um programa como o Photoshop, mas, depois de pensar melhor, encontrou uma forma de o fazer.

O esloveno criou, então, no chão, cenários vulgares, posicionando o menino no local adequado e fotografando-o de cima (para aparentar que estava em movimento) a fazer todo o tipo de atividade, desde marcar um cesto a ler um livro ou brincar com um balão.

menino com distrofia 2

A sessão fotográfica, que resultou num total de oito imagens, mostra Luka, que diariamente precisa de ajuda para tarefas simples como vestir-se ou tomar banho, a fazer tudo aquilo que, de outra forma, não poderia.

Tudo pode ser feito! Só precisamos de mudar de perspectiva. O Luka sabe disso e desafia-nos a todos a provar que também somos capazes de o fazer“, concluiu o fotógrafo, que pretende utilizar o seu trabalho para mostrar o enorme poder da imaginação.

Para ver todas as fotografias deste trabalho, acesse aqui.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar