Home » Artigos » Dicas » Técnica, Dom e o tal do Feeling

Técnica, Dom e o tal do Feeling 5/5 (1)

técnica

téc.ni.ca 

sf (fem de técnico1 Conhecimento prático; prática. 2 Conjunto dos métodos e pormenores práticos essenciais à execução perfeita de uma arte ou profissão.  T. social, Sociol: princípios, métodos e meios, para estudo e melhoramento prático da sociedade.

Em outras palavras: Técnica nada mais é do que conhecimento profundo sobre aquilo que se trabalha.

E na fotografia?  Domínio sobre a câmera, conhecimento sobre iluminação, foco, ângulo, velocidade, abertura, fotometria, linguagem técnica e muitas outras coisas que eu e você já sabemos, ufa! Sim, são muitas as informações no mundo da fotografia.

Chapeus

dom1

dom1

sm (lat donu1 Dádiva, presente. 2 Merecimento, mérito. 3 Dote natural; talento, prenda, aptidão, faculdade, capacidade, habilidade especial para.

Em outras palavras: Dom é aquilo que já nasce com você, aquilo que você não sabe o porquê, mas de alguma maneira você domina, um talento que veio no seu kit, um brinde :-)

E na fotografia?  Imaginar o resultado da fotografia antes mesmo de clicá-la. Saber o que está fazendo, simplesmente porque ama o que faz e o faz com naturalidade.

feeling

feel.ing 

n 1 tato, sentido do tato. 2 sensibilidade, ternura. 3 sentimento, amor. 4 sensação, impressão, percepção, intuição. 5 pressentimento, opinião. 6 simpatia, compaixão. adj 1 sensível, comovente, tocante. 2 sensitivo, emocional, emotivo.3 compassivo, afetivo. 4 vivo, ardente, profundo. 

Em outras palavras: O feeling é algo que se “capta”, percebe, sente. Provavelmente algum de vocês já ouviram esta frase: “Você tem feeling pra coisa”.

E na fotografia?  Sensibilidade de captar, de sentir o momento da foto, sensibilidade de enxergar o momento e fazer daquilo a melhor fotografia, independente do “assunto”. Ter habilidade de sentir principalmente o que seu cliente quer.

Técnica, Dom e o tal do Feeling

Penso que todo mundo é capaz de realizar seus sonhos e alcançar suas expectativas, independente de qualquer obstáculo. Estão aí três “detalhes” que eu considero bem importantes que fazem de você um profissional de sucesso: Técnica, dom e feeling.

O dom já nasce conosco, o feeling acredito que adquirimos ao longo de nossas experiências fotográficas e a técnica vem do resultado de muito estudo. Só que técnica não é nada sem o dom e o feeling. É como se fosse a razão e o coração e estes, precisam agir juntos, precisam de equilíbrio.

Acredito que cada um nasce com um dom. Nós precisamos senti-lo para saber se estamos realmente na área certa. E na fotografia não é diferente.
Quando você sente e sabe que nasceu pra tal coisa, com certeza não tem ninguém pra te parar. Só que pra isso, o estudo, a técnica, é fundamental.

Hoje existem diversas maneiras de se ter um incrível conhecimento da fotografia. Além das diversas faculdades, dos infinitos cursos técnicos e livres, temos aí nossa amiga internet, sites com tutoriais incríveis de edição de imagem, vídeos de como manusear uma câmera, textos totalmente didáticos sobre velocidade, fotometria, exposição, etc…

Enfim, basta querer.

Essa matéria que resolvi escrever é para mostrar que independente de qualquer coisa, toda pessoa consegue alcançar suas expectativas se ela quiser e se ela entender que ali é o seu lugar.

Fotografar não é pegar o mais novo modelo de câmera e sair por aí apertando o botão. Fotografar é captar a vida, é falar com a alma, é mostrar aquilo que existe dentro de você, mostrar aquilo que existe dentro do seu cliente.

Flor

Aliás, seu cliente não quer saber o que você fará pra lhe dar o resultado que ele sonha. Ele simplesmente imagina e o seu papel é enxergar isso e clicar.

Estude, sinta, se abra as novas possibilidades  pergunte, duvide, teste, descubra, clique e seja feliz. Quanto maior seu conhecimento, sua simplicidade e humildade em aprender de diversas maneiras, mais sucesso chega até você!

Ajude-nos, avalie este artigo:

Sylvia Vigarani

Sylvia Vigarani, paulistana. Formada em moda e fotografia. Atualmente trabalha com ensaios, moda e still. Produz fotos e conteúdo para mídias sociais de duas marcas em um estúdio de criação.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • 30 fotos grátis na 1a compra