Home » Artigos » Artigos de opinião » Fotógrafos, envelheçam.

Fotógrafos, envelheçam.

Começo com uma citação de um dos maiores dramaturgos do mundo, Nelson Rodrigues, que disse: “Jovens, envelheçam depressa…

Qualquer que seja o tema, da reportagem ao trabalho mais técnico, a fotografia se constrói antes do clique. Ela acontece na cabeça do fotógrafo. Mas como?

A forma de olhar para uma cena é diferente para cada pessoa. Ela é o resultado da combinação da realidade com o consciente e o subconsciente. O olho capta a imagem, joga para dentro do cérebro – onde começa uma verdadeira revolução. Várias das partes da “massa cinzenta” são acionadas criando comparações, memórias, composições, emoções, racionalidade e proporções em uma velocidade fantástica. E óbvio isso é diferente em cada um de nós, pois não temos as mesmas referências cerebrais. Assim, quanto mais informações o fotografo tiver, mais depurada e dinâmica serão as ligações cerebrais que a cena criará. Logo, melhor será sua foto.  E como se constrói um acervo de informações que ajudará no seu trabalho?

Independente de leitura, cinema, teatro, TV, internet e tudo mais: experiências práticas.

Olhar Fotografico

Ver, pensar, analisar, estudar, praticar e envelhecer.

Ver o trabalho de um outro fotografo e pensar: “como essa imagem foi feita?” Curiosidade, simples assim. E aí, começa a fase de analisar: que luz foi usada, lente, câmera, enquadramento, velocidade, abertura, e tudo o que puder ser analisado. E o trabalho continua agora estudando como você faria essa imagem com os recursos que você tem. Claro, dificilmente chegará a um resultado igual acertando de primeira. Logo vai passar para a prática: unindo o conhecimento teórico que se desenvolveu no pensamento e no estudo. Todo esse processo, independente da idade do fotógrafo, vai fazer com que ele envelheça muito. Sim, na experiência e na segurança.

Termino com a citação do melhor fotógrafo do mundo de todos os tempos: “Suas primeiras 10 mil fotografias serão as piores” Henri Cartier-Bresson.

Abraços e bons cliques.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Aproveite este desconto na nossa lojaAdquira o Photoshop e o Lightroom por apenas R$35,00/mês

Walcyr

Fotografo profissionalmente desde 1979, sou formado em fotografia pela ABAF/RJ - turma (1979/1981). Publicitário, sócio diretor da Dableo Marketing e Comunicação. Hoje, mas “cansado”, atuo em gastronomia, arquitetura e joias.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar