Home » Artigos » Dicas » Fotojornalismo

Fotojornalismo 3/5 (3)

Quem nunca pensou em cobrir um evento importante, corridas de automóveis, fatos marcantes e interessantes e ver a sua foto estampada num jornal ou em uma revista? Devo confessar, o prazer é imenso. Mas para quem pensa que é chegar, clicar, e vender a foto, é muito importante saber que mesmo para fotojornalismo há algumas regras básicas a seguir e o resto é a criatividade do fotógrafo.

Saber essas regras é a mesma coisa que “contar uma história” em uma única imagem, seja uma passeata na rua onde o fotógrafo somente da ênfase as pessoas na rua, ou uma imagem onde há essas mesmas pessoas, uma placa ou alguma coisa que identifique a rua e uma placa que algum manifestante esteja segurando (seja greve ou comemoração), já completa a imagem. Dizem que tem que se ter três elementos na fotografia de fotojornalismo, e esses elementos contarão a história do motivo fotografado.

Certa vez fui convidado a cobrir um evento de automobilismo (stock car) e logo saí fotografando tudo que via pela frente, mas acabei me esquecendo da regra de três elementos na mesma foto (vide foto abaixo)

Pneus

Ok, são pneus de corrida, mas, que carros de corrida eu estava fotografando, onde eu estava? Na pista, boxes, de qual equipe eram os pneus? E ao ver a prévia da foto na câmera mesmo, lembrei dessa regra e tentei fazer outra foto com o mesmo motivo (vide abaixo).

stock car

Por aí percebe-se que os pneus são do carro da foto (o stock car), que estava sendo recolhido para os boxes e que ainda eram treinos, pois a arquibancada estava vazia.

Procure se lembrar das regras e componha a sua imagem, é com isso que se compõe a imagem e se conta uma história. Fotografe muito.

Boas fotos

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Cesar Coe

Cesar Coe é fotógrafo desde 2005 eatua em fotojornalismo com imagens veiculadas em jornais do Brasil e eventos sociais com breve passagem lecionando fotografia em escola renomeada em São Paulo.

8 Comentários

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar