Home » Artigos » Artigos de opinião

Photoshop, contra ou a favor?

Todo fotógrafo que migra ou utiliza a câmera digital ao invés do filme, sempre questiona a qualidade de imagens, seja na cor, definição, contrastes ou até mesmo a nitidez da imagem, que de fato tem uma grande diferença, nas nossas “semi-profissionais”. Pois bem, como fotógrafo também me questionei sofre a tal diferença na imagem quando deixei de usar filme e passei a usar a digital, e nunca fui a favor de alterar as imagens no Photoshop, sempre dizendo que não era a real imagem que havia feito.

Conversando com uma amiga também fotógrafa, ao ver as imagens dela, perguntei como ela conseguia tamanha definição e todas as cores e contrastes que citei acima e, sem rodeios falou que usava o Photoshop para corrigir as imagens e não acreditei muito foi quando ela me enviou algumas “actions” (actions são pequenas funções que você pode programar ou já baixar na internet para que o photoshop realize em dezenas de fotografias automaticamente, sem que você tenha que fazer foto a foto) e comecei a usá-las, confesso que com muita dúvida sobre os resultados, que para minha surpresa, realmente se aproximavam muito de uma foto feita com o “velho e bom” filme.

Não sei se na imagem que está nessa coluna é perceptível a diferença, que com mínimos ajustes, melhorou e muito a imagem, não que a original estivesse ruim, mas com os ajustes ficaram muito melhor.

Alianças

Após isso aceitei o Photoshop para fotos digitais para pequenas correções e hoje não deixo de ajustar as imagens digitais.

Experimente, é realmente surpreendente.

Boas fotos

“O Fotografia DG não se responsabiliza pelas opiniões emitidas
e imagens divulgadas pelos seus Colunistas”.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Eduardo

    Acho que vc inverteu as imagens… A de cima parece ser a processada, pois tem mais nitidez e o brilho da aliança está ajustado (na de baixo, o brilho está estourado).

  • anderson

    Ou estou vendo errado, mas a primeira foto está melhor que a segunda, estou me baseando pelo brilho da aliança. Está correto?

  • José Gon&cced

    Estou como o Marcelo dos Santos diz, não existe o contra o Photoshop, é o substituto da Câmara Escura já que é impossível ir para uma acertar cores e contrastes numa imagem digital. Numa imagem em filme o que é a real imagem que fez? Basta ir para a camara escura e usar um grau de papel mais duro ou suave para modificar a imagem, aliás basta imprimir a imagem e manipular uma zona da imagem para se obter um resultado diferente. SE você me disser "bem mas ali havia um poste de electricidade e você removeu o mesmo no Photoshop" ai sim 100% de acordo isso não devia ser feito, a não ser que o trabalho seja comercial, excluo o fotojornalismo onde a ordem é "can´t touch this" e seja mesmo necessário remover objectos na imagem por exigencia do cliente, e ai eu não reclamo, ele paga eu faço.

    Outra coisa

    " (actions são pequenas funções que você pode programar ……)"

    As actions não são pequenas funções, as actions são uma espécie de script, não confundir com JavaScript,que você pode criar. Para isso basta pedir ao Photoshop para gravar(através do painel das Actions basta clicar em F9 que ele aparece)o que você vai fazendo a uma imagem, depois disso pode aplicar a uma imagem,ou através de um Droplet = Programa executável que pode ser criado com o Photoshop, ou através da função Automate aplicar a uma pasta inteira de imagens, incluindo as suas sub-pastas. Programar uma action só clicando nos Modal Control para pedir ao Photoshop que nos apresente a opção de: Por exemplo modificar os valores aplicados com o filtro Gaussian Blur,já que durante a gravação da action ou acção os valores aplicados ficam gravados, mas podem não ser os adequados para a imagem seguinte, e assim a acção para e espera que o utilizador introduza novos valores.

    Espero que não leve a mal esta pequena correcção.

    José Gonçalves

    ACE.

  • marcelo do vale g. souza

    Olá amigo!! Antes gostaria de dizer que sou um leitor constante do seu site e que sempre estou indicando sua página para outros interessados.
    Gostaria de tirar uma dúvida, não seria a foto tratada a primeira e não a segunda??
    Abraços e continue sempre nos informando dessa maneira direta e honesta.
    Marcelo do Vale.

  • A fotografia digital é uma evolução tecnológica que, felizmente, temos a oportunidade de usar. O Photoshop é uma ferramenta que existe para aprimorar essa evolução. É uma evolução dentro da evolução.

  • O uso de programas de edição e pós produção, entre eles o mais popular Photoshop é parte do processo da captura digital assim como a revelação o era para a fotografia analógica. Não é uma questão de a favor ou contra, é indispensável na fotografia profissional.

    • BMWBSP

      Para mim a sua foto original está melhor do que a que passou pelo Photoshop. Esta última parece lavada.
      Isto é só a minha opinião, não uso Photoshop, só o Gimp, que eu considero superior.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar