Home » Artigos » Artigos de opinião

A gravidez de Beyoncé e a polêmica generalizada

A questão é decorrente sobre a famosa e atual foto da Beyoncé grávida junto com as flores, tule na cabeça e fundo azul que simula um céu. Inicio abrindo questões, decorrente de comentários que vejo nas redes sociais e sites. Já digo que uma delas não é se a foto ficou boa ou ruim, vai muito além disso.  Rir dos memes criados, do humor agradável, é algo bom e saudável, o que chama atenção é profissionais da fotografia que se dizem donos da verdade em crucificar quem fez tal foto, ou seja, gerar polêmica.

A captura de tela foi feita no dia 02/02/201 as 16h42min

Vamos a alguns dados:

  • Esta é a foto mais curtida do Instagram até o momento. Conta com mais de 8 milhões de curtidas e quase 400 mil comentários.
  • Celebra a segunda gravidez da cantora, que espera gêmeos.
  • Quem fotografou este momento de gestação foi Awol Erizku, que é artista etíope e usa também a fotografia como meio de expressão.

Abro algumas questões:

Qual a chance de um fotógrafo(a) fazer o ensaio da Beyoncé?

– Uma em um milhão.

Qual a chance de fotógrafos errarem e fazer fotos não tão agradáveis ou até ruins?

– Enorme, pois isso é algo relativo, somos humanos, o erro é crucial em nossas vidas, algo que acontece e serve para crescimento, aquele que inova tem grande chance de errar assim como tem muito mais chances de acertar.

– A foto de Beyoncé ficou ruim ou foi um estilo utilizado pelo fotógrafo e sua potencialidade de inovar?

– Ao criticar apenas esta foto, já pensou em pesquisar e ver outras fotos que fazem parte do ensaio, ou seja, o conjunto da obra? Para isto seguem elas aqui no artigo.

Algo que chama a atenção é o fato de modismos na fotografia comercial, e ao mesmo tempo vários profissionais que estão criticando a foto da cantora, a maioria faz fotos como se fosse uma fábrica de produção, sem originalidade e muito menos uma marca pessoal.

Sobre fotografias de gestante, existe uma infinidade de produção um tanto estranhas:

Saias de tule, coroas e balanços de flor, vestidos e panos desagradáveis, bichinhos de pelúcia, letras em MDF com o nome do bebê, ou frase me inglês (o famoso “Love”), uma desarmonia de cores e tons de roupas, a gestante toda “produzida” e o marido ao lado com roupa “comum”, escrita e desenhos na barriga de batom. Na pós-produção trabalham com luzes direcionadas e marrons avermelhadas, cor seletiva, além de colocar asas de fada ou anjo. Infantilizam algo que não merece ser infantilizado, além de redimir. É difícil encontrar bom material fotográfico que retrata a gestação.

A gravidez vai muito além de tudo isso que disse, essa romantização é uma chatice generalizada, gerar um ser trás consigo espinhos grandiosos, não é novidade dizer que toda e qualquer gestação é difícil. A fotografia, sim deve trazer e preservar a felicidade, pois este estado de sentimento é algo que se evapora facilmente, vivemos grande parte em tristeza, a felicidade vem e volta rapidinho, aí entra a importância de se capturar uma imagem.

Com tudo isso fica difícil criar fotos que remetem mais a simplicidade e identidade da gestante, a maioria das clientes buscam fotos assim clichês, pois são movidas pela massa, e seguem modismos. Os apetrechos camuflam algo que a gestante poderia apresentar, sua simplicidade, toda a beleza em ser gestante. Existe também o jogo de interesse e venda de outros profissionais principalmente artesãos, de apetrechos para fotógrafos, como se fosse uma obrigação comprar tais objetos e usar, mas não é!

Retornando ao caso da foto da Beyoncé lembra a uma inveja não velada dos profissionais da fotografia, algo que soa como se quisesse estar no lugar do profissional que “errou”, em ter a foto repetida diversas vezes no mundo digital e visualizada milhares vezes, e também ganhar bem por isso. Por outro lado existem comentários favoráveis a foto realizada, como identificando uma foto conceitual e entre outros fatores. Com tudo isso toda essa popularidade só vem a aumentar.

É evidente o moralismo em todas as esferas digitais, todo mundo é entendedor ou especialista em alo. Seria bom analisar de uma forma mais técnica, e se gostar ou não é uma opinião de cada um. Somos profissionais da imagem, é algo vazio analisar questões superficialmente, principalmente fotografias.

Para ver mais fotos basta entrar no site da cantora: http://www.beyonce.com/
Fonte das imagens publicadas no artigo: http://fotos.estadao.com.br/

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Muito bom. Gostei do seu ponto de vista.

  • muito boa a sua colocação e das perguntas feitas sobre tirar fotos de gravidas

  • Alexandre Maia
    • Finalmente descobriram o nome! Muito obrigado, já pedi para editar o artigo e dar os devidos créditos.

  • Alexandre

    Se era para chamar a atenção ficou 100%. Não sei o ela pediu para o fotógrafo, mas pra mim achei um tanto brega. Acho a qualidade das fotos baixa como se fosse amadoras tiradas de qualquer maquininha com qualquer tipo de luz , esse é a minha impressão. Mas o fato é está bombando no mundo, só que eu não queria pra minha esposa .

    • Analisando o ensaio todo há uma complexidade grande de luz sim, além da qualidade de imagem, até foto subaquática. Entendo seu fato de não gostar e não identificar.

      Obrigado por comentar!
      Abraço!

  • claudia

    eu achei lindo nao entendo muito de arte pra mim ta perfeita tanto ela como o fotografo

    • As vezes nem precisa ser especialista em arte, fotos boas já dizem por si só.
      Obrigado pelo comentário e Grande abraço!

  • Francisco da Costa

    Sem o véu e sem a coroa de flores, esta seria apenas uma foto de grávida. Mas veja o significado por trás disso- as flores representam a vida, em formato de coroa, a eternidade. a posição sobre os joelhos, um ato de adoração. Como a coroa de flores representando o infinito no contexto religioso representa Deus, torna-se obrigatório o uso do véu, como respeito e submissão, exigido em algumas religiões evangélicas americanas, quando a mulher ocupa o lugar do homem nas cerimônias. Sobre a roupa- a parte de cima- a cor predileta dela, a parte de baixo, a cor predileta do marido. É isso aí, que eu interpreto.

    • Que bom que tem a sua interpretação, sinal que não ficou na superfície. Obrigado!

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar