Home » Artigos » Dicas

Guia de Fotografia Prática – Paisagens 4.67/5 (3)

Verão.

Férias.

Lindas fotografias de fato de banho, sol e…paisagens.

Um dos tipos de fotografia mais gratificantes é sem dúvida a fotografia de paisagens, principalmente se você se faz acompanhar da sua câmara fotográfica nas férias.

Motivos vibrantes, cores quentes e suaves, Pôr-do-Sol e amanheceres no campo ou na praia lindíssimos, muitas são as “desculpas” para você clicar no obturador e enquadrar fantásticas fotografias.

O presente GUIA PRÁTICO DE FOTOGRAFIA DE PAISAGENS, apresenta-lhe sob a forma de pequenos truques e dicas, as definições de câmara que lhe irão mostrar como fazer a diferença entre uma composição monótona e excelentes fotografias, dignas de exibição numa qualquer galeria de arte.

E o melhor de tudo é que nem precisa de equipamento caro, nem de software de edição complicado. Com um simples telemóvel ou com uma câmara compacta conseguirá, igualmente, obter excelentes resultados.

foto4

TOP DICAS – PAISAGENS

Enquadramento o enquadramento ocupa 80% do seu pensamento quando se trata de fotografar uma paisagem. Por vezes, o recorte de um determinado elemento numa paisagem pode marcar a diferença entre uma fotografia normal e uma imagem excecional.

Use sempre a Regra dos Terços, para enquadrar a sua fotografia.

Tenha em atenção o nivelamento da linha do horizonte. Se não conseguir nivelar diretamente na sua composição enquanto enquadra a sua fotografia, utilize o Photoshop para fazer esse nivelamento.

Profundidade de Campo use uma abertura mais fechada (f/16 é um ótimo começo). Faça combinações com ISO baixo (por exemplo, ISO100) e use, sempre que possível um tripé para conseguir velocidades mais baixas, e aplicar efeitos criativos como Longas Exposições.

Filtros POLARIZADOR – essencial para aumentar as cores numa fotografia e de  DENSIDADE NEUTRA – para ajudar a bloquear a luz, permitindo exposições mais longas

Hora Magica algumas das fotografias mais espetaculares de paisagens são feitas durante a Hora Mágica (alguns minutos depois do amanhecer e alguns minutos antes do anoitecer.

Deixe no modo automático a definição de AWB (Equilibrio de Brancos)

Utilize o Histograma da câmara para controlar a exposição da sua fotografia.

Use o modo BRK (Bracketing) da sua câmara fotográfica para controlar a exposição da sua fotografia e obter efeitos HDR criativos.

Fotografias Panorâmicas Ainda no campo da criatividade, se a sua câmara o permitir, tire fotografias panorâmicas (algumas câmaras compactas como a Olympus SP800UZ permitem obter fotografias panorâmicas automaticamente.)

Fotografe de noite para tirar partido de motivos únicos

O toque final será dado no Photoshop. Utilize modos de mesclagem e actions para dar outra vida às suas fotografias de paisagens. Veja aqui alguns exemplos. Faça o download das actions e experimente.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar