Home » Artigos » Dicas » Iluminação básica de retrato

Iluminação básica de retrato 5/5 (1)

Profissionalmente os fotógrafos precisam de adiantar a preparação de uma sessão fotográfica, com especial atenção se ela for feita em estúdio, porque neste caso irá precisar de iluminação.

Isto vai tornar as coisas menos divertidas  e menos simples do que a fotografia casual de exterior, mas vai ser possível inventar e garantir um tipo de imagem interessante.

A iluminação é o elemento chave do retrato, e se estamos a construir do nada, iremos descobrir que uma iluminação com uma luz suave irá servir para a maior parte das caras, ao contrário de uma luz dura.

Um dos tipos de iluminação mais básicos na fotografia e de maior confiança, inclui uma luz principal, difundida por uma sombrinha ou softbox, a 45º graus do modelo, uma segunda luz mais fraca ou reflector para preencher as sombras, uma terceira  mais afastada e direccionada , pode iluminar o cabelo ou o outro lado da cara.

A luz principal será responsável pela moldagem básica, enquanto que o resto das luzes vão reduzir o contraste e suavizar as sombras. Para ajudar a iluminar a sombra por baixo do queixo, que normalmente é mais escura, podemos pedir ao   modelo, caso não tenhamos um assistente ou suporte, para segurar um reflector, que poderá ser branco ou prateado ou outra cor, dependendo da tonalidade pretendida. Existem obviamente tantas maneiras de iluminar rostos como fotógrafos e vale sempre a pena experimentar estilos diferentes.

Todas as sugestões de luz aqui referidas, bem como os reflectores, poderão e devem ser alteradas conforme necessário. A solução irá depender do resultado desejado – Uma fotografia de beleza suave ou um retrato vigoroso. Mas alguns princípios têm de ser observados, a  luz pode também ser usada para realçar as melhores características da cara e disfarçar as menos boas. Estas decisões têm de ser tomadas mediante as circunstancias, e teremos que ir alterando a iluminação  ao longo da sessão.

1 – Cabelo
O cabelo fica com melhor aspecto quando parcialmente iluminado por trás, dando algum brilho.

2 – Testa
A menos que tenha a sombra do cabelo, a inclinação da testa pode reflectir uma iluminação forte e parecer e parecer demasiado exposta. Aqui a luz difundida poderá reduzir este problema.

3 – Olhos
Normalmente precisam de um bom preenchimento de sombra para evitar que fiquem muito escuros.

4 – Nariz
Não há problemas especiais na iluminação do nariz, embora possa ser necessário evitar que pareça demasiado proeminente. Uma luz forte cruzada irá produzir uma sombra e acentuar o nariz. Uma iluminação menos óbvia será mais eficaz.

5 – Maçãs do rosto
Factor importante nos retratos. As maçãs do rosto fortes e altas são particularmente fotogénicas.

6 – Boca
A boca não causa geralmente problemas de iluminação. Devemos ter algum cuidado com batons mais escuros, em imagens P&B e também a cores, poderão parecer, mais proeminentes.

7 – Queixo
Com iluminação por cima, vantajosa em alguns casos pode criar uma grande sombra, será boa ideia colocar por baixo do queixo um reflector.

8 – Orelhas
Se o modelo tem as orelhas grandes, apenas uma alteração da pose pode ajudar. Uma pose a três-quartos é melhor do que de frente.

A iluminação é um elemento fundamental na fotografia, espero que tenha gostado. Aguardo pela sua opinião nos comentários!

J.Grilo fotografia
http://www.jgrilofotografia.com
http://olhares.aeiou.pt/jgrilofotografia
http://jgrilofotografia.blogspot.com/

O Fotografia DG não se responsabiliza pelas opiniões emitidas
e imagens divulgadas pelos seus Colunistas”.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

J. Grilo

Aficionado por fotografia desde a infância, e depois de algumas formações na área com relevância para o Curso de Profissional de Fotografia da Oficina da Imagem. Dedica-se inteiramente á fotografia como profissional desde 2006, como freelancer. O seu trabalho centra-se principalmente em fotografia de estúdio e reportagem. Participou em várias exposições de fotografia e tem trabalhos publicados na área de reportagem de moda, relativos ao Portugal Fashion e Moda Lisboa. Deu formação em iniciação á fotografia pelo projecto Lukinaphoto. (www.lukinaphoto.com)

6 Comentários

Clique aqui para comentar

  • é uma excelente foto! isto não está direccionado a "editores" ou profissionais de n sei o q… esses sabem bem onde obter est informação. e não será em blogs de internet, parece-me, seguramente.

    belo artigo. parabéns.

  • Também concordo que o retrato escolhido para a matéria está fora dos padrões dos editores. E o seu comentário sobre fotografia de exterior:"menos simples do que a fotografia casual de exterior…" Fotografia exterior simples? Onde?

  • Muito bom este artigo, aprendi bastante. Espero por mais dicas.
    Gostava de saber onde encontrar algum trabalho do visitante Nei Toledo.
    Abraço a todos.

  • nao sei qual a finalidade desse retrato, mas comercialmente ele nao seria aceito por varios editores de arte….teria q ser retocado ate o rosto ficar uniforme…

  • Muito útil seu post, prático e leve, indica soluções pragmáticas e pontos criticos na iluminação de retratos. Como sugestão, porque não falar do uso de luzes laterais para criar volume nos rostos?
    abraço e parabens

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar