Home » Artigos » Dicas » IPS – A Melhor Forma de Vender Fotografia

IPS – A Melhor Forma de Vender Fotografia 4.23/5 (30)

Quer deixar seus clientes mais satisfeitos, aumentar sua receita e ainda trabalhar menos?

Pois saiba que utilizar a IPS em seu fluxo de trabalho pode fazer tudo isso e muito mais pelo seu negócio. Talvez você saiba, ou talvez ainda não, mas IPS são as iniciais das palavras In Person Sale.

IPS é um modelo de negócio onde você vende seus produtos pessoalmente (estando cliente e fotógrafo no mesmo local ou cada um em local diferente utilizando videoconferência).

Muitos fotógrafos tem medo de utilizar a IPS porque possuem crenças do tipo:

  • Só funciona para alguns tipos de clientes
  • Só funciona para alguns tipos de fotógrafos
  • Só funciona para fotógrafos que são bons de venda
  • Só funciona para fotógrafos experientes e com muitos anos de mercado
  • Você pode perder muitos clientes se começar a utilizar a IPS

Sinto muito em dizer para essas pessoas mas nada disso é verdade. Ela funciona perfeitamente para qualquer fotógrafo que trabalhe na área da fotografia social.

A primeira coisa que todo fotógrafo precisa entender é que ele deve se comportar como um artista e não como prestador de serviço. Arte é algo único e subjetivo enquanto serviço é uma coisa que qualquer um com uma câmera na mão, que se diz fotógrafo, pode realizar.

E como artistas precisamos aprender a vender nossa arte materializada em produtos como quadros, telas, álbuns etc.

Você já viu algum pintor famoso que cobra pelas horas que ficou pintando e que, depois do serviço pronto, digitaliza suas telas e entrega num pendrive para o cliente?

A melhor forma que eu já experimentei de vender meus produtos para os meus clientes é utilizando a IPS e eu garanto que, mesmo que você esteja começando agora ou não seja bom com vendas, você vai conseguir vender muito, mas muito mais produtos do que apenas deixar as suas fotos em uma galeria online para seus clientes escolherem o que fazer com elas.

Além de vender mais produtos você ainda terá os seguintes benefícios ao utilizar a IPS:

  1. Você não vai se sentir como um vendedor mas sim como um especialista que está ajudando os seus clientes a obter os produtos que eles já querem.
  2. Seus clientes ficarão muito mais satisfeitos e ainda vão te agradecer por toda a orientação que você vai dar pessoalmente para eles.
  3. As vendas vão surgir como uma consequência natural de um processo que começa desde o primeiro contato que você tem com o cliente e vai até o encontro para a escolha das fotos e produtos.
  4. Você vai conseguir aumentar sua receita com fotografia, aumentar seus lucros, atender menos clientes e, finalmente, ter mais tempo e dinheiro para aproveitar com as pessoas que você mais ama.

Para ter sucesso com a IPS, existem 3 coisas principais que precisam ser feitas:

  • Definir as expectativas corretas que seu clientes deve ter desde o começo e em todas as etapas;
  • Conquistar a confiança do seu cliente mostrando sua honestidade e capacidade técnica para fazer o que é preciso;
  • Despertar o desejo incontrolável do cliente pelos seus produtos. Se você conseguir isso ele fará o possível e até o impossível para comprá-los.

Agora que você já começou a entender melhor a importância e os benefícios de se utilizar a IPS em seu negócio quero te convidar para conhecer o meu livro digital A Nova Forma de Vender Fotografia.

Nele você vai aprender o passo a passo para realizar uma IPS, saber o que falar, o que responder e como agir em todos os contatos que você tem com o cliente antes, durante e depois das vendas.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Alessandro Cassemiro

Servidor público federal desde 1993 e fotógrafo profissional desde 2002. Proprietário do Simplesassim Fotografia e Receita com Fotografia - Marketing e Venda para Fotógrafos.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

  • 30 fotos grátis na 1a compra