Home » Artigos » Dicas » Itens Essenciais a se pautar no Ensaio Newborn

Itens Essenciais a se pautar no Ensaio Newborn 5/5 (1)

- Última Atualização a: 24/05/2016

Olá tudo bem? Olha eu de volta mais uma vez, rsrsr. Dessa vez pra tentar ajudar as pessoas que estão começando no ramo newborn, tanto os pais que procuram esse tipo de serviço, então pode ser que eu fale coisas que todo mundo já sabe mas prometo que você não vai deixar esse texto sem ter um conhecimento novo viu?

A maioria dos fotógrafos quando está começando se preocupa somente com os acessórios pra compor cenário, mas mais importante que isso vem o quesito segurança.

Creio que tanto os pais quanto o bebê precisam estar seguros pra fazer um ensaio dessa modalidade, visto que estão entregando o bem mais precioso deles e claro em um período de vida tão curto.

sleeping newborn baby via shutterstock.com
sleeping newborn baby via shutterstock.com

Acho que isso deveria estar exposto em holofotes, que a sessão newborn deve ser feita preferencialmente até o 10º dia de vida do bebê (recém nascido para a medicina compreende o período de nascimento até o 28º dia de vida do bebê, mas passando do 10º dia alguns bebês tendem a sentir cólicas, o que dificulta o posicionamento e o conforto deles durante a sessão).

E pra você fotógrafo que está começando vou tentar dar um norte pra que segurança com o bebê seja a primeira coisa a se pensar em uma sessão newborn. Tenha sempre em mente que os bebês são fofinhos inclusive peladinhos, então antes de uma super produção seria importante avaliar se você tem o mesmo cuidado com a segurança do bebê.

Chega de mimimi e vamos lá (sou do estilo bruta e odeio quando rodeiam demais pra falar rsrsrs)

Temperatura do ambiente:

Muitas das imagens que fazemos dos bebês eles se encontram peladinhos ou em roupas finas, então atenção sempre pra deixar o ambiente com uma temperatura ideal e constante a todo o ensaio, então verifique se no seu estúdio não tem arestas em baixo das portas, pelas janelas que possam entrar correntes de vento (caso tenha não estou dizendo que seu estúdio não serve pra fotografar, só veja uma maneira de sanar essa questão no momento das fotos, existem carpetes emborrachados, que não são caros e podem ajudar com essa questão.

Bloqueia insetos

No mais, a temperatura corporal do bebê gira em torno de 27 a 30ºC, e pra garantir que essa temperatura seja constante, devemos fazer uso de aquecedores, umidificadores de ar e termômetros pra controlar possíveis alterações.

Mas Grace porque isso? Explico da forma mais simples possível aos pais, imagine nós adultos andando no sol durante trinta minutos? Se não tomamos água podemos desidratar, o mesmo acontece com o bebê, mas claro em uma proporção maior.

Se o bebê ficar muito tempo no frio, ele começará a usar as reservas de gordura (que não são muitas) e isso pode fazer com que sua glicemia (açúcar no sangue) caia. E se isso acontecer podemos colocar em risco o cérebro e aos órgãos internos, porque o corpo vai tentar trazer o calor e a glicose das extremidades (por isso é sempre importante verificar mãos e pés) pra tentar colocar em ordem o cérebro e o coração.

Então se o bebê apresentar manchas pelo corpo, ficar roxinho ou azulzinho, pés e mãos frias é sinal que ele está perdendo calor, se isso ocorrer enrole o bebê com mantas e cobertores até ele recuperar sua temperatura. Agora se o bebê ficar suando, vale a pena olhar sempre no pescoço, é sinal que a temperatura está alta, o que indica que o recém nascido está queimando calorias, o que também gera alterações nos níveis de glicose, a respiração passa a ser acelerada e o neném passa a consumir mais oxigênio.

Higiene e cuidado na escolha dos acessórios:

Esqueçam o consumismo, as superproduções não tem que ganhar mais destaque do que o bebê, pesquisem antes de comprar, e claro, cuidado na escolha e mais cuidado ainda pra manter a higiene no estúdio. Não adianta somente lavar as roupinhas com água e sabão neutro se no estúdio tiver aquela poeirinha indesejada ou até mesmo aquele mofo que vc acha que é tão pouco que ninguém vai notar, pois é aí onde o perigo se instala. O menos é sempre mais então com poucos acessórios você consegue fazer fotos maravilhosas. Muita gente me pergunta então 99% dos meus acessórios são da Mimos de Fotos;

touca ursinho
Touca: @Props de Anjo / Wrap: @Flavia Vargas / @Mimos de Fotos

Peça aos pais que estejam munidos de fraldas, lenços umedecidos, chupetas (caso a criança faça uso) e medicamentos do dia a dia, mesmo que não seja a hora do mesmo (visto que a sessão pode se extender), isso se aplica também as pomadas, anti gases, anti refluxos entre outros. Em caso de sessão externa os cuidados são os mesmos.

Saliva:

A Saliva é uma das secreções do corpo mais potencialmente contaminadas, e é a responsável pela transmissão de uma série de enfermidades, tanto pra adultos, quanto pra recém nascidos. Não falar próximo ao ambiente ou fazer o uso de máscaras auxilia. Vou citar algumas doenças que podem ser transmitidas através da saliva, e caso tenha alguma coisa diferente lembrando que isso é só o fruto de muitas pesquisas e não sou médica.

  1. Mononucleose (doença do beijo), causada por um vírus, é a doença mais comum transmitida pela saliva, o infectado tende a apresentar febre, mal estar e íngua cervical e pode durar por uma semana ou mais, trazendo um desconforto sem tamanho ao bebê
  2. Hepatite: existem vários tipos, mas vou citar aqui a Hepatite A e Hepatite ; Hepatite A é transmitido através de fezes contaminadas, embora seja raro, é transmitido pela saliva; Hepatite B, pra que essa contaminação ocorra é necessário algum corte ou machucado que esteja liberando sangue, é rara, mas também não é tão incomum não.
  3. Herpes labial: Várias pessoas são portadoras, algumas nem sabem que contém mas só contaminam quando há lesões bolhosas.
  4. Gengivite: Infecção ocasionada por bactérias.
  5. Sarampo;
  6. Catapora;
  7. Faringite
  8. Coqueluche;
  9. Caxumba;
  10. Gripe;
  11. Rubéola;
  12. Difteria;
  13. Pneumonia;
  14. Tuberculose;
  15. Meningites;

Repetindo, a saliva é uma das secreções mais contaminadas do corpo humano, então através do seu contato é possível ser infectado por alguns agentes causadores de doenças, que podem ser agravadas em recém nascidos, muitas das vezes, com o sistema imunológico ainda em formação.

Bom, vou ficando por aqui senão fico falando a semana inteira e o texto fica cansativo, mas é isso, espero ter ajudado e para os que não conhecem meu trabalho segue www.facebook.com/secretimage, e coloco a disposição para sanar possíveis dúvidas.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Aproveite este desconto na nossa lojaAdquira o Photoshop e o Lightroom por apenas R$35,00/mês

Gracekellen Alves

Diretora de Tv, Radialista, nasceu em MG, residente no DF. Quando não estou me dedicando a fotografia, estou em constante estudo. Iniciou sua carreira na fotografia no ramo de casamentos, mas foi na fotografia de famílias que se encontrou.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar