• Blog
  • Cursos
  • Loja
  • Comunidade
  • Telegram
    Alguma dúvida?
    [email protected]
    RegistrarEntrar
    Fotografia DG - Referência em Dicas de FotografiaFotografia DG - Referência em Dicas de Fotografia
    • Blog
    • Cursos
    • Loja
    • Comunidade
    • Telegram

      Dicas

      • Casa
      • Blog
      • Dicas
      • Fotografia Newborn – Dicas para Iniciantes

      Fotografia Newborn – Dicas para Iniciantes

      • Autor Liana Lemos
      • Categoria Dicas, Newborn
      • Data 09/12/2015

      Conheci a fotografia newborn, em uma palestra ministrada pela fotógrafa Rita Rodrigues, a cerca de três anos. Me apaixonei perdidamente e descobri o que queria fazer, dentro da fotografia, pelo resto da minha vida.

      Na minha opinião, a paixão é a base para o sucesso daquilo que se faz. Tudo que é feito por amor e com dedicação, tem tudo para dar certo.

      Muitos fotógrafos estão buscando informações, para ingressar neste mercado. Muitos enxergam nesta área da fotografia, uma grande oportunidade, afinal é um mercado em crescimento.

      A questão aqui é: destes muitos que ingressam na fotografia newborn, quantos permanecem e prosperam? Quantos fotógrafos e “fotógrafos” estão nesta área por amor e com dedicação?

      Entendam por dedicação, a busca pelo conhecimento da fotografia (geral), do funcionamento da anatomia e fisiologia do recém-nascido e das especificidades da fotografia newborn, a correta aplicação das técnicas e principalmente, e acima de tudo, os cuidados e a segurança do recém-nascido.

      Recebo muitos e-mails, com dúvidas de colegas, que querem começar a trabalhar com fotografia newborn. O engraçado, para não dizer alarmante, é que na maioria destes e-mails, o que vejo, é uma busca incessante por fornecedores de props, gorrinhos e mantinhas. Tudo o que se quer saber, é onde comprar aquele cestinho, ou aquele fundo fotográfico. Muitas pessoas não estão interessadas em buscar conhecimento técnico. Isso me preocupa e muito!

      Este artigo tem por finalidade, trazer um pouco de conhecimento, para quem tem paixão pela fotografia newborn e acima de tudo, busca o conhecimento necessário para fazer a fotografia newborn responsável.

      Você também vai gostar dos artigos de Fotografia Newborn a baixo:

      • Dicas para um ensaio Newborn na casa do cliente
      • Itens Essenciais a se pautar no Ensaio Newborn
      • Composição de Cores na Fotografia Newborn
      • 10 Dicas para fotografar Recém Nascidos (Newborn)

      Você, meu amigo, tem nas mãos um serzinho frágil, que acabou de chegar ao mundo. Ele não tem muitas defesas, saiu a pouco de um ambiente perfeito, confortável e seguro e agora está nas suas mãos. Respeite-o acima de tudo.

      Fotografia Newborn por Liana Lemos

      Cuidados Básicos na fotografia newborn

      A principal questão na fotografia newborn é a segurança do recém-nascido. Tudo deve ser feito de forma a dar conforto e segurança ao bebê.

      O estúdio, ou local onde for realizada a sessão, deve ser higienizado, assim como todos os acessórios e props utilizados. Cuide também de seu asseio pessoal. Mãos higienizadas com álcool em gel, unhas cortadas e cabelos presos.

      A temperatura do ambiente deve ser controlada, entre 28 e 30 graus. Sempre que o bebê mostrar frio ou calor, esta temperatura deverá ser regulada. Tenha um aquecedor, um umidificador de ar e um termômetro, em seu local de trabalho.

      Os cestos e props devem ser feitos de materiais seguros para o bebê. Nunca use vidro ou cerâmica. Procure usar cestos de bases largas, para dar maior estabilidade ao bebê. Coloque um pesinho no fundo do cestinho para dar mais estabilidade.

      Em caso de doença do fotógrafo ou de pessoa de seu convívio, a sessão deverá ser remarcada.

      Procure realizar o ensaio entre 6 e 15 dias de vida do bebê, pois nesta fase os recém-nascidos são mais flexíveis, possuem o sono mais profundo e não sofrem com cólicas.

      O bebê deve estar bem alimentado antes de se iniciar a sessão. Peça a mãe que o amamente minutos antes. Bebê bem alimentado é bebê feliz.

      Os bebês possuem vários reflexos, que podem acordá-lo durante a sessão. Tenha sempre um assistente próximo e de olho no bebê, pois um movimento brusco, causado por estes reflexos, pode assustá-lo e causar quedas.

      Estude a fisiologia e anatomia do bebê. Aprenda a posicioná-lo adequadamente. Treine antes com uma boneca. Faça em você mesmo o movimento, que pretende fazer com o bebê. Uma pose mal executada pode machucar o recém-nascido.

      Muitas das poses são produto de fusão de imagens no Photoshop. Não tente reproduzir tudo o que você vê nas redes sociais. Pode ser perigoso para o recém-nascido.

      Comece com as poses mais simples. Com o tempo e a experiência adquirida, através de muito estudo e prática, naturalmente você vai evoluir para as poses mais complexas.

      Poses Fotografia Newborn

      Poses Básicas na fotografia newborn

      Posso dizer que 70 % do ensaio newborn acontece no puff. O acessório é adequado e seguro para o bebê. Com uma troca de mantas e alguns acessórios, você consegue uma gama de imagens do bebê, sem ter que movimentá-lo muito.

      Para quem está começando, o ideal é aprender estas quatro poses básicas, e treinar muito. Algumas mantinhas, toquinhas, wraps e headbands serão suficientes para um bom resultado e imagens bem diferentes.

      Bum Bum (Bum Up)

      Nesta posição é importante cruzar as perninhas do bebê contra sua barriga, e em seguida posicioná-lo no puff, de barriga para baixo. Uma das mãozinhas é colocada sob seu rosto. Esta mão servirá de suporte para sua cabecinha. Mantenha os dedinhos abertos. Tenha cuidado com o outro bracinho, que deve ficar ao lado do bebê (e não em baixo).

      Toalhinhas ou mantinhas devem ser colocadas sob a manta, para servirem de suporte para a cabeça.

      Gentilmente traga o bum bum para frente, de forma que os cotovelos se unam aos joelhos.

      Atente para o bracinho direito e para sua correta posição.

      Fotografe sob diversos ângulos e obtenha uma variedade de imagens.

      Pose Lateral (Side Pose)

      Partindo da pose do bum bum para a pose lateral, pouco se mexe no bebê. Isso garante seu conforto e uma transição suave. Cuide para o correto movimento do bracinho que está à direita (na foto acima). Traga para o mesmo lado que o outro. Gire o bebê lateralmente (em diagonal). Você pode usar wraps para uma variação de imagens.

      Você pode manter as duas mãozinhas unidas sob o rosto, palma contra palma, ou fazer como na imagem abaixo (pose sonequinha).

      Fotografia Newborn - Pose Lateral

      Queixo

      Nesta pose, as mãozinhas são colocadas uma sobre a outra, para dar sustentação à cabeça do bebê. Os cotovelos devem ser suportados por toalhas ou rolinhos colocados abaixo das mantas do puff.

      Fotografia Newborn - Queixo

      Barriguinha para cima

      Para esta pose, afunde bem o puff no centro. Posicione o bebê de barriguinha para cima e cruze suas perninhas. Nunca deixe o sexo à mostra. Preencha com toalhas sob as mantas, de formar a moldar e manter o bebê na posição. Esta pose pode ser reproduzida em cestinhos, como na foto ao lado.

      Fotografia Newborn - Barriguinha para cima

      Depois de aprender estas quatro posições básicas e praticar muito, você pode reproduzir as mesmas posições em caminhas, cestinhos e outros props.

      Você pode fotografar com os pais e irmãos, o que agrega muito valor ao seu ensaio.

      Fotografe também detalhes dos bebês, como cílios, lábios, mãos, pés.

      Registre expressões: sorrisos, bocejos, biquinhos, …

      Há muita coisa para fala sobre técnicas, iluminação, poses, equipamentos e pós-produção. Este artigo traz apenas informações básicas, para quem tem interesse na fotografia newborn e deseja aprimorar seus conhecimentos.

      Nunca deixe de buscar conhecimento e praticar muito.

      Dica extra sobre poses para fotografia newborn

      Tag:criancas, ensaio newborn, fotografar newborn, fotografia new born, Fotografia Newborn, fotos newborn, infantil, newborn, newborn caseiro

      • Compartilhe:
      autor avatar
      Liana Lemos

      Meu nome é Liana Lemos, sou uma carioca de 33 anos apaixonada por fotografia. Como em todas as relações, um dia a paixão acaba ou virar amor. Comigo virou amor e então resolvi me profissionalizar. Desde então posso dizer que acordo, respiro, como, durmo e sonho com fotografia. Sou louca por crianças e pela pureza de suas almas e procuro buscar essa essência em minhas fotografias. Hoje digo com muito orgulho que sou fotógrafa infantil, de gestantes e família e agora escrevo para o fotografia-dg. Meu compromisso é estudar, me atualizar, e dividir o que sei, buscando uma constante melhoria naquilo que faço por amor.

      Artigos Anteiror

      O fotógrafo artista: sobre a arte de olhar
      09/12/2015

      Artigo Seguinte

      Como melhorar as suas imagens
      09/12/2015

      Você também pode gostar

      A FOTOMETRIA INFALÍVEL
      A FOTOMETRIA INFALÍVEL
      22 janeiro, 2021
      Ensaio Gestante
      Alterações emocionais na gravidez e suas implicações no ensaio de gestante
      8 janeiro, 2021
      capturar-fogo-artificio
      Configurando sua câmera para clicar fogos de artifício
      30 dezembro, 2020

      Procurar

      Categorias

      • Artigos de opinião
      • Atualidade
      • Dicas
        • Gastronomia
        • Gestante
        • Newborn
      • Fotojornalismo
      • História da Fotografia
      • Inspirações
        • Entrevistas
        • Foto Arte
      • Pós-Produção
      • PREMIUM

      Cursos Mais Recente

      Como Usar o Rebatedor na Fotografia

      Como Usar o Rebatedor na Fotografia

      Free
      Guia de Poses Completo para Fotógrafos

      Guia de Poses Completo para Fotógrafos

      Free
      Dominando o Lightroom Mobile

      Dominando o Lightroom Mobile

      R$ 247.00

      MAIS VENDIDO DE 2020

      E-BOOK O SISTEMA DE ZONAS SEM MITOS

      O que vou ensinar neste livro é para quem gosta de ir ao pormenor da fotografia para obter os melhores resultados e crescer muito tecnicamente com o controle que passa a ter.

      QUERO SABER MAIS




      © 2009 - 2020 Fotografia DG. Todos os direitos reservados.

      • Privacidade
      • Termos & Condições
      • Quem Somos

      Faça Login com a sua conta de site

      Perdeu sua senha?

      Ainda não é um membro? Registe-se agora

      Registrar uma nova conta

      Você é um membro? Login agora

      Usamos cookies para melhorar a sua experiência Opções de CookiesACEITAR
      Privacidade & Cookies

      Privacidade

      Utilizamos os denominados cookies no nosso site com o objectivo de tornar a nossa oferta mais eficaz, segura e fácil de usar. Os cookies são pequenos ficheiros de texto que se arquivam ou armazenam no computador do consumidor e que contêm informação codificada sobre o conteúdo da sua visita, bem como os dados introduzidos pelo consumidor. A maioria dos cookies que utilizamos são os denominados “cookies de sessão” que se eliminam automaticamente no final da visita do consumidor. No entanto, outros cookies permanecem no computador, como os chamados “cookies permanentes”, aos quais se pode aceder nas suas visitas seguintes e permitir a detecção do seu browser, bem como diversas funções de serviço. Os cookies não danificam o computador do consumidor e não contêm vírus.

      Em qualquer momento, o consumidor pode ajustar a configuração do browser para recusar ou eliminar cookies directamente. Sugerimos que consulte as instruções correspondentes do fabricante do seu browser. Não obstante, advertimos de que, nesse caso, as funções dos nossos sites deixam de poder ser plenamente utilizadas e, portanto, recomendamos a activação das funções para permitir o uso de cookies.
      Necessário
      Sempre Ativado

      Os cookies necessários são absolutamente essenciais para que o site funcione corretamente. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.