fbpx

Composição de Cores na Fotografia Newborn

Olá, meus amigos do Fotografia-DG.

Para quem ainda não me conhece, meu nome é Liana Lemos e sou fotógrafa infantil e de recém-nascidos (newborn).

Hoje eu vim aqui, para conversar um pouquinho com vocês, sobre as cores na fotografia newborn. Como utilizar as cores de forma correta, para uma imagem final cheia de vida e impactante.

Desde o começo da minha carreira como fotógrafa infantil, tive como principal referência de inspiração, o trabalho da fotógrafa americana Caralee Case. Este ano estarei realizando o grande sonho de conhecê-la pessoalmente e participar de seu workshop em Minneapolis/EUA, “Creative Captures Workshop”.

Caralee Case é uma fotógrafa norte-americana, reconhecida internacionalmente, por seu trabalho rico em cores vibrantes, perfeita harmonia, uso de elementos de cenário únicos, tratamento impecável, além de capturar de forma incrível a pureza dos recém-nascidos e a essência de seus bebês modelos.  Ela sempre foi uma inspiração para mim! Quem não conhece o trabalho dela, precisa imediatamente conhecer.

É muito natural que busquemos referências em fotógrafos experientes, que tenham um trabalho que nos atraia e emocione. Essas referências, somadas à outras referências que adquirimos ao longo da vida, vão auxiliar no processo de construção de nosso próprio estilo de fotografia.

Quando começamos a fotografar, não temos um estilo definido. Poucos sabem, desde o início da carreira, qual ramo da fotografia mais os atrai. O natural é experimentar, buscar inspiração, errar, aprender com os erros, buscar mais referências, acertar, melhorar, aprimorar e um dia definir qual o nicho de fotografia que mais nos agrada e qual estilo nos define.

Eu venho buscando a definição de um estilo há bastante tempo. Hoje eu percebo que meu estilo foi se definindo aos poucos, naturalmente, eliminando coisas que me desagradavam e mantendo e aprimorando aquilo que me deixava feliz.

Composição de Cenários

Sempre me preocupei com a composição de cenários.

Eu fotografo em estúdio e trabalho com composição de cenários. Eu me preocupo em manter a harmonia nas produções de um determinado ensaio, pensando sempre no produto final do meu trabalho. Nada mais lindo que um álbum bem diagramado, em uma cartela de cores harmônica.

Sempre fui compulsiva pela compra de acessórios, fundos coloridos, pisos diferentes, props dos mais diversos estilos e cores, sempre pensando nas composições perfeitas para meus cenários. Hoje começo a restringir esse impulso, comprando de forma mais consciente e inteligente.

Fato muito comum, fotógrafos de recém-nascidos contraírem dívidas, com a compra desenfreada de props e acessórios e ainda assim, não conseguirem fazer corretas composições. A sensação é de que sempre falta alguma coisa, para complementar aquela produção.

O mais importante é não se perder na compulsão de comprar tudo que se acha lindo! Sempre vão existir props e acessórios lindos no mercado!  Pense antes de comprar. Idealize o cenário que você gostaria de produzir e adquira o que for necessário para a composição.  Lembre-se que todos os itens que estão sendo utilizados em uma determinada produção, podem ser reaproveitados em várias produções diferentes, com combinações diferentes.

Planeje quantas produções você utilizará para aquele ensaio. Pense na cartela de cores que deseja utilizar. A cartela de cores deve ser harmônica.

Harmonia das Cores na Fotografia Newborn

Todo fotógrafo deve entender sobre a teoria das cores, para conseguir compor de forma harmônica. Tenha um círculo cromático em mãos. É uma ferramenta muito útil!

Harmonia Monocromática

Consiste em combinar vários tons de uma mesma cor. As tonalidades variam, mas permanecem na mesma matiz de cor.

Ex. rosa claro, rosa bebê e rosa pink.

Esta combinação resulta em algo agradável, calmo, simples e elegante.

Entretanto, é uma harmonia de pouco contraste e vibratilidade.

Uma dica para quebrar um pouco a harmonia monocromática, é incluir um elemento de cor complementar no cenário (ex. em um cenário de tons de azul, incluir um wrap amarelo).

Nesta composição a única restrição é na composição monocromática do amarelo, pois pode cansar os olhos e transmitir certa monotonia.

Imagem1

Harmonia Análoga

É a harmonia formada por uma cor primária combinada com duas cores vizinhas no círculo cromático.

Ex: Amarelo (primário), laranja (secundária) e laranja amarelada (cor que está localizada entre as duas outras, no círculo cromático).

Harmonia Complementar

É caracterizada pela combinação de cores opostas no círculo cromático. Funciona ainda melhor, se a combinação ocorrer também entre cores frias e entre cores quentes, entre si.

Ex. azul x amarelo/ vermelho x azul

Procure dar ênfase a uma determinada cor e utilizar elementos de cenário na cor complementar.

Imagem2

Na foto acima você pode ver uma perfeita harmonia complementar, com predominância no rosa-goiaba e com elementos em verde, no caso o wrap utilizado para preencher o ninho e um pequeno detalhe na headband.

Mais um exemplo de composição complementar em uma produção de pufe. A cor dominante é o azul e a harmonia complementar se dá com o wrap amarelo.

Imagem3

Harmonia Triádica

Acontece quando utilizamos três cores equidistantes no círculo cromático. Por exemplo: azul, amarelo e vermelho.  Este tipo de harmonia oferece um alto contraste visual, conservando o balanço e riqueza das cores.