fbpx

Lentes descalibradas, será possível?

Olá a todos, antes de começar a escrever este artigo gostaria de agradecer ao Diogo Guerreiro pelo convite que fez de me juntar a esta excelente comunidade fotográfica que é a Fotografia-DG como colunista.

Vou falar então sobre algo que aconteceu comigo recentemente e até eu enfrentar o problema nunca tinha parado para pensar no assunto e muito menos para estudar sobre ele que é: Lentes descalibradas!

Todo mundo fala em monitor descalibrado, impressora descalibrada mas lente descalibrada não é do conhecimento de muitos fotógrafos amadores e até mesmo semi-profissionais.

Bem o que acontece é que adquiri uma objectiva nova e reparei que as fotografias  que eu estava tirando com ela  pareciam estar ligeiramente desfocadas, alias, estavam focadas mas não onde eu queria e sim um bocadinho mais atras como no exemplo abaixo.

Fotografia tirada com uma Canon 7D + Canon 24-70 f/2.8

Resolver o problema

AF Micro-Adjustments (esta denominação pode variar consoante as marcas) – Pois bem está aqui a nossa salvação! Esta opção que vem com as máquinas fotográficas mais novas (sinto informar que não são todos os modelos)  nos dá a possibilidade de ajustar o back-focus e o front-focus das objetivas fazendo com que o foco passe a estar exactamente onde queremos.

Então o que fazer

É claro que este assunto é mais complexo porém vou tentar explicar de uma maneira simples e direta para estar ao alcance de todos, a primeira coisa a fazer é identificar o problema se está no back-focus ou front-focus, existem na internet vários gráficos para fazer os testes mas aconselho a fazer o download deste link: http://regex.info/i/FocusChart-v1.0-gray05.gif.

As imagens abaixo ilustram bem os problemas, na imagem 1 vemos uma máquina e respectiva objectiva com o foco correto, na imagem 2 vemos a máquina e respectiva objectiva com problema no back focus e por fim temos a imagem 3 com problema no front focus.

Imagem 1 – Foco Correto

Imagem 2 – Problema no Back-Focus

Imagem 3 – Problema no Front-Focus

(imagens do site http://regex.info/blog/)

Corrigindo o problema

  1. Imprima o gráfico do link
  2. Coloque em uma superfície plana e bem iluminada
  3. Selecione apenas um ponto de focagem
  4. Máquina em cima de um tripé
  5. É aconselhado pelas marcas usar a máxima distancia focal da lente e a máxima abertura
  6. Use ISOs baixos
  7. Estabilizador desligado
  8. Tire no mínimo 3 fotos consecutivas com os valores do Micro Adjustments definidas para por exemplo -5, 0, +5
  9. Passe as fotografias para o computador e veja qual está com o nível de nitidez mais acertado
  10. Grave os ajustes no menu do Micro-Adjustments

Algumas considerações finais:

  • Para cada objectiva que tiver deverá fazer o micro adjustments.
  • Infelizmente os valores do AF micro adjustments correspondem a determinadas distancias focais, ou seja, se possui um 24-70mm existirá  um valor para 24mm e outro valor para 70mm.
  • Se não resultar pode ser um problema mais grave com a máquina ou objectiva e só o encaminhamento para assistência oficial de cada marca resolverá o problema.

 

Bem espero que tenha ajudado com este artigo e estou aberto a qualquer dúvida que possam ter em relação a este método de ajuste.

A gente se vê no próximo artigo.

Abraços a todos

Vamos te mostrar os principais SEGREDOS PARA CRIAR ENSAIOS MARAVILHOSOS.
1º CONGRESSO NACIONAL FOTODG
Saber Mais ➜