Home » Artigos » Dicas

Backup um BEM necessário – Parte 5 de 9

No artigo anterior (quarta parte), expliquei como fazer um backup ao importar suas fotos pelo Lightroom e como salvar as fotos em uma pasta mais organizada. Hoje vou mostrar um método que utilizo para fazer os backups de minhas fotos editadas em JPEG ou RAW/PSD/TIFF. Para isso preciso de dois softwares, o Lightroom 3 e o Cobian Backup.

Lightroom, exportando para backup

 

Antes de qualquer coisa precisamos ter as regras para que o backup seja feito corretamente.

Configurações para o Lightroom 3

Criando os Atalhos

  1. Acesse o menu “Arquivo > Exportar” ou aperte “Ctrl+Shift+E”
  2. Clique no botão Adicionar (ao lado esquerdo)
  3. Na janela “Nova Predefinição” têm duas opções.
    • Nome da predefinição: Backup_JPEG_Final
    • Pasta: Selecione “nova pasta” e escreva “Backup
    • Clique em Criar
  4. Agora no menu Predefinição vamos ter o seguinte.
    • Menu: Backup
    • Submenu: Backup_JPEG_Final
  5. Repita para criar outro menu com o nome Backup_RAW_Final

Com os menus criados (Backup_JPEG_Final e Backup_RAW_Final), já podemos configurar o Lightroom corretamente para que salve os arquivos.

 

Detalhes de como fica o menu Predefinição

Com os menus criados (Backup_JPEG_Final e Backup_RAW_Final), já podemos configurar o Lightroom corretamente para que salve os arquivos.

Criando o Backup para Arquivos JPEG

Clique no submenu Backup_JPEG_Final e ao lado coloque as configurações conforme são mostradas nas imagens abaixo.

Primeira etapa de configuração para Backup em JPEG

Segunda etapa de configuração para Backup em JPEG

Terminada a configuração é necessário que você clique com o Lado direito do mouse em cima do submenu Backup_JPEG_Final e em seguida clique em “Atualizar com configurações atuais

Salvando as predefinições

Para verificar que foi salvo corretamente, faça o seguinte, Selecione outra opção no menu “Predefinição” e depois clique novamente no Submenu Backup_JPEG_Final, para saber se foi atualizado corretamente com as configurações novas e depois clique no X para fechar essa janela.

Selecione as fotos que deseja fazer o backup e em seguida clique com o lado direito do mouse em cima de uma delas para acessar o menu e clicar em Exportar > Backup_JPEG_Final.

Essas configurações fazem com que as fotos selecionadas sejam salvas em uma nova pasta chamada Backup_JPEG_Final no formato JPEG e dentro da mesma pasta de onde se encontra a original.

Criando o Backup para Arquivos RAW/PSD/TIFF

Clique no submenu Backup_RAW_Final e ao lado coloque as configurações conforme foram mostradas nas imagens para o JPEG, com pequenas diferenças (veja abaixo).

Em “Local da exportação” mude o nome da pasta e em
“Configurações de arquivos” selecione o formato para a opção “Original”

Ao finalizar a configuração siga o mesmo procedimento de clicar com o Lado direito do mouse em cima do submenu Backup_RAW_Final e em seguida clique em “Atualizar com configurações atuais

Abaixo segue uma imagem de como fica a hierarquia das pastas após a criação dos backups selecionados.

Detalhes de como fica a hierarquia das pastas e formato das imagens JPEG

Na sexta parte da série, será informado como utilizar uma excelente e gratuita ferramenta de backup juntamente com as configurações que criamos no Lightroom.

Obrigado a todos e caso queiram ver um pouco mais do meu trabalho podem acessar o meu site www.guilhonfotografia.com.br e me seguir no Twitter @eduardoguilhon juntamente com o @fotografiadg.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Eduardo Guilhon

Eduardo Guilhon é brasileiro, nascido no ano de 1981 e residente na cidade de Florianópolis/SC, atua no mercado através Books/Retratos, ele também foi o primeiro Catarinense se especializar em Crianças com Necessidades Especiais através SpecialKids Brasil. Sua marca é a utilização de técnicas de iluminação criativa (Strobist) em conjunto com a luz ambiente. Tem como missão congelar a imagem de forma inovadora, refletindo e registrando com alto desempenho o momento único existente durante todo o trabalho, entregando ao cliente, um pedaço especial de sua vida em forma de fotografias.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Páginas Úteis

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar