Home » Artigos » Pós-Produção » Slide-Show como ferramenta de trabalho

Slide-Show como ferramenta de trabalho

Uma das maneiras de apresentarmos nossas fotografias a nossos clientes é com a construção de um slide-show que por sua definição é uma sequência de imagens ou texto acompanhados por uma ou mais músicas.

A imensas maneiras de se criar um slide-show, a softwares criados especialmente para fazer estas apresentações, existem outros programas que não foram desenhados para esta finalidade mas é também possível fazer, e há soluções online.

Imagem: Pro Show Producer

As ferramentas para criar um Slide-Show

Como disse anteriormente existem inúmeras maneiras de se criar um slide show, mas passo a falar sobre as que acho mais interessantes.

Pro Show Producer – Este é um software proprietário para criação de slide shows, é uma ferramenta muito poderosa, intuitiva e fácil de usar, é possível criar tudo de forma automática e para quem quer algo ainda mais personalizado é possível fazer as animações de forma manual, tendo ainda opção para editar de forma simples e rápida as músicas e textos.

After Effects – Este já é conhecido e dispensa as apresentações, não é uma ferramenta própria para estas apresentações mas para quem tem um certo domínio sobre o software sabe que é capaz de coisas fantásticas, a ainda na internet existem vários templates de slide shows para o after effects bastando apenas ter de trocar as imagens.

Animoto – Esta é talvez a solução mais interessante, criar seus slide-shows online, o animoto é um site onde depois de registrado basta enviar suas  fotografias online, escolher uma música, adicionar alguns títulos e clicar no botão CREATE VIDEO! E dentro de alguns minutos terá um slide-show com efeitos excelentes.

Para aqueles que se interessarem pelo Animoto devem saber que existem diferentes tipos de contas. A conta LITE é a única em que não se paga, mas os vídeos estão limitados a 30 segundos apenas, a partir dai – contas PLUS, PRO e RESELLER – já são pagas, aconselho a darem uma vista de olhos na seção Plans & Pricing do site.

Abaixo um dos meus vídeos criados no animoto:
 

Para finalizar 5 dicas para ajudar na sua apresentação

Como trabalho com fotografias de eventos vou falar um pouco sobre a experiência que tenho com este tipo de slide-show, é claro que isto não é uma receita que tem de ser seguida a risca é somente um guia para os iniciantes se orientarem:

  1. 200 a 300 fotografias
  2. É sempre interessante misturar fotografias a cores e a PB
  3. As músicas devem ir de acordo com o gosto do cliente, não devemos usar músicas ao nosso gosto
  4. A duração da apresentação deve estar entre 10 a 15 minutos, é melhor deixar quem vê o slide-show com um gostinho de quero-mais do que ele quase dormir em frente a TV por que nunca mais acaba a apresentação
  5. Crie sempre suas apresentações em HD (720p) para evitar dores de cabeça depois se alguém pedir para ter o slide-show neste formato.

A gente se vê num próximo artigo.

Abraços a todos

Ajude-nos, avalie este artigo:

Henrique Zorzan

Henrique Zorzan, brasileiro, residindo atualmente no Porto-Portugal, um apaixonado pela fotografia, auto-didacta em constante aprendizagem pois acredita que só assim podemos evoluir e fazer cada vez melhor. Tendo seu foco direcionado para fotografia criativa gosta de criar coisas novas e fugir das regras. Conta já com diversas publicações a nível nacional e internacional, trilhando assim o seu caminho por este mundo incrível que é a arte de desenhar com a luz.

11 Comentários

Clique aqui para comentar

  • alguém poderia me ajudar um amigo baixou o proshow producer no meu pc mas esqueceu de registrar então fica aparecendo aquela tarja amarela nos meus slides alguém poderia me passar a chave deste produto? obrigada desde ja

  • Alguns clientes além de pedirem o álbum, pedem um clip para mostrar as fotos em uma festa ou até mesmo em casa para os amigos. Acrescento algumas dicas:

    – cuidado com o excesso de efeitos, pode se tornar cansativo;
    – procure trabalhar com as imagens sempre no formato paisagem. Ao colocar uma foto com formato de retrato, ficará um vazio em volta da mesma;
    – se tiver muitas fotos (a pedido do cliente), procure dividir em pequenos clips. O Proshow permite criar um menu como em um DVD.

    • Thiago, o que eu faço pra consegui usar tanto fotos paisagem quanto retrato é criar movimento nelas. Nas retrato, eu uso efeito de panning com ela fechada, ocupando os dois lados, começo numa parte da foto e vou no movimento até a outra parte. O esquema fica mais dinâmico, não cansa tanto se for um pouco mais longo, e fica mais agradável também. Dá mais trabalho, mas eu curto mais o resultado final, e te dá mais opções de imagens

  • Utilizo o Proshow Producer e de forma alguma ultrapasso 7 minutos, tendo limite máximo de 60 fotos, desta forma ganhamos em qualidade, pois só serão exibidas fotos de grande importância, com prioridade para as melhores.

  • Acho que o slideshow é um agrado a mais, outra forma de exibir o trabalho e por que não divulgar seu trabalho também pois pode ser compartilhado nas redes sociais ou dvd por exemplo. Ah o Pro Show Producer é muito bom recomendo

  • No caso de uma midia paralela, entregue junto com o material, acho muito válido. Eu gosto de, depois de todo trabalho feito, fotos editadas, aprovadas e entregues, pegar um dia mais calmo e montar um slideshow. Depois coloco no Youtube, com as fotos que os cliente já conhecem, escolheram e levaram, e algumas a mais, que ficaram de fora na hora da escolha. Ainda foram poucas que eu consegui parar pra fazer, mas todas os clientes gostaram, e fazem questão de divulgar… É uma forma até de divulgar o trabalho de maneira "cost-less"

    • Ola Yul é exatamente isto!!! :) Acho que como uma ferramenta de trabalho ou seja mais uma maneira de divulgar nossas fotos é excelente! E agora o que acontece é que vão noivos ao meu site, vêem o slide show e perguntam logo: No nosso trabalho também está incluído o slide show? – Eu digo que sim e eles ficam super contentes…. Abraços e boas fotos amigo….

  • Perfeito post.

    Concordo com o Barbosa. 10 minutos já é muita coisa, imaginem 15. Eu aconselho usar apenas uma música, que dura em média de 3 a 5 minutos. Da para passar bastente fotos neste tempo. O slideshow deve ser utilizado como uma mídia altenativa, mais para a divulgação do trabalho do fotógrafo que para apresentação do trabalho ao cliente.

    • Ola @xereda, obrigado pelo comentário, é exatamente isso que eu queria transmitir: "uma midia alternativa…" eu quando entrego os trabalhos aos clientes e lá está incluído o slideshow eles adoram, volto a repetir, não é para SUBSTITUIR as fotos em JPG… Abraços e boas fotos…

  • Eu normalmente uso o Premiere, que é só para edição, e mais leve que o After Effects

    Uma ressalva: 10 a 15 minutos é MUITA COISA… 200 a 300 fotos podem ser apresentadas em bem menos tempo.

    Um slide show, ao meu ver, tem um carater mais estético que de apresentação das imagens para o cliente. Para isso, o melhor ainda é apresentar imagens em formato JPG

    • Ola, Ymbarbosa, obrigado pelo comentário, não acho que devemos apresentar 300 fotografias em menos que quinze minutos. Vamos pensar assim: os 15 min já dão 3 segundos a cada foto sem contar a transição inicial e final de cada fotografia, então o tempo de apresentação da mesma será mais ou menos 2 segundos o que já é um curto tempo para quem vê… E o slideshow não substitui as fotografias em JPG, é apenas uma forma mais agradável para ver em família… Concluindo, como eu já tinha dito isto não é uma receita que tem de se seguir a risca… Abraços e boas fotos….