Slide-Show como ferramenta de trabalho

Uma das maneiras de apresentarmos nossas fotografias a nossos clientes é com a construção de um slide-show que por sua definição é uma sequência de imagens ou texto acompanhados por uma ou mais músicas.

A imensas maneiras de se criar um slide-show, a softwares criados especialmente para fazer estas apresentações, existem outros programas que não foram desenhados para esta finalidade mas é também possível fazer, e há soluções online.

Imagem: Pro Show Producer

As ferramentas para criar um Slide-Show

Como disse anteriormente existem inúmeras maneiras de se criar um slide show, mas passo a falar sobre as que acho mais interessantes.

Pro Show Producer – Este é um software proprietário para criação de slide shows, é uma ferramenta muito poderosa, intuitiva e fácil de usar, é possível criar tudo de forma automática e para quem quer algo ainda mais personalizado é possível fazer as animações de forma manual, tendo ainda opção para editar de forma simples e rápida as músicas e textos.

After Effects – Este já é conhecido e dispensa as apresentações, não é uma ferramenta própria para estas apresentações mas para quem tem um certo domínio sobre o software sabe que é capaz de coisas fantásticas, a ainda na internet existem vários templates de slide shows para o after effects bastando apenas ter de trocar as imagens.

Animoto – Esta é talvez a solução mais interessante, criar seus slide-shows online, o animoto é um site onde depois de registrado basta enviar suas  fotografias online, escolher uma música, adicionar alguns títulos e clicar no botão CREATE VIDEO! E dentro de alguns minutos terá um slide-show com efeitos excelentes.

Para aqueles que se interessarem pelo Animoto devem saber que existem diferentes tipos de contas. A conta LITE é a única em que não se paga, mas os vídeos estão limitados a 30 segundos apenas, a partir dai – contas PLUS, PRO e RESELLER – já são pagas, aconselho a darem uma vista de olhos na seção Plans & Pricing do site.

Abaixo um dos meus vídeos criados no animoto:
 

Para finalizar 5 dicas para ajudar na sua apresentação

Como trabalho com fotografias de eventos vou falar um pouco sobre a experiência que tenho com este tipo de slide-show, é claro que isto não é uma receita que tem de ser seguida a risca é somente um guia para os iniciantes se orientarem:

  1. 200 a 300 fotografias
  2. É sempre interessante misturar fotografias a cores e a PB
  3. As músicas devem ir de acordo com o gosto do cliente, não devemos usar músicas ao nosso gosto
  4. A duração da apresentação deve estar entre 10 a 15 minutos, é melhor deixar quem vê o slide-show com um gostinho de quero-mais do que ele quase dormir em frente a TV por que nunca mais acaba a apresentação
  5. Crie sempre suas apresentações em HD (720p) para evitar dores de cabeça depois se alguém pedir para ter o slide-show neste formato.

A gente se vê num próximo artigo.

Abraços a todos

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Henrique Zorzan

Henrique Zorzan, brasileiro, residindo atualmente no Porto-Portugal, um apaixonado pela fotografia, auto-didacta em constante aprendizagem pois acredita que só assim podemos evoluir e fazer cada vez melhor. Tendo seu foco direcionado para fotografia criativa gosta de criar coisas novas e fugir das regras. Conta já com diversas publicações a nível nacional e internacional, trilhando assim o seu caminho por este mundo incrível que é a arte de desenhar com a luz.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar