fbpx

Livros sobre fotografia – Quais comprar?

Algumas pessoas me escreveram pedindo dicas de livros. Em primeiro lugar, deixo claro que não existe uma lista de livros sobre fotografia milagrosos, uma receita de sucesso pronta para uso. Além disso, um livro pode ser ótimo para uma pessoa, ajudá-la demais em seu crescimento fotográfico, e não ser tão bom assim para outra. É uma questão de gosto e de empatia com o autor.

E nunca é demais lembrar que, aliado à leitura – que é de fato essencial – é muito importante também praticar o máximo possível, fotografando sempre, aplicando o que você leu e aprendendo com os seus próprios erros. Estamos em um eterno aprendizado.

Voltando aos livros sobre fotografia, acho importante que todo mundo tenha pelo menos um livro de ‘guia de fotografia’, uma espécie de manual. Para mim, o Novo manual de fotografia, de John Hedgecoe, é excelente. Tem uma leitura fácil e traz bons exemplos, ilustrado com diversas fotos. Mas existem vários outros livros nesse estilo, como os do fotógrafo Tom Ang, por exemplo, que são também bastante didáticos. Você não precisa ter todos nem mesmo vários livros desse tipo. Você pode optar por um que alguém tenha recomendado ou que o preço caiba no seu bolso.

Mas, falando em preço, fuja dos livros baratos demais. Tenha em mente que livros de fotografia sempre custam caro e então, se for barato demais, muito abaixo dos preços de todos os outros, pode ser que não tenha a mesma qualidade. Simplesmente desconfie!

Além desse guia, acho legal ter livros da área específica em que você deseja atuar. Se o seu sonho é ser fotógrafo de casamento, existem vários livros sobre o assunto para você se aprofundar no aprendizado.  Se você quer fotografar crianças, invista em livros que tratem desse assunto. Indico o A arte de fotografar crianças, de Tamara Lackey, que, embora tenha errinhos de português, traz ótimas dicas. Existem livros para quase todas as áreas específicas, é só procurar nas livrarias especializadas. Um que eu gostei muito de técnicas de retrato de um modo geral foi o Fotografia de retrato, de Bill Hurter.

Outro livro muito importante para formar a sua biblioteca pessoal é um sobre composição, que pode ajudar bastante a treinar o seu olhar para compor melhor a cena. Mas, antes de comprar, dê uma folheada e veja se você gosta das fotos do autor do livro que estão na publicação, pois se você não achar legal aquele estilo de fotografia, não tem cabimento seguir as dicas desse determinado autor. E isso aconteceu comigo, infelizmente. Cometi o erro de comprar um livro sobre composição pela internet e, portanto, não o folheei antes. As fotos eram totalmente opostas às minhas ideias de fotografia e então acabou sendo dinheiro jogado fora.

Depois desses, se você quiser continuar investindo, sugiro livros sobre exposição e iluminação. Bons exemplos são o Luz, ciência e magia e também o Exposição – De simples fotos a grandes imagens.

E eu tenho também três livros que me ajudaram muito: Fotografia digital na prática, volumes 1, 2 e 3, de Scott Kelby. Eles são escritos de uma maneira bem informal, o autor brinca e prega peças nos leitores – o que eu acho meio bobo e desnecessário! – mas mesmo assim os livros são muito bons, com excelentes dicas.

Você não precisa comprar todos, e muito menos todos de uma vez! Mas acho que esses são itens que valem a pena, principalmente se você quiser levar a sério mesmo a fotografia, que é uma profissão como outra qualquer e, portanto, exige dedicação e estudo. Afinal não basta simplesmente comprar uma máquina legal e sair apertando o botão. Ou você já viu algum médico operar sem ter lido e estudado muito antes?

Leia algumas resenhas de livros clicando aqui.

…e você normalmente lê livros sobre fotografia?
Recomenda os seus favoritos nos comentários do artigo.

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Claudia D'Elia

Claudia D’Elia é uma fotógrafa apaixonada por viagens, praias, animais e life style da cidade do Rio de Janeiro, onde vive e fotografa as famosas paisagens e também os pequenos detalhes que muitas vezes passam despercebidos.

Chat

Este site usa Cookies & Política de Privacidade para lhe proporcionar a melhor experiência. Clique em "Aceitar" para consentir a sua utilização.