Home » Inspirações » Foto Arte

Mauricio Lima é premiado no Pulitzer 2016

Segundo a organização, as fotografias de Lima e colegas “capturaram a determinação dos refugiados, o perigo de suas jornadas e a luta das nações hospedeiras para acolhê-los”

 

Mais uma vez a crise dos refugiados rende prêmio, e, assim como ocorreu no último World Press Photo, mais de um fotógrafo teve a honra de ser premiado sob este tema. Desta vez, porém, foi um prêmio único dividido entre vários, entre eles o brasileiro Mauricio Lima, que já tivemos a honra de entrevistar aqui no DG, nos idos de 2012 (vide links no rodapé). O prêmio foi um Pulitzer, em uma de suas categorias fotográficas, a Breaking News Photography, que Lima dividiu com seus colegas Sergey Ponomarev, Tyler Hicks e Daniel Etter, todos do New York Times, assim como o brasileiro.

O Pulitzer é um dos maiores prêmios que podem ser dados a escritores, artistas e — especialmente — jornalistas (o próprio prêmio foi batizado homenageando um, Joseph Pulitzer). A premiação ocorre todos anos, e existe desde 1917. Na última edição, o prêmio de Reportagem Fotográfica foi dado a Lima, Ponomarev, Hicks e Etter pela cobertura da crise dos refugiados sírios, iraquianos e afegãos, todos fugitivos de violências diversas em seus países. Um dos fotógrafos, Tyler Hicks, já foi ganhador em 2014, na mesma categoria, sendo ele também o único dos quatro que não estava clicando como freelancer para o NYT (ele é veterano do periódico).

Os jurados foram: Geoff Forester (editor fotográfico do Concord Monitor), Deb Pastner (diretora de fotografia/multimídia do Star Tribune), RJ Sangosti (fotojornalista do Denver Post), Danese Kenon (assistente de gestão de edição visual do Pittsburgh Post-Gazette) e Stacy Pearstall (fotojornalista baseada na Carolina do Sul).

Abaixo podem ver algumas fotos de Mauricio Lima e seus colegas. As fotos restantes podem ser vistas no site do prêmio, assim como a matéria sobre o trabalho e os eventos relacionados.

 

via Estadão, Pulitzer

[mks_separator style=”dashed” height=”1″]

Links adicionais:

Entrevista a Mauricio Lima
Confiram as fotos ganhadoras do World Press Photo 2016

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Alexandre Maia

Clico, viajo, olho, analiso, converso, e repito — em qualquer ordem!

Também estou no blog da D&M Photo.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Páginas Úteis

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar