Home » Artigos » Dicas » Melhorar suas fotos – Regras de composição parte 2

Melhorar suas fotos – Regras de composição parte 2

Na última coluna Melhorar suas fotos – Regras de composição parte 1, começamos a abordar o tema de composição, onde falamos de sentido de leitura e regra dos terços, caso não tenha lido é aconselhável ler antes de seguir com o texto.

Conforme prometido, nesta coluna falaremos de fotos horizontais x verticais, planos abertos, medianos e fechados.

Fotos Horizontais x Verticais

A decisão de qual formato devemos utilizar, não depende exclusivamente de nossa vontade, mas sim do que queremos mostrar na imagem. Ao olhar para a cena e para o objeto fotografado, já temos plena noção de como devemos posicionar a câmera.

Vertical:

Se o objetivo é fazer um retrato, onde vamos destacar apenas o rosto da pessoa, vamos utilizar o formato vertical, pois assim deixamos toda a atenção no rosto da pessoa.

Se for uma fotografia de corpo inteiro, onde o fundo não é importante devemos optar por uma fotografia também na vertical, pois assim deixamos a pessoa da foto em grande evidencia, tirando as distrações e mostrando mais detalhes.

Sempre que formos fotografar um objeto vertical e o ambiente onde o mesmo está não é relevante, se torna interessante a utilização deste formato.

Uma outra utilização para a fotografia vertical é quando em uma paisagem queremos passar a ideia de profundidade da cena.

Horizontal:

Utilizamos a câmera na horizontal, quando desejamos que o fundo seja parte integrante da fotografia.

Quando temos mais de um ponto de interesse.

Para fotografar pessoas deitadas, um grupo de pessoas ou objetos.

Fotografando uma paisagem ou um local, neste formato temos uma sensação de amplitude, de mais espaço, mostrando mais do local.

Lembrando que isto são apenas dicas e não regras, porque não inovar e fazer belas imagens utilizado a orientação “errada”?

Planos Abertos, Medianos e Fechados

Planos Fechados:

Utilizamos para dar destaque ao tema da fotografia. Neste plano, o que estamos retratando ocupa praticamente todo o frame da foto. Muito utilizado para macro fotografia, retratos de rostos, para detalhes, etc.

Geralmente, utilizamos lentes teleobjetiva, meia-tele e macro para este tipo de fotografia.

Planos Medianos:

Este plano é utilizado para mostrar o tema da fotografia e um pouco do ambiente onde ele se encontra. Conseguimos ainda mostrar um pouco de detalhes, sem perder o ambiente, como por exemplo, um vaso sobre uma mesa, onde o centro das atenções é o vaso, mas a mesa também é mostrada.

As lentes normalmente utilizadas são as consideradas normais (50mm por exemplo)

Planos Abertos:

Neste tipo de enquadramento, mostramos muito ambiente. Por exemplo, se fotografarmos uma pessoa em uma praia e quisermos mostrar a paisagem, mostrar o altar durante um casamento, a decoração de uma sala, utilizamos o plano aberto. Este formato é também muito utilizado para paisagens e fotos panorâmicas.

Aqui, as lentes mais indicadas são as grande angulares.

Apesar de ter citado as lentes mais comuns para os tipos de planos, vale lembrar que isto não é uma regra, pois é possivel fazer uma foto de plano fechado com uma grande angular, bastando para isto nos aproximarmos do objeto, assim como podemos fazer um plano aberto com uma tele, nos afastando do mesmo, por exemplo.

Espero ter ajudado um pouco com as dicas.

Grande abraço e até a próxima,

Hermes Cerelli
E-mail: contato@hermescerelli.com.br
Site: www.hermescerelli.com.br
Blog: http://hermescerelli.wordpress.com
Twitter: @hcerelli

O Fotografia DG não se responsabiliza pelas opiniões emitidas
e imagens divulgadas pelos seus Colunistas”.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Hermes Cerelli

Hermes Cerelli é fotógrafo desde 2007 e tem seu foco de atuação na fotografia social e de books. Apaixonado pela fotografia desde criança, decidiu que seria fotógrafo profissional após clicar o casamento de um membro da familia e perceber que poderia emocionar as pessoas com sua fotografia. Desde então, fez diversos cursos de aperfeiçoamento, e busca constantemente se aprimorar na arte da fotografia, para entregar a seus clientes um trabalho de qualidade, superando sempre suas expectativas.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

  • 30 fotos grátis na 1a compra