fbpx

Melhorar suas fotos – Regras de composição parte 2

Na última coluna Melhorar suas fotos – Regras de composição parte 1, começamos a abordar o tema de composição, onde falamos de sentido de leitura e regra dos terços, caso não tenha lido é aconselhável ler antes de seguir com o texto.

Conforme prometido, nesta coluna falaremos de fotos horizontais x verticais, planos abertos, medianos e fechados.

Fotos Horizontais x Verticais

A decisão de qual formato devemos utilizar, não depende exclusivamente de nossa vontade, mas sim do que queremos mostrar na imagem. Ao olhar para a cena e para o objeto fotografado, já temos plena noção de como devemos posicionar a câmera.

Vertical:

Se o objetivo é fazer um retrato, onde vamos destacar apenas o rosto da pessoa, vamos utilizar o formato vertical, pois assim deixamos toda a atenção no rosto da pessoa.

Se for uma fotografia de corpo inteiro, onde o fundo não é importante devemos optar por uma fotografia também na vertical, pois assim deixamos a pessoa da foto em grande evidencia, tirando as distrações e mostrando mais detalhes.

Sempre que formos fotografar um objeto vertical e o ambiente onde o mesmo está não é relevante, se torna interessante a utilização deste formato.

Uma outra utilização para a fotografia vertical é quando em uma paisagem queremos passar a ideia de profundidade da cena.

Horizontal:

Utilizamos a câmera na horizontal, quando desejamos que o fundo seja parte integrante da fotografia.

Quando temos mais de um ponto de interesse.

Para fotografar pessoas deitadas, um grupo de pessoas ou objetos.

Fotografando uma paisagem ou um local, neste formato temos uma sensação de amplitude, de mais espaço, mostrando mais do local.