fbpx

O que é FLASH DE PREENCHIMENTO

Talvez você nunca tenha ouvido falar mas existe uma técnica chamada de flash de preenchimento.

Um dos principais erros de quem está se aventurando pela primeira vez no mundo do flash é acreditar em algumas fabulas como: Com o flash a minha foto não sairá tremida.

Essa máxima até é real, mas quando te falaram isso não te mostraram os contras que vêm com ela.

Precisamos entender que o flash é uma fonte de luz artificial. Antigamente o seu uso dava-se quando não havia mais condições de se conseguir uma boa fonte de luz utilizando a famosa regra de Sunny 16 ou quando chegava no limite da exposição não tendo mais disponível a fonte de luz ambiente.

Neste caso a única fonte de luz que havia na cena era do flash. Como essa fonte de luz era direta (não rebatida) e sem contar com nenhum difusor ganhava-se sombras marcadas, brilhos especulares e áreas escuras onde a luz não chegava.

Ainda hoje é comum ver fotógrafos que não conhecem bem essa ferramenta utilizarem o flash desta mesma forma não levando em consideração a exposição da luz ambiente criando cenas escuras com um clarão no objeto principal com sombras duras e também o tal brilho especular.

A técnica do flash de preenchimento consiste em trabalhar de forma contrária tendo o flash auxiliando na qualidade da luz ou seja: É feita a exposição para a luz ambiente através da câmera e depois o flash é usado no modo TTL para amenizar sombras, olheiras causadas pela luz ambiente que vem do teto e dando um destaque a mais ao objeto principal.

Outra forma do flash de preenchimento é quando fotografamos o objeto no contra-luz deixando a câmera cuidar da exposição do fundo e o flash preencher o objeto principal equilibrando as duas cenas. É daí que vem o nome flash de preenchimento.

Então se você está começando no mundo do flash fique atento a estas dicas.

Aproveito para convidar você a participar do nosso grupo whatsapp sobre Flash, clique no seguinte link para entrar: https://chat.whatsapp.com/7rTL360bIRYBfG3UeMnMVz

 

Rafael Mendes

Fotógrafo Publicitário, de Retratos, Still, especialista em Flash e estúdio. Mineiro residente em SP começou na fotografia há mais de 9 anos trabalhando principalmente no mercado da música e instrumentos musicais. Tem no seu portfólio capas de CDS, anúncios, produtos e campanhas publicitárias.

× Precisa de Ajuda?
Dicas Lightroom
Entre no nosso Grupo Whatsapp e receba 100 Dicas de Lightroom
Clique aqui para entrar