Home » Artigos » Pós-Produção

O que é Photoshop 3.8/5 (5)

Já sabemos que o Photoshop é um aplicativo. Sabemos também que a maioria das imagens vistas em publicações, revistas, jornais e matérias de publicidade têm imagens que foram retocadas pelo programa. Escutamos muito as pessoas dizerem: ”-Esta imagem tem photoshop!”.

A idéia é compartilhar um pouco de informação sobre o aplicativo e suas funções.

O programa permite ao usuário, por exemplo, modificar fotografias. Mas como exatamente o Photoshop funciona? Esta é a pergunta que fica na cabeça dos usuários iniciantes.

O programa esta instalado em seu computador, mas você não tem idéia de como usar. Não se preocupe, afinal, todos nós já fomos novatos no Photoshop uma vez e seremos novamente iniciantes em outros programas desconhecidos. Agora, vamos direto ao assunto e descobrir o que exatamente este programa faz.

Photoshop é o nome do software. Adobe Systems é o nome da empresa que desenvolve o programa. O Photoshop está disponível para uso nas plataformas Windows ou Mac. Não é apenas uma ferramenta qualquer de edição de imagens mas, sim, a mais poderosa e a mais presente ferramenta de edição de imagens do mundo. Não adianta, é o mais usado, por mais que outras empresas pipoquem todo o dia para tentar roubar o lugar ao Sol.

Embora a falta de concorrência transmita uma idéia de que a empresa líder não se preocupará em desenvolver cada vez mais o programa, no caso da Adobe esta realidade não é aplicada, pois está sempre desenvolvendo e reciclando o programa. Historicamente, ele é o mais vendido e o que mais oferece vantagens aos usuários. Assim, a Adobe investe fortemente em novos recursos para o software. Cada versão lançada ao mercado vem munida de mais recursos, como se o aplicativo  estivesse concorrendo com ele mesmo.

Várias empresas tentaram comercializar outros produtos com as funções do Photoshop, mas não tiveram sucesso.

Não é difícil de entender porque ele domina o mercado.

Conceito de edição de imagens

Como qualquer programa de edição de imagem, o Photoshop permite modificar fotografias e realizar outros trabalhos artísticos digitalizados. Você pode retocar uma imagem, aplicar estilos especiais, trocar informações entre fotos e textos, ajustar cores e melhorar foco de uma fotografia. O Photoshop também oferece várias ferramentas para criar uma arte do zero.

Quem pode usar o photoshop

O Photoshop foi desenvolvido para atuar em diversos tipos de trabalho e por diversos tipos de profissionais. Com seus métodos especializados em pintura e desenho, o programa pode ser usado para vários fins.

A primeira dica que vou apresentar aqui no site da Fotografia DG é sobre a caixa de diálogo Image Size. Em bom português, significa Tamanho da Imagem. Sem dúvida alguma, é uma das operações mais importantes no aplicativo, e tenho acompanhado que as dúvidas sobre ela ainda existem.

Não perca na próxima semana o meu artigo sobre o Image Size, vai valer apena entender o que faz esta ferramenta.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Fui em varios sites na internet para pesquisar sobre isso, li varios sites e
    nenhum se compara a esse aqui, seu Artigo e exelente, muito
    bem feito e explicativo, adorei. obrigado pelas informaçoes.

    desculpe o portugues estou fora do BR a anos.

  • O que é Photoshop Aprenda técnicas naturais e eficientes para acabar com a ejaculação precoce Acesse https://goo.gl/ywy98p e Saiba Mais!
    Controle de Ejaculação https://goo.gl/ywy98p

  • Moises Ribeiro

    Olá,

    aqui quem escreve é o professor Moises Ribeiro, tudo bem?

    Particularmente eu considero o Photoscape um aplicativo bem interessante, porém limitado. Não há dúvidas de que ele irá lhe ajudar em processos simples ou corriqueiros de um dia-a-dia de trabalho, mas quando pensamos em um projeto mais complexo o Photoshop dispara na frente com seus inúmeros recursos.

    Costumo falar em meus treinamentos que o Photoshop é tão poderoso como aplicativo que o que imaginarmos em termos de ajustes em fotografia a margem de porcentagem de conseguirmos com o aplicativo será mais de 98%.

    Minha sugestão é que você aos poucos se assim se interessar é começar a migrar para o Photoshop, o que você já aplica no Photoscape vai lhe ajudar a ter um direcionamento bem bacana no novo aplicativo.

    Espero ter ajudado.

    Forte abraço.

  • Sara

    Olá eu não entendi muito, e eu gostaria de saber qual faz mais coisas por exemplo eu tenho o photoescape?

  • Cadu Carvalho

    Grande Luís!

    Estava lendo o seu post e tive um insight bacana quando li que era como se (o Photoshop) ele estivesse concorrendo com ele mesmo. Primeiro pensei que isso é completamente verdadeiro, pois cada versão tem que valer a pena na relação custo benefício para ser atualizada. Depois parei pra pensar que os grandes atletas estão sempre lutando para vencer suas próprias marcas, quebrar seus próprios recordes. Lutar por isso não te faz um vencedor, mas se você já é um vencedor é uma grande manutenção para se manter no pódium né?

  • bruno

    No início o photoshop é uma ferramenta que parece impossível de lidar, mas aos poucos vamos descubrindo seus mistérios e acabamos nos envolvendo e utilizando para inúmeras finalizadades. É uma grande ferramenta para quem quer usar a criatividade, com ele consigo transmitir minhas ideias com muito mais "beleza", digamos assim, e tornando a ideia mais bonita consigo eficácia quandoa questão é atrair!
    Mas o que o mercado não oferece muito são pessoas que passam informações, dão dicas sobre comom chegar no resultado que queremos, acho que com a interatividade dos canais na internet, esses profissionais de photoshop como voce Luis, poderiam nos ajudar com mais informações que podem nos auxiliar no dia-a-dia.
    Que bom que pelo menos temos voce que sempre envia dicas pelo seu Facebook e Blog, onde costumo acompanhar.
    Continue assim, inovando e realizando com muito sucesso!! Parabéns pelo trabalho!!

    • carusoluis

      Olá Bruno, além do meu Facebook e Blog, agora você pode acompanhar dicas exclusivas aqui no site da Fotografia DG. É isso ai, estamos inovando, ampliando e disseminando informações e conhecimentos através de parcerias como esta que esta firmada entre o Fotografia DG e Luis Caruso. Continue acompanhando as dicas para desvendar seus mistérios sobre o aplicativo Photoshop. Todas as dicas são explicadas passo a passo. A troca ou a soma de conhecimento é sempre bem vinda para todos. Grande abraço.

  • Roberta

    Falou tudo, Photoshop é isso e mais um pouco, quem trabalha com ele sabe, é um programa mágico e fascinante quando vc vê esta até escrevendo texto nele ao invés de usar o word tamanho o vício, adorei a ideia de explicar o Image Size em mínimos detalhes pq no photoshop detalhes e ajustes fazem td a diferença e a ordem das coisas aqui altera e mt o resultado…. Ansiosa pelas próximas dicas, afinal antes de saber seguir um tutorial melhor ainda é conhecer cd ferramenta e entender como trabalhar usando tds elas. Esse colunista promete!

    • Luis Caruso

      Olá Roberta, obrigado por acompanhar todo o trabalho, agora você pode conferir dicas exclusivas aqui pelo site da Fotografia DG. Acompanhe a próxima dica sobre a caixa de diálgo Image Size e outras que estão por vir. Abraço

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar