Faça você mesmo – Caixa de luz 4.88/5 (8)

Particularmente gosto muito de inventar coisas para usar na fotografia, já me apelidaram de professor pardal da fotografia, já fiz rebatedores, snoots, caixas de luz, ball bungee entre.  Através de sua criatividade é possível minimizar custos e ter um resultado similar ou até melhores dos que estão à venda.

A caixa de luz é utilizada normalmente para fotografia de produtos, tais como celulares, joias, bijuterias, garrafas etc. Em alguns casos é preciso muito mais do que uma simples caixa de luz e alguns flashs, uma foto pode demorar horas, dependendo da complexidade do objeto e do perfeccionismo do fotógrafo. Neste tutorial demonstro como iniciar nesse novo meio.

Por isso trago para o Fotografia-DG um tutorial onde mostro como construir uma caixa de luz (Light Box) para fotografar pequenos objetos de forma extremamente barata e com ótimos resultados.

Essa caixa de luz que estarei mostrando, foi utilizada há algum um tempo atrás quando dei uma aula de Still Life para um dentista, e funcionou extremamente bem.

Agora vamos ao o que interessa!!!

Material

  • 1x Caixa de papelão firme de com do tamanho que você quiser.
  • TNT (tecido não tecido) para cobrir a caixa.
  • Régua, Caneta, Fita adesiva, estilete, tesoura.
  • Um pedaço de E.V.A. (Etil Vinil Acetato) branco.
  • Tripé, câmera, flash e um objeto qualquer.

Primeira Fase (Caixa)

É possível utilizar qualquer caixa de papelão ou até de madeira. Normalmente uma caixa de 50x50cm é mais de suficiente.

Pegue a caixa e faça um quadrado/retângulo nos três lados da caixa com uma caneta e recorte. Utilize os lados que não abrem para fazer os recortes e também aconselho deixar uns 2 a 4 centímetros de distâncias das bordas.

Segunda Fase (colocando o TNT)

Nesta parte aconselho utilizar o TNT ou algum outro tecido translucido. Recorte-o de forma que cubra todo o espaço do buraco e que o tecido fique bem esticado, para não criar rugas. Utilize a fita adesiva para fixar o TNT corretamente.

Terceira Fase (colocando o fundo)

Para criar o fundo infinito vamos utilizar o E.V.A., atualmente ele é o melhor custo e beneficio. O EVA é um tipo de borracha muito usada em decorações para festas de crianças e bem fácil de achar em lojas de tecidos ou até papelarias.

Ele tem que ser grande o suficiente para ocupar um pouco mais que todo o fundo do produto ou no caso a caixa inteira, o fundo tem que fazer uma curva suave até ficar em 90 graus.

Para a montagem, pegue as abas internas do fundo da caixa e abra para os lados (se necessário para facilitar o manuseio, prenda as abas abertas com fita adesiva). Agora cole a ponta o EVA no fundo da caixa, feche as abas por cima da ponta, passando o EVA por trás e depois pela frente das abas e saindo pela frente da caixa.

Veja abaixo como pode ser colocado o E.V.A.

Quarta Fase (testando)

Agora que sua Caixa de luz já está pronta, podemos coloca-la para trabalhar….

Fiz um teste com apenas uma luz em duas configurações diferentes, uma com ela vindo por cima e outra com ela vindo pelo lado esquerdo. E apenas com uma luz já deu pra perceber que ela serviu para o proposito.

Para iluminar o objeto podem ser utilizadas luminárias com lâmpadas frias no lugar do flash. Mas devido à baixa potência da lâmpada é possível que precise trabalhar com velocidades abaixo de 1/30 dependendo da configuração da câmera.

Agora tirem suas próprias conclusões.

Algumas dicas

  • Reserve um local específico para fotografar os seus produtos
  • Veja se o espaço é suficiente para colocar a iluminação conforme suas opções
  • Se possível tenha um espaço em que possa tentar manter as mesmas iluminações, para futuras continuidades.
  • Sempre que possível utilize o tripé, evita com que as fotos saiam borradas e também mantém a câmera no mesmo ângulo e iluminação.
  • Utilize fundos brancos, pretos ou decorativos, dependendo da arte final que desejas chegar.
  • Mesmo com o fundo branco ou preto, tem que cuidar para não deixar amassados, dobras ou sujeiras.
  • Não deixe o produto encostado ou muito próximo do fundo.

  • O produto tem que ficar conforme mostrado na figura acima.
  • Para fotografar um produto tenha em mente a sua finalidade, o que você quer fazer com ele, o que você quer passar para a pessoa que está vendo o produto e principalmente como você vê o produto sendo apresentado.
  • Brinque com a profundidade de campo.
  • Objetos brilhantes que refletem muito devem estar sem poeira e impressões digitais, esses são os mais difíceis de fotografar, por refletirem muito o ambiente que fica a sua volta.
  • Caixas (Stands) com fundos brancos e pretos normalmente são os melhores e mais usados para fotografia de produtos.
  • Alguns produtos podem gerar estouro de branco, isso pode ser amenizado ou até removido ou mudando a posição e ângulo do produto e das luzes utilizadas.
  • Para fixar produtos que deslizem pela mesa como algum produto esférico, é possível utilizar uma massa de modelar ou uma massa adesiva que não é permanente chamada Pritt Multi Tak, e o melhor de tudo, é reutilizável.
  • Produtos pequenos podem precisar de uma amostra de escala, para a pessoa ter noção do tamanho do objeto, para isso pode ser utilizada uma régua ou moeda.
  • Tente sempre manter o mesmo espaço para borda (do fundo) para as fotos do mesmo produto, a não ser que seja uma foto adicional para mostrar algum detalhe.
  • Utilize a luz de tal forma que anule ao máximo as sombras do objeto (ou não), normalmente uma de cada lado da caixa já ameniza o detalhe das sombras.
  • Na hora de fotografar objetos brilhantes, eles refletem a luz ambiente com maior intensidade em certas partes, por isso é aconselhável utilizar um papel ou tecido em frente a fonte de luz para difundi-la e escurecer essas manchas causadas pela luz ou até mesmo apaga-las.
  • Muitas vezes esses objetos brilhantes refletem a câmera ou até mesmo o ambiente em algumas partes dele. Para tentar solucionar esse problema utilize uma folha ou um pedaço do E.V.A. no tamanho de uma folha A4 (ou maior) e faça um buraco no meio com o mesmo diâmetro de sua lente, para que você possa fotografar através dele.

Obrigado a todos, espero que tenham gostado desse pequeno tutorial e que o mesmo possa ser útil.

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Joao Carlos

    Olá, fiz a caixa mas não consigo deixar as fotografias com o fundo branco.
    O que devo fazer para que o fundo fique totalmente branco?
    Parabéns e obrigado!!!!

  • Sol

    Oi eduardo pra mim fotogtafar bijoux no geral elas refletem muita luz,mesmo sem flash ,mas precisamente onde nao deveria q é no banho e perco os detalhes ..como as pedras ..nao sei se vc me entendeu(sou leiga em fotografia) …nessa caixa com esse fundo branco isso nao ficaria pior…é o melhpr tipo d caixa pra fotografar bijouterias ,joias e acessorios peq? Ou tem q mudar a cor do fundo?

    • Eduardo Guilhon

      Ola "Sol" , tudo bem? Normalmente quando feito para bijoux é interessante que ela fique dentro de uma caixa toda branca (todos os lados) e deixar apenas um furo para colocar a lente da câmera e utilize uma abertura mais fechada, como f/5.6 ou maior. O que você não pode deixar acontecer é a luz estourar onde é refletida (a não ser que seja proposital é claro), para evitar isso, ela tem que estar bem controlada e também tens que administrar a exposição pela sua câmera.

  • Marcio

    Eduardo, estive pesquisando muito sobre esse mini estúdio, e o tutorial mais completo foi o seu, em outros artigos, vi em outros tutoriais que as fotos não saem tão boa quanto a sua, principalmente no que se refere o "background" da foto.
    Isso seria por conta da máquina utilizada?

    • Eduardo Guilhon

      Olá Marcio,
      Não tem nada a ver com a câmera e sim com o controle da luz. É claro que uma maquina com modo Manual ajuda muito, pois assim vais ter maior controle da luz que entra pela objetiva!

  • Bom dia Fatima, pode ser feito também para manequim, só que a caixa tem que ser bem maior, tem que ter espaço para o manequim e ainda uns 40 a 50 cm a mais pra cima e pros lados, ai neste caso aconselho a não usar a caixa, apenas a iluminação com fundo branco

  • Fátima Lira Haydn

    Meu nome é Fátima Lira Haydn.
    meu e mail [email protected]

    Queria ver as respostas das 3 ultimas duvidas que são a mesmas minhas, por exemplo para fotografar com um manequim, teria que fazer uma caixa também, se sim com que medidas, obrigado. Amei o tutorial. meu e-mail [email protected].
    Trabalho com vendas de publicidade, hoje perdi alguns clientes que não tinham fotos de produtos. Comecei um curso de fotografia, essa dica da caixa veio na hora certa , mas tenho as mesmas duvida dos demais acima. Obrigada.

  • Gabriela

    Olá Eduardo, fiz a minha caixa de luz mas estou com as mesmas dificuldades que o CDS comentou.
    Estou usando 3 luminárias (uma em cada lado e outra em cima), com lâmpadas de luz branca fria (Mini Spiralux 24W). No entanto, parece que ainda não é o suficiente; falta luz.
    Você poderia me dar uma dica de qual lâmpada comprar?
    Muito obrigada!

    • Eduardo

      Não consegui colocar para funcionar… :(

    • Bom dia Gabriela, tudo bom?
      Quanto a potencia de iluminação, ela pode ser melhorada aumentando o tempo de exposição, usando um tripé é fácil usar e controlar o tempo. mais mais luz você precisa, mais tempo você tem que deixar.

      Mas troque por lampadas mais potentes, veja o quando de luz vc precisa pela exposição e faça o calculo para chegar próximo do que você precisa, por exemplo, se hoje vc uda 1/60 e fica escuro e com 1/30 fica bom, então dobre a potencia da luz e assim por diante :)

  • Marcelo

    Sou novato em questão de fotografia, gostaria de saber a potência da lâmpada que fica nessa parte externa.

  • Fabio Kastrup

    Muito bom !!!!!!!!

  • Luiz Eduardo

    Queria fotografar um manequim… daria certo fazer a caixa?
    Teria outra dica?

  • Matheus

    Ótima dica!
    Parabéns.

  • Thalita

    Obrigada pelas dicas preciosas!

  • Arthur

    Oi Eduardo! Gostei da ideia, estou fazendo a caixa, porém, a fita adesiva não gruda direito no TNT, qual fita adesiva tem que ser? Usei aquelas pra fechar caixas de papelão mesmo, mas ela praticamente pega só no papelão….até fica no TNT, mas não sei qto tempo vai durar a fita assim…já q em questão de segundos/minutos já começou a soltar em algumas partes…. aguardo resposta, obrigado!

    • Você pode usar cola para prender o TNT, Cole um lado e depois cole o outro :)

  • CDS

    Obrigado pelos comentários Eduardo!

    Os objetos são sapatos. Usei uma caixa de 45cm e ficou bom!
    Só ainda não acertei na iluminação. Não tenho flashes profissionais, então tentei com lâmpadas econômicas em refletores. Usei 2 nas laterais com 5000 lm cada, e mesmo assim ficou ruim.
    Comprei mais 1 refletor pra usar em cima, mas dessa vez HQI com 10000lm. Ainda não testei com a câmera, mas acho que vai bom. O "problema" é que a sobra de cima pra baixo ficou visível, já que a luz superior é mais forte que as laterais.

    Essas fotos que você publicou são originais, ou você ajustou o brilho no photoshop?
    Você saberia me dizer quantos lúmens os flashes profissionais tem?

    Abraço

    • Bom dia CDS, tudo bom?
      Quanto a potencia de iluminação, ela pode ser melhorada aumentando o tempo de exposição, usando um tripé é fácil usar e controlar o tempo. mais mais luz você precisa, mais tempo você tem que deixar.
      Quando você tem uma das lampadas mais fortes, pode ser necessário adicionar um difusor (pode ser de tecido mesmo, igual o da caixa), mas tudo depende do resultado que você deseja, não existe isso de luz certa ou errada na fotografia, o que existe é o resultado que você deseja chegar.
      Outra forma de deixar a luz mais fraca, é afasta-lá do assunto/objeto

      A fotos tem um pouco de ajuste de brilho e contraste feitos no Lightroom.

      A iluminação na fotografia é medida por número Guia e não em Lummens , de uma estudada nisso :)

  • CDS

    A caixa tem q ser quantas vezes maior que o objeto?

    • Vou tentar responder da melhor forma, pois não posso dizer quantas vezes maior, se eu falo 2x e o objeto tem 1cm, como que você vai fotografar com uma caixa de 2cm? e se o objeto tem 100cm, usar uma caixa de 200cm não ajudaria em nada.

      Depende um pouco do resultado que você quer, pois ai você pode trabalhar com a luz mais alta ou mais baixa, com sombras mais difusas ou menos difusas, você pode ter vários resultados diferentes.

      O tamanho da caixa em relação ao objeto vai mudar o angulo para fotografar o objeto, caso contrario você pode cortar algumas partes dele..

      Uma opção é fazer a parte de cima móvel, assim você pode tira-la e fazer fotos um pouco mais de cima (se essa for a sua proposta)

      Quando maior o objeto em relação a caixa, mais limitações vão aparecer.
      Uma dica, faça uma de 40x40cm e teste vários tamanho de objetos, veja as limitações que eles te trazem. Se o objeto for maior que 40cm, faça uma de 60cm por exemplo…

  • Ronan

    Amigo, show de bola, meus para bens, fiz a caixa e funcionou perfeitamente, pessoas como você fazem a diferença.

  • Kalyne

    Maravilhoso este tutorial, eu gostaria de perguntar se no lugar do TNT eu poderia usar papel vegetal, vi em um outro blog que era bom,mas gostava de saber se realmente funciona…Excelente Tutorial!

    • Sim papel vegetal também funciona, mas eu acho mais fácil trabalhar com tecidos. Dependendo do papel e do tecido você vai ter uma maior ou menor passagem de luz, quanto mais transparente mais luz é passada e as sombras ficam mais duras (acentuadas).

  • Ruana

    Ótima dica… já tentei fazer algumas coisas parecidas mas não cheguei a nenhum resultado positivo.=[ hehehe
    Para quem está começando, e não tem como investir mas quer praticar é uma ótima dica! Valeu Eduardo e Fotografia-dg

    • Ruana

      Fiz a minha hoje!! Gostei dos resultados! Vou postar as fotos no forumdigitalfoto daqui a pouco!!!=D

  • Diogo Guerreiro

    Eliane, acesse nosso fórum e leia alguns tópicos que temos abertos sobre o tema. Se continuar com dúvidas abra um novo tópico ok. http://www.forumdigitalfoto.com

  • Eliane

    Oi estou com um projeto para começar a trabalhar com fotografia. Qual camera você indica?

  • Muito legal Eduardo, vai me ajudar com as fotos de peças folheadas!

  • Perfeito

  • Vanessa

    Ótimo tutorial!

  • Maxwelber Nascimento

    Muito boa dica parabéns.

  • Gleicy Favacho

    Amei o tutorial, muito bom mesmo!

  • Moitinho

    Nossa que demais isso.
    Parabéns por tamanha criatividade

  • Kiti

    legal! vou usar pra fotografar dentes pra minha tese!! Valeu!

  • Sisi

    Adorei!!!

  • Josiel Mendes

    Muito boa dica Eduardo, parabéns, valeu!

  • Claudio Spinola

    O fotógrafo brasileiro tem que se virar para poder manter seu hobby ou profissão em função dos absurdos dos impostos indiretos pagos por produtos vendidos nas lojas brasileiras. Essas dicas de "Faça voce mesmo" são fundamantais para a nossa classe.Parabéns.

    • fotobjetiva

      Oi Cláudio,
      Tramita na câmara de Deputados projeto de lei de isenção de imposos para compra de equips profissionais de foto e vídeo com isenção de impostos. Já está na fase final de votação. Agora, só nos resta torcer para que saia logos.

      Abraço

  • Maria Fernanda Lima

    Amei a dica! Para fotógrafos de baixa renda, uma mesa de still é ainda um investimento alto, parabéns pela criatividade e por todas as dicas! :)

  • Jonhy, o rebatedor pode ser feito com qualquer material branco, prata, dourado ou até preto, podes usar papel, eva, cartolina, isopor, tecido etc…

    Michele: Sim, pode ser usado papel, mas ele não deixa passar tanta luz como o TNT, fazendo com que você precise diminuir a velocidade de disparo.

    Daniel: Bom que gostou :)

  • eu já fiz isso, mas ao invés de TNT, usei papela branco (sulfite, oficio, A4, ou como queira chamar) e funcionou mesma coisa!

  • johnyalvesc

    Ótima dica! O rebatedor pode ser feito com o mesmos materiais?

Abrir Chat
1