O que todo fotógrafo iniciante deveria saber… 4.25/5 (12)

Comecei na fotografia como muitos que conheço, comprei uma câmera meio sem saber, apenas movida pela paixão à fotografia, tirava fotos de amigos, de flor, da lua, do céu. Até que um dia resolvi investir mais em mim e comecei a fazer um curso de fotografia, só o que eu não sabia é que aprenderia muito mais sobre mim, sobre a vida, do que para que serve o diafragma, iso, obturador…

Camera Fotografica Iniciante

Mas como todo iniciante tropecei muito, gastei dinheiro a toa, de forma equivocada, sem saber exatamente o que queria, e sem ficar satisfeita com as minhas fotos. Essa insatisfação só foi crescendo, até eu fazer o caminho de volta e perceber que o que procurava o tempo todo sempre esteve muito perto, dentro de mim! Passei a escrever, escrever sobre as experiências que passava, os cursos que fazia, a sensação após cada ensaio e foi assim que nasceu esse texto que agora vocês leem, imaginei coisas que gostaria de ter ouvido (verdadeiramente!) lá no começo…

Então vamos lá, essas dicas são reflexões que foram nascendo na minha relação com a fotografia e espero que sirvam de alguma maneira para que vocês encontrem a fotografia guardada dentro de você!

1 – Tenha senso de autocrítica e seja honesto consigo mesmo.

Quando fazemos um trabalho, ficamos  tão apaixonados por ele, que muitas vezes nosso senso crítico relaxa e passamos a defender aquele trabalho cegamente, perdendo oportunidades de crescer e melhorar.

2 – Fique longe das dívidas, não ceda à sedução dos aparatos fotográficos.

Pode ser muito glamouroso abrir a mochila e ostentar aquela variedade de equipamentos, mas de nada vale se você não souber pra que e porque cada coisa esta ali.

3 – Fotografe bastante, pessoas, arquitetura, objetos, coisas simples do dia-a dia, isso te ajudará a definir qual caminho deseja seguir.

A fotografia está em tudo e em todo lugar, saia por ai sem rumo, explore, se permita passar por experiências surpreendentes que uma simples saída na rua pode trazer.

4 – Preze pelo seu nome, é a única coisa que você realmente pode afirmar que é sua e ninguém pode tirar.

Seja responsável  e cumpra sua palavra, não prometa o que não tem condições de cumprir.

5 – Ninguém nasce grande, seja humilde e gualgue seu espaço.

O mundo é enorme e tem sim espaço para todo mundo, queira coisas boas e coisas boas virão até você!

6 – Conheça o seu equipamento para que possa tirar o melhor proveito dele.

Lembre-se o equipamento é coadjuvante, é você quem terá que dizer a ele o que quer e o que deve fazer.

7 – Tenha referências, elas são importantes para você criar repertório.

Referência é diferente de plágio. A referência serve para você ir moldando seu estilo, sua estética. Se espelhe nos grandes mestres das artes, eles podem refinar seu olhar quanto as linhas, cores, contrastes, a final todo fotógrafo “é um artista em potencial.”

8 – Estude! Leia livros, pesquise sites, faça cursos, mas tenha critério, nem tudo vai contribuir para o seu crescimento, tem muita coisa ruim por ai…

Mas uma pausa também é importante! Saiba o momento de parar, dar um tempo…. vá ao cinema, tome um sorvete  e deixe a câmera no armário.

9 –  Valorize seu trabalho, conquiste seu cliente pela qualidade do serviço que oferece e não pelo preço!

Você pode me dizer que está começando e que não pode cobrar muito, e eu digo, está pensando E-R-R-A-D-O!!!!!  O que deve atrair seu potencial cliente é o seu olhar, o seu trabalho, o que você tem condições reais de entregar a ele, se ele só te escolher pelo preço, é hora de repensar suas escolhas…..

10 – E por fim , faça um autorretrato, a forma como você se vê influencia mais do que imagina na sua fotografia.

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Alessandra Barreto

Sou mãe, arteterapeuta, fotógrafa. Gosto do que é simples, verdadeiro, gosto de cheiro de terra molhada, de andar descalça, de batata frita. Gosto de sorrisos, olhares e mãos. Ser fotógrafa pra mim é um ato de liberdade e transgressão!

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar