Home » Artigos » Dicas

O que todo fotógrafo iniciante deveria saber… 4.4/5 (10)

Comecei na fotografia como muitos que conheço, comprei uma câmera meio sem saber, apenas movida pela paixão à fotografia, tirava fotos de amigos, de flor, da lua, do céu. Até que um dia resolvi investir mais em mim e comecei a fazer um curso de fotografia, só o que eu não sabia é que aprenderia muito mais sobre mim, sobre a vida, do que para que serve o diafragma, iso, obturador…

Camera Fotografica Iniciante

Mas como todo iniciante tropecei muito, gastei dinheiro a toa, de forma equivocada, sem saber exatamente o que queria, e sem ficar satisfeita com as minhas fotos. Essa insatisfação só foi crescendo, até eu fazer o caminho de volta e perceber que o que procurava o tempo todo sempre esteve muito perto, dentro de mim! Passei a escrever, escrever sobre as experiências que passava, os cursos que fazia, a sensação após cada ensaio e foi assim que nasceu esse texto que agora vocês leem, imaginei coisas que gostaria de ter ouvido (verdadeiramente!) lá no começo…

Então vamos lá, essas dicas são reflexões que foram nascendo na minha relação com a fotografia e espero que sirvam de alguma maneira para que vocês encontrem a fotografia guardada dentro de você!

1 – Tenha senso de autocrítica e seja honesto consigo mesmo.

Quando fazemos um trabalho, ficamos  tão apaixonados por ele, que muitas vezes nosso senso crítico relaxa e passamos a defender aquele trabalho cegamente, perdendo oportunidades de crescer e melhorar.

2 – Fique longe das dívidas, não ceda à sedução dos aparatos fotográficos.

Pode ser muito glamouroso abrir a mochila e ostentar aquela variedade de equipamentos, mas de nada vale se você não souber pra que e porque cada coisa esta ali.

3 – Fotografe bastante, pessoas, arquitetura, objetos, coisas simples do dia-a dia, isso te ajudará a definir qual caminho deseja seguir.

A fotografia está em tudo e em todo lugar, saia por ai sem rumo, explore, se permita passar por experiências surpreendentes que uma simples saída na rua pode trazer.

4 – Preze pelo seu nome, é a única coisa que você realmente pode afirmar que é sua e ninguém pode tirar.

Seja responsável  e cumpra sua palavra, não prometa o que não tem condições de cumprir.

5 – Ninguém nasce grande, seja humilde e gualgue seu espaço.

O mundo é enorme e tem sim espaço para todo mundo, queira coisas boas e coisas boas virão até você!

6 – Conheça o seu equipamento para que possa tirar o melhor proveito dele.

Lembre-se o equipamento é coadjuvante, é você quem terá que dizer a ele o que quer e o que deve fazer.

7 – Tenha referências, elas são importantes para você criar repertório.

Referência é diferente de plágio. A referência serve para você ir moldando seu estilo, sua estética. Se espelhe nos grandes mestres das artes, eles podem refinar seu olhar quanto as linhas, cores, contrastes, a final todo fotógrafo “é um artista em potencial.”

8 – Estude! Leia livros, pesquise sites, faça cursos, mas tenha critério, nem tudo vai contribuir para o seu crescimento, tem muita coisa ruim por ai…

Mas uma pausa também é importante! Saiba o momento de parar, dar um tempo…. vá ao cinema, tome um sorvete  e deixe a câmera no armário.

9 –  Valorize seu trabalho, conquiste seu cliente pela qualidade do serviço que oferece e não pelo preço!

Você pode me dizer que está começando e que não pode cobrar muito, e eu digo, está pensando E-R-R-A-D-O!!!!!  O que deve atrair seu potencial cliente é o seu olhar, o seu trabalho, o que você tem condições reais de entregar a ele, se ele só te escolher pelo preço, é hora de repensar suas escolhas…..

10 – E por fim , faça um autorretrato, a forma como você se vê influencia mais do que imagina na sua fotografia.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Fernanda Saraiva

    Adorei as dicas ! Muito bom o texto . Estou entrando nesse mundo agora , mas pelo meu filho de apenas 11 anos que já quer até fazer curso . Não seria muito cedo ? Terias alguma dica especifa para essa idade de algum curso, livros , DVD e até mesmo máquina , ainda não comprei, por enquanto ele tira fotos com o celular e IPad. Obrigada desde já .

    • alessandra

      Oi Fernanda, que legal… é ótimo que seu filho esteja interessado em fotografia! O meu de 4 anos fotografa junto comigo e curte de montão… A fotografia é uma ferramenta maravilhosa de expressão e vai contribuir muito para o desenvolvimento do seu filho. Como ele só tem 11 anos, acho legal ele ir experimentando, de forma livre, até pra descobrir as áreas de interesse. Em relação a câmera, uma semi profissional atende, por 2 motivos: valor e peso. As câmeras profissionais são mais caras e chamam a atenção de ladrões, além de serem pesadas…Vc pode procurar vídeos no you tube e em cursos on line como EDUK e PHOTSTV. Qualquer coisa, pode me perguntar, ficarei muito feliz em ajudar! :)

  • Fernanda

    Boa tarde tudo bem? Comecei minha faculdade e tenho a matéria de fotografia, comprei uma câmera semi profissional porém ela não tem a grade
    Tem alguma dica ou conselho para me dar?
    Grata desde já

    • alessandra

      Oi Fernanda!? Grade??? Aquela que faz referência à regra dos terços?? Não se preocupe, você consegue fazer suas fotos tranquilamente sem ela…se quiser uma dica específica, pode me perguntar, terei um imenso prazer em ajudar! :)

  • waldir

    muito bom,gostei, eu amo á fotografia,penas que sou iniciante.

    • alessandra

      Somos todos iniciantes sempre!!! Estamos eternamente aprendendo! Obrigada!

  • Paulo Zenari

    Muito interessante isso. As vezes saio para caminhar com a camera na mão, faço a volta no quarteirão, a tiro algumas fotos. é o mesmo caminho que ja fiz, mas sempre ha alguma coisa nova pra se ver, fotografar, capturar com a lente em um momento. Uma sombra , uma cor, uma textura que ficou diferente, ou pela luz do sol, ou depois de uma chuva, ou num dia nublado, sempre ha o que ver pela lente de uma camera. Um dia vi uma camera em promoção, achei o preço legal e comprei. Ai cliquei, vi no visor o resultado, cliquei de novo, e de novo, e de novo, e achei que poderia ficar melhor, e voltei outro dia, e consegui outro angulo, e acho que posso melhorar e fotografar ainda mais. Click………

    • alessandra

      É isso ai… cada dia é um novo olhar, um novo lugar…

  • cristina de faria

    Sou amante da fotografia, faço alguns trabalhos, porém, confesso que a fotografia não é meu "ganha-pão". Acho a teoria da fotografia formidável, tenho diversos livros, textos e sempre que posso, estudo ao fundo sobre sua história e sobre seus antecessores. Amei ler seu texto e admirada pela forma que você o termina, posso dizer que foi uma finalização com chave de ouro quando você diz "Ser fotógrafa pra mim é um ato de liberdade e transgressão". Achei esse final, muito feliz, pois ser fotógrafo é exatamente isso, ser livre e transgressor. Ainda acho que, esse final pode lhe render um próximo texto e eu vou amar lê-lo. Fica a dica!
    Gostaria muito em poder add no F.
    um abs,

    • alessandra

      Oi Cristina!!! Também gosto muito de ler, ir a fundo nos temas…. obrigada pela dica! Quem sabe esse texto não nasce logo logo! Valeu a força!

  • WAGNER N BATISTA

    Muito obrigado pelas dicas e por compartihar conosco um pouco de sua história que ao menos para mim, tem muito haver… Estou começando agora no mundo das photos e espero continuar galgando cada dia mais experiencia na arte do click. Um abç. Alessandra

    • alessandra

      Fico muito feliz que tenha gostado Wagner! E continue buscando, a fotografia é fascinante…

  • Monica

    Adorei, estou começando, e ainda trnho duvidas e aqui encontramos respostas precisas. Obrigada!!!

    • alessandra

      Que bom Mônica! Sucesso pra ti!

  • Paulo

    Muito legal!

    • Alessandra

      Valeu Paulo!!!! Bjo

  • cinthia

    ameeeeeeeeeeeeeei esse texto! Estou começando e era exatamente o que precisava! Arrasou! Obrigada

    • alessandra

      Que bom que gostou Cinthia! Fico imensamente feliz em saber que o texto falou com você! Todo meu trabalho é dirigido de forma especial para os iniciantes, pois nem sempre encontra pessoas dispostas a ouví-los me incentivá-los a crescer!!!!!!! Obrigada pelo carinho! Bjo

      • Lily

        Hola!!!
        Estou em Madrid – España
        Quero fazer um curso profissional de fotografía
        Conhece alguma escola aquí???
        Abrazos

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar