Home » Artigos » Artigos de opinião » O valor dos álbuns

O valor dos álbuns 4/5 (1)

Sobre o valor dos álbuns em tempos de mídias digitais, e como eles podem ser vantajosos

 

Uma paixão: álbuns!

Vou começar com uma hipótese: Você é um profissional e faz uma sessão de fotos ou fotografa algum evento, e depois? Como você entrega seu trabalho ao seu cliente? Grava as fotos apenas em DVD e as entrega? E se você é o cliente? Você gostaria das suas fotos entregues em DVD ou Pen Drive para armazená-las em um HD? Por que não um álbum?

Valor dos álbuns - 03

Hoje em dia temos uma facilidade enorme de fotografar cada momento e ver a fotografia pronta ali na hora, mas e depois? Já parou pra pensar que tudo isso acaba perdido se não for arquivado? Quando eu digo arquivado, me refiro a algum material impresso porque é um grande risco guardar arquivos digitais por muito tempo. Além disso, quantas vezes você já vasculhou um HD que você tenha para procurar lembranças, momentos ou sorrisos?

Quantas vezes você fez isso acompanhado de alguém e reuniu a família para relembrar os bons e velhos momentos? Tenho certeza que na sua casa ou na sua família existe uma caixa de fotografias. Uma caixa que pode até estar empoeirada guardada no guarda roupas, no closet ou na estante da sala, a qual é procurada em toda reunião familiar com fotos recentes e muito antigas também… Talvez até tenha gente que você nem conhece lá dentro! Ela resistiu ao tempo, não resistiu? Quantas vezes seu HD foi formatado, pegou vírus ou foi trocado? Quantos arquivos digitais você já perdeu desde 2000?

Pensando assim, há pouco mais de 1 ano, eu resolvi incluir álbuns em meus trabalhos (e isso já tinha passado da hora).

Valor dos álbuns - 06

Eu era mais uma entre os fotógrafos que entregam suas fotos apenas em DVD. Hoje eu não realizo nenhum trabalho sem registrar de forma gráfica e palpável. Acredito que as melhores lembranças são as que podemos ver, ouvir, tocar, cheirar e interagir de forma a ser levado novamente àquela dimensão. Sem contar a surpresa da espera e da expectativa gerada em esperar o produto ficar pronto.

Mas como é o processo de criação de um álbum fotográfico, e por que eu faço diagramação?

Diagramação é o ato de organizar elementos gráficos em um determinado espaço. Na fotografia, a diagramação de álbuns consiste em projetar e organizar as fotos nas páginas.

Valor dos álbuns - 05

Sobre diagramação, existem várias formas e estilos, cada diagramador ou designer gráfico tem sua maneira, visão, estilo e por que não dizer “gosto pessoal” para diagramar. Meu estilo, e acredito que a maioria dos diagramadores mais conhecidos no meio fotográfico, é uma diagramação “clean”, minimalista, sem desenhos, montagens e edições exageradas em fotos. Assim, meus álbuns agregam valor apenas à fotografia e como consequência, à minha arte de fotografar.

Valor dos álbuns - 01

A contemplação de um álbum clean foca o cliente apenas no que está contido nas fotos e faz com que cada detalhe nela seja percebido.

Fotógrafo e Diagramador: não é necessário que ninguém conheça todas as técnicas, filtros e suas habilidades no Photoshop, foque no necessário. Quem compra fotografias quer o registro de momentos, não quer momentos acrescidos de elementos que não fizeram parte do que foi vivido ali.

Depois de prontas, as lâminas (páginas) do álbum são enviadas a encadernadoras para produção e, durante este processo, confesso que até eu fico ansiosa pela contemplação do produto final.

Valor dos álbuns - 02

Assim como a fotografia é o registro de um tempo, o álbum é o relicário que contém todas aquelas lembranças em um lugar só… Faça álbuns! Afinal de contas, quem não gosta de viajar num espaço atemporal?

Valor dos álbuns - 04

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Graziela Medeiros

Nasci em Osasco – SP em agosto de 1986 e cresci em São Paulo – SP, mas fui morar, ainda na infância, na cidade de Itamogi – MG e hoje posso dizer que sou mineira de coração. Me formei em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, mas , apaixonada por arte e fotografia, decidi não seguir carreira como publicitária. Sorrisos, Emoções e Momentos. Dedico meu tempo e a minha vida à fotografia: ofício de aprendizado constante e paixão de longa data.

6 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Oi Boa Noite Graziela, eu estou entrando nessa área de personalizaçoes edições de fotos, lembrancinhas personalizadas, mas sinceramente não sei onde começar, eu gostaria de saber sobre o foto álbum a onde eu compro preço bom e qual programa usar para fazer as montagens.Sou do interior de SP,quero fazer um preço legal aos novos cliente q ainda irei correr a traz para conquistar, será que pode me ajudar respondendo essa duas peeguntinhas.? Muito obrigada Boa noite.

  • Gostaria de acrescentar que no álbum o cliente vê a foto como ela realmente é, com suas cores reais. E, também, funciona como uma excelente propaganda para o fotógrafo.

  • muito legal o post, também tenho feito fotos com álbum, não pensando em retorno financeiro, mas como um diferencial mesmo, o cliente com o álbum na mão, se sente muito mais satisfeito, no meu ponto de vista, entregar só as fotos em dvd, é entregar o serviço pela metade (meu ponto de vista)

  • Olá, gostei do artio, gostaria de saber onde você manda imprimir os álbums e quais são as alternativas em termos de empresas especializadas nesse tipo de impressão no Brasil. Quando procurei, as únicas que achei realmente boas, eram dos Estados Unidos. Obrigado.

    • Olá, Gustavo!
      Hoje realizo meus trabalhos na Indimagem e, por enquanto, não tenho do que reclamar. A qualidade deles é muito boa! O álbum do artigo foi feito lá. Conheci o trabalho da Viacolor também e gostei demais, é muito provável que use essas duas encadernadoras para meus trabalhos. Não sei se são as melhores do Brasil, mas eu gosto bastante.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar