fbpx

Pinterest – Uma verdadeira base de INSPIRAÇÃO para fotógrafos

Cada fotógrafo tem uma forma de se inspirar… Uns optam por ver um filme, há os que preferem ver referências em revistas, livros, exposições físicas ou o inevitável Pinterest.

Além desses meios, existe, o que arrisco dizer ser o mais usado deles – a internet. Hoje em dia, se tornou muito mais fácil “seguir” alguém que te inspira nas redes sociais, nos canais de vídeos. Existem bancos de imagens com ideias incríveis, e quero destacar um em específico, que talvez esteja muito mais dentro da classificação de uma rede social de compartilhamento de inspirações, uma verdadeira galeria virtual – o Pinterest.

Pinterest

Por meio do Pinterest você pode criar um perfil de álbuns com suas inspirações focadas nos temas que você trabalha ou gosta, por exemplo, ideias de fotos de casamento, ensaios de gestante, de bebês e dos mais variados nichos. Não é uma rede exclusiva para fotógrafos, pode ser usada por qualquer usuário que queira inspirações para algo.

Alguns profissionais tem certo preconceito de ver ideias inspiradoras de outros fotógrafos, temendo ou até afirmando, que se trata de uma cópia. Tenho honestamente uma opinião bem clara sobre esse assunto, por acreditar que não tem como você copiar nada de forma total. Por mais que você se baseie numa ideia que você viu numa foto, só o fato deter sido feito por outro fotógrafo (eu ou você), para mim já se trata de outra foto, de outro olhar, de outro equipamento, de outra condição de luz, de outro local, de outras pessoas envolvidas (se for o caso de fotos com modelos). Mesmo que o local seja o mesmo e as condições sejam bem próximas àquilo que serviu de referência, ainda assim foi feita por “outra pessoa e já é outra foto”, dentro da minha concepção.

Gosto muito de aconselhar que as pessoas vejam centenas de referências e que se libertem da ideia que estão fazendo algo ruim – que estão copiando. Cada pessoa é única e vai tornar o seu registro único também. Por mais que você se inspire no trabalho de alguém que você admire, nada vai substituir o outro e nem você. O toque singular que você e o outro profissional têm ninguém tem como copiar.

Vejo referências em todos os lugares citados anteriormente, mas de longe o Pinterest é o que mais uso como fonte de inspiração.

Tenho usado o Pinterest ainda, de forma compartilhada com clientes que vou fotografar… Eu crio um álbum e coloco o cliente (que precisa ter um perfil no Pinterest), como participante daquela pasta. E assim, tanto ele como eu vamos pegando ideias para a sessão de fotos dele. Dessa maneira eu consigo entender a visão/gosto do meu cliente, para poder atender as suas expectativas. Eu vejo as ideias antes da sessão e isso me ajuda a abrir muito a mente, na hora de direcionar meus modelos (no meu caso gestantes, bebês e suas famílias) para as poses.

Quando o cliente passa o que ele gosta, fica muito mais fácil para que saibamos qual linha seguir. Eu procuro orientar e deixar meu contratante à vontade para me passar todas suas ideias, seja através do celular ou pelo Pinterest. E isso não significa, que eu enquanto fotógrafa vou perder minha identidade própria… Eu realmente faço a foto deixando a “minha marca”, mesmo tendo me inspirado em diversos profissionais. Além do mais, também sou seletiva nos meus gostos pessoais, vou agradar o cliente, mas também faço aquilo que me agrada.

É uma via de mão dupla… Temos que fazer bonito para os outros, mas também para nós mesmos e, acima de tudo, fazer com muito respeito e amor, porque desse modo tudo conspira e dá certo!

Para quem não conhece ou não usa o Pinterest, indico conhecer e explorar esta rede social. #ficaadica

https://br.pinterest.com/