Por que investir em um blog e como construir um bom cronograma de conteúdo?

Desde que a Internet conquistou o seu espaço e se tornou um elemento importante no nosso dia a dia, os blogs se tornaram uma fonte variada de conteúdos, notícias e também entretenimento.

Diante da segmentação proporcionada pela Internet, é válido afirmar que existem blogs abordando temas das mais diferentes linhas, que vão desde cinema até mesmo ciências naturais.

Além disso, graças a sua possibilidade de comportar diferentes mídias, tais como fotos, áudio e vídeo, um blog também pode ser usado para a divulgação e até mesmo impulsionar um negócio digital.

Vale a pena mesmo investir em um blog?

Em meio a tanta informação e de conteúdos diversificados que hoje prolifera na Internet, muitos questionam se vale a pena investir em um blog. Nesse caso, a resposta é sim!

É válido investir em um blog, desde que você tenha em mente as características que esse tipo de ferramenta possibilita.

Por isso, ao criar um blog, é muito importante pesquisar maneiras de monetização, conhecer as chamadas técnicas de SEO, e se preocupar com outros pontos relevantes.

Levando também em consideração a importância de saber quem é e o que quer o seu público leitor, bem como pesquisar e planejar quais serão as maneiras mais adequadas para a divulgação do seu blog nas redes sociais.

A importância do cronograma de conteúdo

O cronograma de conteúdo, que também pode ser chamado de calendário editorial, é importante porque vai funcionar como uma espécie de mapa, orientando a respeito de quais são os melhores dias e horários para as postagens terem um bom alcance.

Por meio de um cronograma de conteúdo, você tem condições de administrar melhor o seu blog, pois você contará com controle mais amplo, permitindo o monitoramento com mais precisão e que envolvem:

  • Prazos determinados para a produção e publicação de um conteúdo
  • Pautas e temas de conteúdos devidamente programados
  • Palavras-chave que já foram usadas em algum determinado momento
  • Divulgação de promoções

A construção de um bom cronograma de conteúdo

Elaborar o cronograma de conteúdo é tão relevante que essa ação deve ser feita até mesmo antes do blog ser criado. Pois dessa maneira é possível efetuar as postagens já tendo como base o planejamento presente no cronograma.

Não existe um formato único de cronograma, porém há maneiras diferenciadas de organização e montagem. Uma das mais básicas para a obtenção de um bom cronograma de conteúdo está na seguinte ordem:

Optar pela ferramenta mais adequada

Atualmente há várias ferramentas aptas para organização de datas e horários. Uma delas, por exemplo, pode ser a ferramenta de planilhas do Google Drive, bem como o Google Calendar, onde podem ser ativados alertas que avisam sobre a realização de uma determinada postagem.

Estipular uma frequência de postagens

A frequência adequada de publicações no blog traz uma série de vantagens, tais como a padronização de conteúdo e também mais facilidades para o momento de divulgação.

Além disso, uma quantidade adequada de postagens, em períodos devidamente definidos, auxilia na manutenção de leitores fiéis. Vale lembrar que uma frequência elevada e uma muito baixa de postagens não geram bons resultados.

Escolher os canais de divulgação mais apropriados

Diante da definição de calendários e também da quantidade de postagens, vem o momento de escolher qual será o canal que melhor irá corresponder para a divulgação da postagem.

As redes sociais, devido ao seu alcance, consistem em uma boa alternativa. Porém, é importante analisar quais delas demonstram ser mais relevantes para o seu tipo de conteúdo e de público.

É importante também estar atento para saber qual é o objetivo da divulgação, se é para gerar leads, resultar em um aumento de tráfego, gerar mais engajamento, etc.

Siga o cronograma e o mantenha atualizado

Após a elaboração do cronograma de conteúdo, é importante seguir o que foi determinado para que as postagens e os acessos ao blog mantenham uma boa estabilidade.

Caso haja a necessidade, aí sim o cronograma poderá passar por um processo de alteração, procurando assim novas maneiras para impulsionar o acesso de leitores para o blog.

O serviço de hospedagem

Ao investir em um blog e depois de adotar um eficiente cronograma de conteúdo e maneiras adequadas de divulgação, é importante pensar também em um serviço de hospedagem de sites que tenha qualidade e benefícios.

Com um bom planeamento de divulgação do seu blog, vai ser natural o aumento de tráfego e, consequentemente, vai ser necessário também um serviço de hospedagem capaz de suportar os acessos.

Nesse caso, vale a pena contar com uma empresa capaz de proporcionar um excelente trabalho de web hosting, assegurando que o seu blog sempre esteja online e com suporte técnico à disposição.

Vale a pena pesquisar e escolher um plano de hospedagem adequado às suas necessidades.

Conclusão

A receita para o sucesso de um blog, essencialmente passa pela apresentação de um conteúdo relevante e que seja condizente com o público-alvo em questão.

Além disso, a divulgação e promoção do blog também são extremamente importantes, pois só assim o blog se sustenta de forma sólida.

E então, você se preocupa com o planejamento do seu blog? O que acha de enviar esse post para aquele amigo que está com uma boa ideia, mas não é muito organizado?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar