Home » Artigos » Dicas » Quais lentes eu devo ter?

Quais lentes eu devo ter? 4.33/5 (3)

Essa é uma dúvida que absolutamente todos os fotógrafos iniciantes têm.

Geralmente, ao adquirir uma DSLR, junto vem a chamada ‘lente do kit’, uma 18-55mm, nas máquinas Nikon, por exemplo. Com essa lente é possível fotografar quase tudo. É possível aprender a fotografar, dominar a técnica e algumas pessoas inclusive fazem trabalhos com ela.

Mas, com o tempo, vem a vontade de ter outras lentes. Algumas vezes por necessidade mesmo, porque a lente do kit não é adequada para determinado trabalho, mas muitas vezes simplesmente porque algumas pessoas se encantam com o vasto mundo da fotografia e ficam ávidas por novas lentes! Afinal, nos cursos, apostilas e artigos, toma-se conhecimento de tantas outras lentes que todo mundo quer ‘evoluir’ também, adquirindo novas lentes para a coleção.

Se você quer comprar outras lentes, mas não sabe direito qual você quer, espere. Não compre. Esse é o maior sintoma de compra por ansiedade somente, pois no dia que você precisar de fato de outra lente, você vai saber exatamente qual você precisa comprar. E muitas vezes você só vai saber qual outra lente precisa com o tempo, conforme você for escolhendo por um campo ou outro da fotografia.

Por exemplo, se você se encanta com fotografia macro, não adianta comprar uma 50mm, por mais que falem maravilhas dela (e ela é maravilhosa mesmo, mas para retratos). Se você sonha fotografar esportes, não adianta comprar uma 24-70mm.

E comprar uma lente e depois descobrir que ela não era tão importante assim pra você acarreta grandes prejuízos, mesmo que você consiga revendê-la, porque, obviamente, você vai perder dinheiro na revenda, mesmo que ela esteja pouquíssimo usada.

Tudo na fotografia é extremamente caro. Desde as lentes até uma simples bolsinha para carregar a sua máquina, tudo tem preço bem salgado. Então antes de sair por aí fazendo grandes gastos por empolgação, tenha certeza absoluta de quais lentes você precisa ter de verdade. E o principal: lembre-se que o que um outro fotógrafo tem não necessariamente é o que você precisa ter também. Afinal cada um tem lentes de acordo com o seu objetivo fotográfico. Descubra o seu objetivo primeiro, com calma, e somente depois invista em novas lentes. Até lá treine bastante com a sua lente do kit!

Ajude-nos, avalie este artigo:

Claudia D'Elia

Claudia D'Elia começou na fotografia por curiosidade e agora dedica-se por amor, fotografando sempre com muito carinho e esmero. Aplica-se incansavelmente à arte de fotografar, aprendendo mais a cada dia, lendo muito e fotografando cada vez mais. Você pode acompanhar seu trabalho em sua página no Facebook https://www.facebook.com/claudiadeliafotografia

77 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Eu entendi perfeitamente o que o cara quis dizer. Li muitos comentários criticando o texto. o fato é que artigo como esses nao dão o peixe e "sim" te dao a vara e a direçao do rio. mas como tem gente que ja quer o peixe na mao (a lente) compra a 18-105, dependendo da maquina ela ja vem ate junto. ela tem um bom zoom é uma boa grande angular, é leve e barata.

  • sou i niciante: gosto de paisagem, passaros, fotos com amigos tenhop a lente 18×55 que vem no kit. sem gastar uma exorbitancia de dinheiro ql lente devo comprar? para fotografar paisagemm passaros e viagens com amigos? yenho uma nikon D3200

    • vc precisa ter uma 70 -300 o problema é que sua camera 3.200 nao tem motor de foco, logo nao servira o foco automatico

  • O artigo está bem escrito. É ponderado, trata de um assunto importante. Porém é totalmente incoerente com o título "Quais lentes eu devo ter?". Claro que o assunto é vasto, mas poderia ter sido falado sobre algumas objetivas próprias para determinadas ocasiões. Enfim, o artigo, pelo que o título propõe, é paupérrimo.

  • olha isso na verdade n revelou quais lentes preciso ter, pois o título fala isso e o artigo não fala nada sobre isso, estou desapontado realmente, pensei que seria mais produtivo.

  • a postagem era pra iniciantes, que não conhecem tubos etc. quanta polêmica desnecessária… não gostou? não lê! rrss

  • "Por exemplo, se você se encanta com fotografia macro, não adianta comprar uma 50mm, por mais que falem maravilhas dela (e ela é maravilhosa mesmo, mas para retratos)"

    Sinceramente, esperava que num website dedicado a dar conselhos sobre fotografia, não lesse tal declaração. Então as objetivas 50mm como a Canon EF 50mm f2.5 – Compact Macro, a Olympus Zuiko Digital ED 50mm f2.0 Macro , a Sigma AF 50mm f2.8 EX DG macro e muitas outras mais, não são indicadas para macrofotografia? Apesar de algumas delas o fator de reprodução ser de 1:2, são na realidade objetivas macro.

    Por favor informem melhor os vossos leitores.

  • Minhas lentes atuais, Canon 50mm f/1.8 (atualmente utilizo mais para macro junto com um tubo extensor). Tamron 17-50mm f/2.8 constante, a que mais uso, substitui da 18-55 do kit, mais clara e foco interno e mais rápido, excelente (retrato, evetos, paisagens, etc…) e por ultimo uma 55-250mm só pra quando preciso de zoom mesmo, futuramente quero troca-la por uma 70-200 f/4 L.

  • O post causou revolta de alguns pois muitos" fotógrafos" procuram receitas de bolo "para fotografar uma girafa andando eu preciso da lente tal" e receita de bolo não existe na fotografia. Concordo que o post poderia ter se aprofundado mais no assunto, mas eu entendi que o post foi feito pra pessoas que estão iniciando e descobrindo agora o vasto mundo da fotografia e não para pessoas que já tem um conhecimento no mínimo básico. Para estes iniciantes acho que a dica é bem válida, quem nunca ficou horas e horas pesquisando sobre qual lente comprar? Olhando como uma pessoa que tem um pouco de conhecimento no assunto digo que o post não alterou em nada minha vida, não disse nada que eu já não sabia. Concluindo: cada pessoa, dependendo do nível de conhecimento em fotografia, interpreta esse post de uma maneira e todas essas devem ser respeitadas.

  • Acho que faltou conhecimento a articulista para se aprofundar no assunto. Falou e não disse absolutamente nada que todos nós já não soubéssemos. Choveu no molhado. A vaga de articulista é remunerada ? Se for estou me candidatando, para ser "Rolando Lero" e ganhar para isso eu também quero.

  • Você acha que estou muito preocupado com isso? Eu acho que, se você estiver condições de comprar, compre a lente que lhe satisfaz. Não se especialize em um só motivo, como por exemplo: fotojornalismo, casamento, retrato, paisagem, etc. Seja igual a um clínico geral. Fotografe tudo que estiver na sua frente. Seja moderno. Porque, assim, você terá o domínio do mundo fotográfico.

  • Muito se fala em lente 35 mm e 50 mm. Se eu tenho uma lente 18-200 mm, porque eu deveria comprar uma lente 35 mm ou 50 mm?

    • Depende doque vc quer fotografar. Fotos comuns, de passeios, animais, e do dia a dia a sua 18-200mm está otima. 35mm ou 50mm são mais para retratos, situações de baixa luminosidade.

  • Muito fraquinho o post.
    Se é um lugar de opinião, então tem que opinar porque usa a 50tinha (ou qq outra…) e em que situação a prefere. Como a lente se comporta em câmera full ou cropada, quais vantagens e desvantagens. Não é dar curso, mas existem diversos outros blogs bem mais completos a respeito do assunto.
    Não ajudou em nada. Papo furado a partir de um título chamativo.

  • Ola! Estou começando um possível carreira de fotografo. O primeiro passo foi dado; comprei uma nikon D3200. Sou o fotógrafo oficial dos meus amigos do surf, porém a lente que vem na Câmera não é o suficiente para as fotos tiradas da areia da praia. Estou pensando em comprar este modelo a Nikon (AF-S DX VR Zoom-NIKKOR 55-200mm f/4-5.6G IF-ED Lente Nikon Objetiva) Será que ela atenderia a minha necessidade? Sera que um 55X300mm seria melhor?

    valeu!

  • Acho que o Fotografia-dg poderia selecionar melhor seus autores, e parar de postar qualquer tipo de artigo para simplesmente ter conteúdo parar ganhar Page Views, esse artigo está muuuuuuito pobre, acho que qualquer leitor sendo fotógrafo poderia escrever algo melhor com esse tema "Quais lentes eu devo ter?"
    Só perdi tempo para clicar no link e tentar ler algo que me agregasse.

  • "Então antes de sair por aí fazendo grandes gastos por empolgação, tenha certeza absoluta de quais lentes você precisa ter de verdade. E o principal: lembre-se que o que um outro fotógrafo tem não necessariamente é o que você precisa ter também. Afinal cada um tem lentes de acordo com o seu objetivo fotográfico. Descubra o seu objetivo primeiro, com calma, e somente depois invista em novas lentes. Até lá treine bastante com a sua lente do kit!"

    O texto é sobre isso. Se vc não sabe prá que serve cada lente, primeiro estude e aprenda fotografia.
    Se ainda assim não conseguir saber prá que servem, venda a câmera.

  • Agora que você já escreveu um artigo sobre qual lentes "não" ter, que tal escrever um com qual lentes comprar e para o quê? Não quero gastar $ com cursos.

  • A ler alguns comentário anteriores apercebo-me que muita possas não perceberam patanisca (nada ) do artigo. pelo que EU entendi, o artigo trata do facto de não investir a toa numas lentes, que no fundo, não nos irá servir para nada. No meu caso tenho uma Nikon D3000, e estou muito satisfeito com ela, porque responde as minhas expectativas. Investir em lente? Unicamente no caso de me torna Pro mas será um investimento a serio após domínio das diversas técnicas fotográficas. A fotografia é como uma carro, se tenho um de gama media ou baixa e se é vendido com motor de1.4 , com jantes de 13 polegadas com certeza que de lhe coloco jantes de 18 polegadas com pneu de 245 R 60, com certeza que não é por isso que irei com mais velocidade ou conduzirei melhor. Pense na sua necessidades antes de investir, não tente fazer como os outros, desenvolve o seu estilo. Abraço

    • Rapaz voce parece ser totalmente iniciante em fotografia. Qualquer revista fajuta sobre fotografia fala sobre lentes. Mas o que parece é que voce quer uma aula grátis de fotografia. Ai acho que esta no lugar errado.

      • Então não tem necessidade nenhuma de criar um site com dicas de fotografia, se a questão é não falar algo de graça…. fala sério!!!! Você que não está entendendo o objetivo do site!!!!!

  • Gostei do artigo. Muito ponderado e criterioso na orientação do iniciante evitar a emplogação e o desperdício. Abordar um assunto tão vasto e com centenas de alternativas em um espaço pequeno como aqui não é fácil, e o objetivo foi atingido com êxito. Às vezes um alerta produz melhor resultado do que uma explicação altamente técnica.

  • Gostei do post, porém acho que para os iniciantes deveria de ter algumas dicas como a 50mm é mais apropriada para tal tipo de fotos, não digo que o DG tenha que dar um curso completo, mais apenas algumas dicas, mesmo porque você só vai aprender mesmo é fazendo cursos e clicando por ai…
    Mais algumas dicas seriam bem interessantes para a galerinha que esta começando agora!!!!
    Abraços

  • Acho as dicas mt interessantes para o iniciante e principalmente para quem ama fotografar. Sou leigo, mas amo fotografar. Tive uma SX30is, aprendi alguma coisa em foruns de fotografia, fiz boas fotos, especialmente noturnas mas fui assaltado e levaram a minha canon. Agora comprei uma Nikon D3100 e estou esperando chegar. Esses comentários são mt importantes para que a partir dessa DSLR eu possa saber qual a lente que melhor se enquadra no propósito que me disponha fotografar. Parabéns pelo artigo e espero em breve estar postando algumas fotos dessa nova experiência com uma DSLR. Abraço.

  • É impressionante como as pessoas são preguiçosas, vc dá uma dica elas querem o curso inteiro sem esforço nenhum. Tipo eu entendi o fundamento desta dica. Para entender a fotografia, vc tem que estudar e através do estudo e conhecimento que vc vai adquirindo, das experiencias das fotos por vc tirada, depois deste tempo é que vc vai ter a certeza do que quer fotografar e como quer fotografar. A partir daí é que vc vai ter condições de escolher o que é bom para vc, naquilo que vc quer. Sou completamente leiga, estou constantemente vendo fóruns, post's, dicas, mas nada vai me completar se eu não buscar mais conhecimento sobre o assunto, pois o ponto de vista de um não é absoluto.

    • Preguiçosas não, o título do texto deveria ser outro!!!! Viemos aqui pra ver uma coisa e está escrito outra…. complicado!!!!!!

  • Gostei do assunto. Realmente a muitas dúvidas sobre que lentes e maquina comprar, principalmente quando se inicia na fotografia.. E as lentes são duvidas caras.. Sou fotógrafo de eventos sociais.. E tenho minhas lentes pra este tipo de evento;
    Lentes nikon; 50mm 1.4 AF, 24 -70mm 2.8, 35mm 1.4, 70 – 200mm 2.8, 105mm 2.8, 14mm 2.8
    Soares Lucio

    • Soares, acho que sua resposta me serviu muito mais que o artigo dela. Também trabalho com eventos. Tenho a lente do kit, e há dias atrás eu estava com essa dúvida: quais lentes comprar. Acabei optando por uma 35mm 1.8 e uma 55-300mm 5.6, a qual chamo de "meu bem querer", pois adoro fotografar natureza nas horas vagas e está última é para isso. Já a 35mm é para os meus eventos.
      Não me arrependi de ter comprado nenhuma das duas, estou muito feliz com o resultado de ambas.

  • cara , na boa. quer aprender a fotografar? quer entender essa diferença sobre lentes? abre a mao e investe num curso de fotografia e em livros! aqui no dg vc encontra dicas bacanas, nao um curso completo de fotografia. eu gosto de ler esse site pra somar aos meus conhecimentos, nao pra aprender tudo. 'tudo' a gente aprende em curso, nao em um site de dicas. quer ser fotografo tem que gastar dinheiro

  • Sugiro, aos que já são bem experientes, que escrevam um artigo, no qual se esclareça que tipo de lentes devem ser usadas para cada tipo de foto. Principalmente, para quem está iniciando, seria de grande utilidade. Por exemplo, a 18-55 mm é mais apropriada para qual tipo de foto ? e a 18-135 mm ? e a 18-200 mm ? e a 75-300 mm ? Esse seria um artigo bastante didático e muito esclarecedor.
    Abraço.

  • o nuno disse tudo! acho que muitos nao entenderam. eu achei que foi uma dica legal pra quem tá iniciando nao sair comprando tudo. ja vi muita gente torrando dinheiro desnecessariamente. so o proprio fotografo vai saber que lentes ele precisa, nao tem como um outro falar sem saber o que cada um quer. foi isso que eu entendi do artigo, e gostei bastante. talvez so o titulo nao esteja apropriado, porque o artigo é legal sim. eu entendi como um aconselhamento pros iniciantes evitarem a afobação. e se tanta gente curtiu é porque agradou. nem todos sao profissionais, precisa ter artigo pra quem está iniciando tambem, dando dicas legais, ajudas

      • Exatamente! Concordo com você Jenifer Souza. O título sugere outra coisa.
        E não basta eu conhecer-me a mim mesmo. Esse papo de Socrates e Matrix é lindo, mas se não estudar, não tem acordo meu velho. Se não conhecer os outros e aprender o que eles aprenderam antes de você, vc tá fora do jogo!

  • Descupe-me acho que sou meio burro ou talves seja a idade, eu não entendi que lente comprar? pra que? Eu esperava de um artigo deste que me dissesse por exemplo : que se eu quizesse fotografar passaros não devo comprar uma 50mm, assim por diante. mas não disse nada, so disse para não comprar.