Home » Artigos » Artigos de opinião » Qual a melhor câmera?

Qual a melhor câmera?

Qual a melhor câmera? Esta é uma pergunta simples. Porém a resposta, de um modo geral, não existe!

Calma, caro leitor, não é nenhum devaneio. Vou contar um breve “causo” para ilustrar melhor a situação.

Dia desses cheguei em casa, como de costume, perto das 18h20. Minha esposa, artesã, terminava mais uma peça para entregar. Antes de qualquer coisa, sacou sua pequena compacta para fazer um registro e publicar no blog.

Sem nunca ter feito curso de fotografia ou estudado uma linha sequer sobre o assunto, puxou um pequeno tecido branco, montou um fundo infinito bem simples, enquadrou e fez a foto.

A simplicidade do processo todo chegou a dar uma certa inveja.

Eu, na minha ‘autoridade’ de profissional do ramo, teria perdido pelo menos uns 10 minutos para estudar a luz, ajustar balanço de branco, ver o melhor ângulo… E ela levou menos de 30 segundos…

Na ânsia de colaborar, perguntei se precisava de ajuda com a foto.

– Não precisa, pro que eu quero está ótimo? – ela respondeu.

Este é justamente o ponto chave para responder a pergunta-título deste artigo: a melhor câmera é definida pelas necessidades do fotógrafo e não pela marca ou modelo.

Simples assim? Nem tanto, infelizmente.

Sou um leitor assíduo do Fórum Digital Foto. Não escrevo lá diariamente, mas acompanho as discussões e sempre vejo novos usuários com dúvidas sobre qual equipamento comprar. Falam em modelos, recursos e marcas, mas poucos se lembram de dizer para qual uso querem a câmera. E isso é fundamental na hora da escolha.

Minha esposa sequer sabe segurar a minha DSLR, mas faz excelentes imagens com sua pequena câmera. Excelentes para o uso dela. E isso é ótimo!

Mas, afinal, existe a melhor câmera?

Existe sim. A que atende ao fotógrafo e suas necessidades. E quando as necessidades crescerem e o equipamento não der mais conta do recado, é a hora de buscar uma câmera melhor!

A discussão está aberta: existe a melhor câmera?

Participe no Fórum Digital Foto, clicando aqui.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Thiago Antunes

Thiago Antunes é jornalista e fotógrafo esportivo há mais de 10 anos. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, atua também como freelancer em outros segmentos da fotografia como publicidade e social, e ministra cursos e workshops nos três estados do sul do Brasil.

18 Comentários

Clique aqui para comentar

  • só uma duvida a Câmera Digital DSLR Alpha SLT-A37K é boa? porque estou pensando em compra-la mas tenho medo de não ser e fazer um mal negócio

  • Concordo muito com o artigo e estava justamente com esse "tema" em mente. Conheço muitas pessoas que pensam que p/ uma boa foto, precisa de uma boa câmera. Ou deixam suas compactas de lado por acreditarem que somente uma semiprofissional ou pro dará um bom resultado. De fato, a qualidade da imagem é outra, mas na verdade, a boa foto é o fotógrafo quem faz. Eu tenho uma compacta e tiro fotos muito boas com ela, pq gosto muito de explorar os ângulos, brrincar com a luz natural, e etc. Mas agora já não serve mais pro que eu quero, e optei por uma Canon T3i, pra começo. Aguardo super ansiosa pela chegada dela *.*

  • O mercado acaba gerando esse tipo de dúvida. Cada fabricante (e seus respectivos fanboys) afirmam que o seu produto é o melhor do segmento e tals… Concordo com o texto sobre a melhor câmera ser a que vc precisa mais, mas acho também que a pergunta, "Qual a melhor câmera?" vem acompanhada de um desejo por um comparativo técnico das câmeras de mesmo segmentos e diferentes fabricantes, porque as vezes com pouco dinheiro a mais, vc pode comprar um produto melhor (acabamento, sensor, funcionalidades, objetivas etc…). Claro que muita das opiniões que vejo sobre essas coisas na internet são extremamente tendenciosas…

  • Concordo plenamente com este artigo. Tenho uma compacta para uso diario (sempre na bolsa) e uma semi-profissional para os eventos mais importantes. Algumas vezes uso as duas simultaneamente.
    Concordo tambem como o José Romeu, isto é, se a pessoa quiser se aprimorar como fotografo deve sempre buscar a melhor maquina e esgotar todo o seu potencial. NO momento procuro uma compacta mais poderosa e estou pesquisando uma semi-profissional mais potente que caiba no meu bolso.

  • Oi Pessoal,
    eu sou nova no pedaço, mesmo com pouca experiencia optei por uma CANON 1100 DSLR,
    estou satisfeita. A semana passada resolvi visitar alguns museos com a minha família dai
    percebi que a objetiva que veio com a camera näo era o sufuciente para fotografar os meus filhos em frente aos monumentos. Fiz uma foto da minha criança em frente a um castelo, a crianca ficou muito distante e o castelo perfeito!
    Objetiva que veio 18-55mm
    Tenho que me informar a qual devo comprar.

    • Você não precisa trocar de objetiva, pelo visto, você precisa é ter noção de distância… se você usa uma distância focal (milímetros) para captar algo muito grande e distante, é natural que o que está junto dele e é muito menor vai ficar pequeno!
      A dica pra fotografar gente + monumento é deixar a pessoa mais próxima da câmera, e não lá junto do monumento, principalmente se for grande e o fotógrafo estiver distante. Veja um pequeno desenho mostrando como fazer isso: .

  • Uma Câmera pode ser bom para mim, mas não exatamente para você será, depende do momento, depende do usuário, depende até de onde quer chegar (O Material Final)

  • Qual e o melhor equipamento?

    Esta pergunta vem desde quando começamos a fotografar, desde quando os fotógrafos mais experientes começaram, e desde sempre foi a pergunta da VEZ …

    Eu tenho uma teoria um pouco complexa…

    Acredito que o equipamento de um profissional tem que ser alem da sua experiência e da técnica.

    O avanço tecnológico tem sido mais rápido e criativo a cada dia, com isso sempre deixamos de abordar uma técnica diferente por ter pouco conhecimento na área.

    Acredito que a compra de um equipamento com mais recursos do que necessitamos cria em nós a expectativa e a gana em aplicar ou estudar técnicas diferentes.

    Ex … Quando aqui sabem que a CANON 60d possui sistema de transmissão sem fio ( com auxilio de um pequeno cartão memória) ?

    É Claro que os sonhos de consumo de um repórter fotográfico vai ser uma CANON 1D Mark IV ou Nikon D3s … Mas invés de comprar uma pequena REBEL ou uma D3100, porque não compramos uma 7D ou D300, um equipamentos que possui recursos inacreditáveis e pouco conhecidos no mercado.

    • Tive um professor que dizia isso, mas acho que ele esqueceu-se de dizer que a frase era desse Chase Jarvis! Ou não lembro de ter ouvido ele dar o crédito…

      valeu a lembrança, Huaíne!

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar