fbpx

Qual período ideal da gestação para fotografar gestante?

Em alguns países a fotografia do período gestacional é algo culturalmente disseminado, como é o caso do Brasil. Aqui é algo muito valorizado pelas futuras mamães, que querem um registro de uma fase considerada especial para elas.

Para tanto, é importante considerar que existe um tempo ideal para fazer as “fotos de grávida”, que é entre o 7º e 8º mês de gestação, quando a gestante está entre as 27 e 35 semanas respectivamente. Essa é a fase recomendada segundo a minha experiência como fotógrafa de família, pois nesses meses a barriga da gestante está bem definida e bonita – as pessoas já percebem a gravidez. Passado o período do 8º mês fica mais difícil pela gestante estar muitas vezes inchada, podendo estar se locomovendo com dificuldade e visualmente a barriga estar muito baixa – não ficando tão bonita para ser fotografada.

Diversas mamães planejam com bastante antecedência o ensaio, para ter seu registro no tempo devido e procuram esse tipo de trabalho pelos mais variados motivos. Como, por exemplo, Jacira Assumpção, já mãe do Lucca e à espera de Chiara. Ela não fez o registro fotográfico da primeira gestação e na segunda queria muito fazer e conseguiu. “Valeu super à pena registrar um momento tão especial junto com meu marido e filho, não tem preço!”, conta ela.

Crianças são sempre bem-vindas!

Existe às vezes certa insegurança na mãe que já tem um ou mais filhos ainda pequenos, para fazer a sessão de fotos, pelo fato de não saber se os outros filhos irão colaborar para a realização de um ensaio “de sucesso”. É importante para isso, a colaboração do papai, dos tios ou qualquer outra companhia para entreter a criança enquanto registro, por exemplo, a gestante sozinha. Como fotografo em cenários externos, o que costumo fazer é pedir para o pai brincar com o filho no playground, enquanto fotografo a gestante. Depois, solicito a presença do filho e do papai para fazer fotos junto com a mamãe. Assim, a sessão fica leve e a criança não se cansa de estar sendo fotografada o tempo todo – ela brinca e participa.

Foi dessa maneira que trabalhei nas fotos da Bruna e do Rodrigo, com sua filha Brenda, que se divertiu bastante. Só que ao final a menina comemorou o término das fotos, para ela poder brincar à vontade! Nada fora do normal (risos), criança adora poder se divertir livremente… Olha a alegria dela!