Como calibrar corretamente sua câmera fotográfica 4.29/5 (17)

Olá leitor do Fotografia-DG, você já ouviu falar que é possível calibrar a sua câmera?

Talvez tenha visto em um programa de edição como o Adobe Lightroom, não é verdade? Na aba revelação tem um painel que se chama calibração de câmera. Sim, realmente existe este painel de calibração de câmera no Lightroom, mas não é simplesmente escolher um perfil e sim criar um para o sensor da sua câmera, e neste artigo eu vou mostrar como você pode calibrar a câmera fotográfica para ter resultados mais precisos, principalmente com relação a desvio de cores.

Quando os fabricantes produzem os sensores das câmeras, sempre existirão diferenças nos processos de produção e alguns sensores saem com uma tonalidade mais magenta, outros com pouca saturação nos tons de pele e assim por diante.

A calibração de câmeras é extremamente útil para fotógrafos que trabalhem sozinhos e principalmente para fotógrafos que trabalham com mais fotógrafos, por exemplo em um evento ou casamento, onde você quer que as cores entre as câmeras de vários fotógrafos sejam bem próximas. Não é incomum quando 3 fotógrafos de casamento baixam as imagens e quando olham para os tons de pele da noiva, cada câmera está com um tom! Ainda mais quando as fotos são de um freela com uma câmera de outro fabricante diferente do seu. É desesperador ao baixar as imagens e pior ainda, saber que o monitor em que trabalham está devidamente calibrado. (Se você não calibra seu monitor, recomendo que calibre e olhe este artigo para o processo de calibração de um monitor ou então veja este artigo para ter acesso a um vídeo explicando o passo a passo para calibrar o monitor). A resposta à essa diferença pode estar na calibração de sua câmera.

Vamos em seguida explicar item a item a calibração de câmeras:

Fotografando o colorchecker

Você vai precisar da sua câmera (ou câmeras se tem mais de uma) com uma lente qualquer. Além disso será necessário um padrão de cores, um colorchecker que nada mais é do que um cartão, ele tem em vários tamanhos, desde um no tamanho A4 até um bem prático e portátil que é o Colorchecker passport, que dá para levar no bolso. O colorchecker é um padrão com 24 cores pintadas com tintas anti-metamerismo (tintas que não mudam de cor em função da luz que está iluminando elas). Percebam na figura abaixo que ele tem várias cores inclusive do branco até o preto.

Se você está achando o preço de um colorchecker muito caro aqui no Brasil, peça para um amigo emprestado ou alugue de alguém, ou ainda peça para um amigo que estiver viajando trazer na mala (o bom é que não conta como eletrônico).

Em posse de um colorchecker e de sua(s) câmera(s), ligue sua câmera e vá no menu onde tem Picture Style ou Estilo Imagem (Para câmeras Canon) e Picture Control (Para câmeras Nikon) ou Picture Profile (Para câmeras Sony). Vamos fazer a calibração para neutralizar sua câmera, então escolha o modo mais neutro possível, podendo ser o próprio modo neutro ou neutral da sua câmera.

VOCÊ PRECISA SER LEITOR PREMIUM PARA LER O ARTIGO COMPLETO!!!

O Fotografia-DG, sempre a pensar nos seus leitores, juntou um fantástico conjunto de Vantagens Exclusivas para os Leitores PREMIUM.

Este é um projecto que tem como principal objectivo acrescentar mais valias para todos os leitores, para além de todas as vantagens que você já tem acesso no blog, você terá ainda,acesso exclusivo a dicas, artigos e promoções, bem como, acesso a um grupo fechado no Telegram para que possa tirar as suas dúvidas connosco.

Ao se tornar Leitor PREMIUM você vai Receber Grátis 18 BÔNUS num valor superior a 350,00 Reais.

CLIQUE AQUI PARA SE TORNAR LEITOR PREMIUM AGORA

Nós Ajudamos!