Que tipo de experiência você proporciona ao seu cliente? 4.87/5 (23)

Olá pessoal, sou nova por aqui, me chamo Andressa, tenho 35 anos, sou administradora de empresas por formação e fotógrafa de família por amor. Neste primeiro contato, resolvi contar um pouco da minha experiencia na fotografia para vocês e uma estratégia que trouxe muito resultado para mim. Espero que eu possa ajudar você de alguma forma.

Quando comecei a trabalhar com fotografia life style, minha maior preocupação era a “foto”. Estava sempre atenta às técnicas de composição, luz e funções dos meus equipamentos. Entretanto, após alguns trabalhos, entendi que a fotografia era muito maior que isso. Fotografia é a “foto” mais a “experiência que você proporciona ao seu cliente”.

Entendido este conceito, passei a estudar como melhorar meu processo, o relacionamento e minha comunicação com meu cliente desde o primeiro contato até a entrega do trabalho final. A partir dessa reflexão, defini três crenças que estão sempre presentes nos meus trabalhos: a conexão com meu cliente desde o primeiro contato, o fator UAU e a minha digital fotográfica.

1. Estabelecer conexão desde o primeiro contato

Por acreditar em uma experiência fotográfica, a conexão deve ser construída desde o primeiro contato. Procuro através de conversas com o cliente, entender o que este momento significa na vida do meu cliente, que história ele quer contar e como ele quer construir estas memórias para que no futuro possam ser relembradas pela sua família.

Entendida a história, iniciamos o planejamento do dia do ensaio, de como e onde iremos “construir” esse momento juntos. Fazemos um breve brainstorming para que juntos cheguemos a essência da família, pergunto aos meus clientes como é a sua família, o que costumam fazer juntos, lugares de preferência e tudo que possa ter relação com o cotidiano familiar. A primeira dica de local que sempre dou é a casa do cliente, pois é singular e com memórias só da família. Justifico que recordar com seus filhos onde moravam, como era seu quartinho e o que costumavam fazer juntos em casa é a mais linda e verdadeira lembrança que podemos deixar aos nossos filhos.

Todo este processo estabelece uma conexão com o meu cliente, e dele com o momento do ensaio. Cria-se momentos reais, felizes, de memórias únicas e com um resultado encantador aos os olhos do meu cliente.

2. Construção da minha digital fotográfica

Esta crença é muito importante para mim e está sempre presente durante todo o meu processo, pois ela é a alma do meu negócio. Minha digital fotográfica está diretamente relacionada com o formato do meu trabalho, com o meu olhar, minha sensibilidade, minha comunicação e em como eu me relaciono com o meu cliente.

Tive certeza que estava no caminho dessa construção quando tive a possibilidade de colegas de profissão “criticarem” minhas fotos em um workshop. Foi demais perceber que diferentes olhares fotográficos, analisaram algumas fotos e concluíram que meus retratos (de diferentes trabalhos) transmitiam sentimentos e sensações semelhantes, ou seja, ali estava a minha digital consolidada.

Construir uma digital fotográfica aumentou significativamente a satisfação dos meus clientes pois eles já sabem o que esperar do trabalho.

3. Surpreender o cliente (Fator UAU)

Entregar mais que o cliente espera é sempre o meu principal objetivo. Meu fator UAU está na minha forma de entrega. Se quero construir memórias, a entrega do meu trabalho deve fazer parte desta recordação.

Sempre digo que este momento pode ser proporcionado de inúmeras formas, desde uma quantidade de fotos impressas que não estavam no pacote contrato, um porta-retratos com uma foto especial do ensaio ou até mesmo uma caixa de bombons. Eu crio um kit de entrega que tem relação com minha digital fotográfica, com a minha marca e com a família que fotografei. Entrego mimos, acessórios e fotos que traduzam minha marca e a família do meu cliente, e isso é demais…

E no que resulta esta estratégia UAU? Ela proporciona ao meu cliente a sensação de presente, de ter recebido mais do que o acordado, mais do que o preço pago por ele. Isto gera valor a experiencia, fortalece minha marca e supera as expectativas do cliente.

 

Bom, aplicando estas três crenças cheguei nos seguintes resultados: feedbacks positivos espontâneos de praticamente todos os clientes, aumento significativo de indicações e o aumento de preço como consequência da percepção de valor do trabalho.

Espero que tenham gostado da minha contribuição e que de alguma forma eu possa ajudar algum colega com um pouquinho da minha história e de como estou conduzindo meu negócio até o presente momento.

E aí, vamos trocar informações?

O que você achou das minhas estratégias?

Você possui estratégias diferentes?

Compartilha aqui conosco suas ideias comentando esse post para juntos continuarmos crescendo!

Ficarei muito feliz e honrada em conhecer você e sua história!

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Andressa Nunes

Minha paixão é construir memórias através de retratos que traduzam o amor em detalhes!

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar