Home » Inspirações » Entrevistas » Fotografia de newborn com Simone Silvério

Fotografia de newborn com Simone Silvério

Vocês já ouviram falar em acróstico? Talvez já e não estejam familiarizados com esse nome um tanto esquisito! Enfim, decidi que esse seria um caminho bem legal para começar uma matéria sobre fotos de newborn (recém-nascido), pois o recurso é comumente aprendido em nossa infância. Confiram abaixo!

Quem o fez foi a fotógrafa Simone Silvério, especialista em fotos de pequenininhos. Mas bem pequenos mesmo!

  • Risadinha
  • Emoção
  • Carinho
  • pÉzinho
  • Mãozinha
  • *
  • Naninha
  • Amor
  • Soninho
  • Cuidado
  • Incrível
  • Dedicação
  • Olhar

É assim que Simone define essa palavra que está tão presente no seu dia a dia, cheio de doçura e carinho, presente nos pequenos detalhes que fotografa.

A fotógrafa nasceu em São Paulo e começou a fotografar na adolescência. Sempre gostou de artes, mas acabou cursando faculdade de administração e se inseriu no mercado financeiro. Mas chegou uma hora em que seu coração falou mais alto e ela decidiu seguir as suas duas paixões: Arquitetura e Fotografia!

Depois disso não teve mais jeito! Simone fez faculdade de arquitetura, de fotografia e abriu um estúdio com o seu marido, o também fotógrafo Jaiel Prado. E quando o assunto é busca de conhecimento e aperfeiçoamento, ela também está dentro! Procura se atualizar e sempre fazer cursos no exterior e no Brasil. Também ministra workshops sobre fotografia de newborn em seu estúdio. “É muito gratificante ensinar e aprender com minhas alunas!”, comenta Simone.

Simone começou fotografando balé e teatro quando adolescente, mas há 3 anos que se dedica integralmente e profissionalmente a fotografia. Mas, espera aí, e como surgiu o gosto pelo universo newborn? “Sempre fui apaixonada pelas fotos da australiana Anne Geddes, o álbum do meu primeiro filho era dela – e isto já faz 20 anos! Quando comecei a atuar profissionalmente decidi que queria fazer fotos assim”, relata a fotógrafa.

Segundo Simone, a dificuldade em fotografar os recém-nascidos está no jeito de lidar com o bebê, no fazer dormir, em colocá-lo nas posições – sempre com muito carinho e paciência. A parte do relacionamento com os pais também é importante, a mãe pode estar nervosa, preocupada ou bastante ansiosa pelas fotos e se o bebê chora ela já desespera. “É preciso sentir-se segura e confiante para poder transmitir essa segurança à mãe. E também ter a sensibilidade para perceber quando é hora de parar e devolver o tesouro dela”, completa Simone.

Fotos e segurança

O período bom para as fotos é entre 5 e 15 dias, assegura Simone, pois os bebês ainda estão bem molinhos para manusear, dormem bastante e não sofrem com cólica. E as mamães podem ficar tranquilas, porque o ambiente das fotos fica numa temperatura adequada, com aquecedor, para o bebê poder ficar peladinho durante 3 ou 4 horas, tempo que costuma durar a sessão.

Quando se fala em fotografia newborn, um quesito muito importante é a segurança do bebê que tem poucos dias de vida! Simone alerta: “Segurança e conforto do bebê em primeiríssimo lugar. Sempre”.

Simone tem 4 filhos e tem bastante prática com bebês. Ela ressalta a importância de saber segurá-los, de apoiar a cabeçinha, de ter paciência para acalmá-los e fazê-los relaxar até adormecerem, “enfim, transmitir segurança tanto para o bebê como para a mãe”, complementa a fotógrafa.

Tratamento de foto newborn

No quesito edição o resultado final são fotos bem leves. Simone remove e suaviza manchinhas e pequenas imperfeições, mas sem exageros a ponto de mudar muito o bebê. Ela tem um zelo com as suas fotos. “Para mim são quadros e cuido de cada detalhe para que tudo saia do jeito que imaginei”, explica.

É necessário ter atenção, porque tem fotos de newborn que são montagens de pós-produção. Por exemplo, a do bebê com a cabeça apoiada nos braçinhos (foto abaixo), também aquela que o bebê fica num saco de pano, tipo “cegonha”. No primeiro caso são feitas duas fotos, com uma pessoa auxiliar para fotografar, e para finalizar é feita uma fusão das imagens no Photoshop.

Dois apaixonados por fotografia

Agora deixa eu contar uma coisa para vocês… Marido e mulher, os dois fotógrafos, os dois vindos da área financeira, dá para acreditar? É assim a história da Simone Silvério e do Jaiel Prado. Só que ele de vez em quando ainda realiza alguns trabalhos na área executiva. Simone relata que o marido diz que o passado o persegue!

Jaiel, diferente da Simone, gosta mais de fazer retratos, ensaios pessoais e de fotografar eventos, focando na emoção do momento. Mas o fotógrafo também a ajuda nos ensaios newborn, dá sua visão de pai, como explica. O olhar dele está voltado em registrar ângulos alternativos, em pegar os detalhes e documentar a sessão em si. “Sou muito ligado nisso. Sermos um casal é um diferencial que ajuda em outros trabalhos que atuamos juntos também”, afirma Jaiel.

Dica Simone Silvério ao DG

Ninguém deve tornar-se fotógrafo de recém-nascidos sem antes tornar-se fotógrafo. Leia, estude, visite exposições, converse com quem já faz, participe de workshops e eventos de Fotografia. Pratique todo dia. Mostre o resultado, compare e ouça críticas com atenção. Depois, se você tiver paixão por crianças e uma paciência infindável você é candidato a especializar-se em recém-nascidos”, finaliza a fotógrafa.

 

Para conhecer mais sobre o trabalho de Simone, acessem:

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Morana Zambrini

Sou jornalista por formação, mas fotógrafa de todo o meu coração! Um dia a imagem falou mais alto em mim e vi que era esse o caminho a seguir. Me especializei em fotografia de família, mas também me aventuro em publicidades e em alguns eventos. Onde existe emoção, afeto, alegria...alí estou para registrar =D

2 Comentários

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar